A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, analisar o papel desenvolvido pela gestão educacional a partir da ocupação e da (re) construção do espaço escolar como lugar de possibilidades para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão. O caráter da gestão escolar, como facilitadora desse processo, proporciona a formação dos sujeitos diante da construção de um processo educacional mais justo e igualitário, sendo uma ferramenta importante do processo de construção do conhecimento. Para a execução desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dialético, caracterizado pela possibilidade de construção de conceitos, a partir da diferenciação dos objetos e do exame científico rigoroso, e o método de procedimento monográfico, através dos princípios representativos, proporcionando o estudo dos aspectos particulares, concentrados num espaço delimitado, bem como o conjunto de atividades desenvolvidas. Para operacionalização da pesquisa foram utilizadas um conjunto de técnicas, das quais destacam-se: documentação indireta (pesquisa documental); documentação direta (pesquisa de campo); documentação direta intensiva (observação e entrevistas); e a documentação direta extensiva (questionários). Mediante o auxílio dos métodos e técnicas propostos para a realização da pesquisa, e a consequente coleta de dados, obtemos como resultados a perspectiva da necessidade de uma maior intervenção e participação do poder público e da comunidade em meio ao processo de constituição de um sistema de ensino norteado por uma gestão escolar democrática e participativa. Consideramos que um sistema de ensino comprometido e consolidado por este modelo de gestão tende a proporcionar aos alunos um processo de ensino-aprendizagem diferenciado e de qualidade.
id UFCG_3804b65ed4a332b0218f15fe8f8a9f30
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5020
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.Educational management and the reconstruction of the school space as a place of possibilities.Gestão escolarEscola municipalEnsino fundamentalComunidade escolarSchool managementMunicipal SchoolSchool communityElementary SchoolGeografia.Este trabalho tem como objetivo, analisar o papel desenvolvido pela gestão educacional a partir da ocupação e da (re) construção do espaço escolar como lugar de possibilidades para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão. O caráter da gestão escolar, como facilitadora desse processo, proporciona a formação dos sujeitos diante da construção de um processo educacional mais justo e igualitário, sendo uma ferramenta importante do processo de construção do conhecimento. Para a execução desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dialético, caracterizado pela possibilidade de construção de conceitos, a partir da diferenciação dos objetos e do exame científico rigoroso, e o método de procedimento monográfico, através dos princípios representativos, proporcionando o estudo dos aspectos particulares, concentrados num espaço delimitado, bem como o conjunto de atividades desenvolvidas. Para operacionalização da pesquisa foram utilizadas um conjunto de técnicas, das quais destacam-se: documentação indireta (pesquisa documental); documentação direta (pesquisa de campo); documentação direta intensiva (observação e entrevistas); e a documentação direta extensiva (questionários). Mediante o auxílio dos métodos e técnicas propostos para a realização da pesquisa, e a consequente coleta de dados, obtemos como resultados a perspectiva da necessidade de uma maior intervenção e participação do poder público e da comunidade em meio ao processo de constituição de um sistema de ensino norteado por uma gestão escolar democrática e participativa. Consideramos que um sistema de ensino comprometido e consolidado por este modelo de gestão tende a proporcionar aos alunos um processo de ensino-aprendizagem diferenciado e de qualidade.This paper aims to analyze the role played by educational management from the occupation and (re) construction of school space as a place of possibilities for students of the Municipal School of Elementary Decision. The character of school management, as a facilitator of this process, provides the formation of the subjects facing the construction of a fairer and more egalitarian educational process, being an important tool of the knowledge construction process. For the execution of this research the dialectical approach method was used, characterized by the possibility of construction of concepts, from the differentiation of the objects and the rigorous scientific examination, and the method of monographic procedure, through the representative principles, providing the study of the particular aspects, concentrated in a delimited space, as well as the set of activities developed. To operationalize the research, a set of techniques were used, of which the following stand out: indirect documentation (documentary research); direct documentation (field research); intensive direct documentation (observation and interviews); and extensive direct documentation (questionnaires). Through the help of the proposed methods and techniques for conducting the research, and the consequent data collection, we obtain as a result the perspective of the need for greater intervention and participation of the public power and the community in the process of constituting a system of teaching guided by a democratic and participative school management. We believe that a teaching system compromised and consolidated by this management model tends to provide students with a differentiated and quality teaching-learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.BARBOSA , Renata da Silva.BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,2015-09-072019-07-23T17:18:09Z2019-07-232019-07-23T17:18:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:47:04Zoai:localhost:riufcg/5020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
Educational management and the reconstruction of the school space as a place of possibilities.
title A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
spellingShingle A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
Gestão escolar
Escola municipal
Ensino fundamental
Comunidade escolar
School management
Municipal School
School community
Elementary School
Geografia.
title_short A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
title_full A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
title_fullStr A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
title_full_unstemmed A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
title_sort A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.
author BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
author_facet BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
BARBOSA , Renata da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Escola municipal
Ensino fundamental
Comunidade escolar
School management
Municipal School
School community
Elementary School
Geografia.
topic Gestão escolar
Escola municipal
Ensino fundamental
Comunidade escolar
School management
Municipal School
School community
Elementary School
Geografia.
description Este trabalho tem como objetivo, analisar o papel desenvolvido pela gestão educacional a partir da ocupação e da (re) construção do espaço escolar como lugar de possibilidades para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão. O caráter da gestão escolar, como facilitadora desse processo, proporciona a formação dos sujeitos diante da construção de um processo educacional mais justo e igualitário, sendo uma ferramenta importante do processo de construção do conhecimento. Para a execução desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dialético, caracterizado pela possibilidade de construção de conceitos, a partir da diferenciação dos objetos e do exame científico rigoroso, e o método de procedimento monográfico, através dos princípios representativos, proporcionando o estudo dos aspectos particulares, concentrados num espaço delimitado, bem como o conjunto de atividades desenvolvidas. Para operacionalização da pesquisa foram utilizadas um conjunto de técnicas, das quais destacam-se: documentação indireta (pesquisa documental); documentação direta (pesquisa de campo); documentação direta intensiva (observação e entrevistas); e a documentação direta extensiva (questionários). Mediante o auxílio dos métodos e técnicas propostos para a realização da pesquisa, e a consequente coleta de dados, obtemos como resultados a perspectiva da necessidade de uma maior intervenção e participação do poder público e da comunidade em meio ao processo de constituição de um sistema de ensino norteado por uma gestão escolar democrática e participativa. Consideramos que um sistema de ensino comprometido e consolidado por este modelo de gestão tende a proporcionar aos alunos um processo de ensino-aprendizagem diferenciado e de qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07
2019-07-23T17:18:09Z
2019-07-23
2019-07-23T17:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
identifier_str_mv BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381555507200