Profissionalização do serviço público: análise do modelo de seleção de servidores do Instituto Federal do Ceará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Débora Bruna Alves.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17426
Resumo: O concurso público é o método de seleção adotado no Brasil para o provimento dos cargos e empregos públicos. Deste modo, constitui-se como uma ferramenta inicial de profissionalização do serviço público, visto que, quando bem executado, proporciona a escolha dos melhores profissionais, dos quais espera-se que sejam bons servidores. É essencial que, após o ingresso no cargo, o servidor atue no exercício de suas funções com a mesma habilidade e competência que demonstrou ter quando da aprovação no concurso. Neste contexto, a busca por qualificação e capacitação na área de atuação do servidor deve ser constante na vida profissional, devendo ser fomentada pela instituição. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE é uma autarquia que tem a missão de oferecer educação pública de qualidade. Neste cenário de construção, um melhor recrutamento de profissionais viabiliza o ingresso e a permanência de profissionais capacitados ao exercício da função pública. Assim, esta dissertação objetiva analisar a forma com que o IFCE realiza a seleção de profissionais para a ocupação de seus cargos efetivos (docentes e técnicos administrativos) e como os acompanha no processo de adaptação à Instituição, bem como no seu desenvolvimento na carreira. A pesquisa se classifica como qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Os recursos metodológicos utilizados consistem de uma pesquisa empírica, a partir da realização de: análise da legislação que trata sobre a matéria; análise dos editais dos concursos públicos, publicados pelo IFCE no período de 2009 a 2017; comparações entre o modelo de seleção adotado pelo IFCE e os adotados pelo IFRN, IFPB, IFPE, IFMA, IFPI e IFS e; aplicação de questionários a servidores ocupantes de cargos efetivos no IFCE. Os resultados das análises demonstram as principais semelhanças e diferenças entre os concursos dos IFs da região Nordeste, quanto aos tipos de provas e áreas de conhecimento exigidas. Os concursos para docentes concentram as maiores diferenças, enquanto os concursos para seleção de técnicos administrativos possuem modelos mais similares. As respostas dos questionários apontam para um bom nível de satisfação dos servidores com as ações institucionais frente ao tema da profissionalização contínua, demonstrando também um bom percentual de servidores capacitados no IFCE. A pesquisa sugere uma reflexão sobre os modelos de seleção adotados pelos IFs, propondo algumas mudanças e implementações no modelo utilizado pelo IFCE.
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spelling Profissionalização do serviço público: análise do modelo de seleção de servidores do Instituto Federal do Ceará.Professionalization of the public service: analysis of the server selection model of the Federal Institute of Ceará.Concurso públicoProfissionalizaçãoEficiênciaPublic tenderProfessionalizationEfficiencyAdministração PúblicaO concurso público é o método de seleção adotado no Brasil para o provimento dos cargos e empregos públicos. Deste modo, constitui-se como uma ferramenta inicial de profissionalização do serviço público, visto que, quando bem executado, proporciona a escolha dos melhores profissionais, dos quais espera-se que sejam bons servidores. É essencial que, após o ingresso no cargo, o servidor atue no exercício de suas funções com a mesma habilidade e competência que demonstrou ter quando da aprovação no concurso. Neste contexto, a busca por qualificação e capacitação na área de atuação do servidor deve ser constante na vida profissional, devendo ser fomentada pela instituição. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE é uma autarquia que tem a missão de oferecer educação pública de qualidade. Neste cenário de construção, um melhor recrutamento de profissionais viabiliza o ingresso e a permanência de profissionais capacitados ao exercício da função pública. Assim, esta dissertação objetiva analisar a forma com que o IFCE realiza a seleção de profissionais para a ocupação de seus cargos efetivos (docentes e técnicos administrativos) e como os acompanha no processo de adaptação à Instituição, bem como no seu desenvolvimento na carreira. A pesquisa se classifica como qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Os recursos metodológicos utilizados consistem de uma pesquisa empírica, a partir da realização de: análise da legislação que trata sobre a matéria; análise dos editais dos concursos públicos, publicados pelo IFCE no período de 2009 a 2017; comparações entre o modelo de seleção adotado pelo IFCE e os adotados pelo IFRN, IFPB, IFPE, IFMA, IFPI e IFS e; aplicação de questionários a servidores ocupantes de cargos efetivos no IFCE. Os resultados das análises demonstram as principais semelhanças e diferenças entre os concursos dos IFs da região Nordeste, quanto aos tipos de provas e áreas de conhecimento exigidas. Os concursos para docentes concentram as maiores diferenças, enquanto os concursos para seleção de técnicos administrativos possuem modelos mais similares. As respostas dos questionários apontam para um bom nível de satisfação dos servidores com as ações institucionais frente ao tema da profissionalização contínua, demonstrando também um bom percentual de servidores capacitados no IFCE. A pesquisa sugere uma reflexão sobre os modelos de seleção adotados pelos IFs, propondo algumas mudanças e implementações no modelo utilizado pelo IFCE.The public tender is the selection method adopted in Brazil for the filling of posts and public jobs. In this way, it is an initial tool for professionalization of public servisse, since, when well executed, provides the choice of the best professionals, of which are expected to be good servers. It is essential that, upon entering the public office, the server acts in the exercise of its functions with the same skill and competence that it showed when it was approved in the competition. In this context, the search for training and qualification in the area of operation of the server must be constant in the professional life and should be fostered by the institution. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará is an autarchy whose mission is to provide quality public education. In this construction scenario, a better recruitment of professionals enables the entrance and stay of qualified professionals to the exercise of the public function. Thus, this paper aimed to analyze the way in which the IFCE performs the selection of professionals for the occupation of their effective positions (teachers and administrative staff) and accompanying them in the process of adaptation to the Institution, as well as in their career development. The research is classified as qualitative, exploratory-descriptive in nature. The methodological resources used consist of empirical research, from the realization of: analysis of the relevant legislation; public documents published by the IFCE in the period from 2009 to 2017; comparisons between the selection model adopted by IFCE and those adopted by IFRN, IFPB, IFPE, IFMA, IFPI and IFS; of the application of questionnaires to servers occupying effective positions in the IFCE. The results of the analyzes show the main similarities and differences between the tenders of the IFs of the Northeast region, the types of proof and areas of knowledge required. The competitions for teachers concentrate the biggest differences, while the competitions for selection of administrative technicians have more similar models. The answers of the questionnaires point to a good level of satisfaction of the servants with the institutional actions on the subject of the continuous professionalization, demonstrating also a good percentage of servers trained in the IFCE. The research suggests a reflection on the selection models adopted by the IFs, proposing some changes and implementations in the model used by the IFCE.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGMARQUES, Jacyara Farias Souza.MARQUES, J. F. S.ARAGÃO, Jônica Marques Coura.ARAGÃO, J. M. C.BARBOSA, Maria dos Remédios de Lima.BARBOSA, M. R. L.ALMEIDA, Débora Bruna Alves.2019-03-292021-03-01T13:09:54Z2021-03-012021-03-01T13:09:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17426ALMEIDA, Débora Bruna Alves.Profissionalização do serviço público: análise do modelo de seleção de servidores do Instituto Federal do Ceará. 2019. 91 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-01T13:09:54Zoai:localhost:riufcg/17426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-01T13:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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