O teatro de formas animadas como metodologia para o ensino de solos e agroecologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTUNATO, Josiele Carlos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2018.tccmon.fortunato
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4324
Resumo: O solo, recurso natural essencial à vida, ainda é pouco conhecido pela população, fato que pode contribuir para agravar a degradação em função do mau uso e manejo inadequado, pela adoção de sistemas agressivos presentes na agricultura convencional, que não percebe o solo como um organismo vivo, entendimento presente na agroecologia. Como recurso vital o solo precisa ser reconhecido para continuar exercendo os inúmeros serviços ecossistêmicos, indispensáveis a manutenção da vida. No contexto educacional o conhecimento do solo precisa ser trabalhado de forma fácil de ser compreendido e o lúdico pode ajudar a despertar o sentimento de pertencimento dos educandos e estimular a criatividade e a preocupação em conservar esse recurso valioso, uma vez que a aprendizagem elaborada como brincadeira torna-se prazerosa e significativa. Neste sentido este trabalho buscou, por meio do teatro de formas animadas, popularizar alguns conceitos sobre o solo. Foi montado um espetáculo de bonecos para dialogar com o público conceitos de solos e agroecologia. A atividade aconteceu para alunos da Escola Rural Senador Paulo Guerra, do Assentamento Mandacaru, município de Sumé – PB. A metodologia do teatro de formas animadas como estimuladora da aprendizagem dos conceitos foi avaliada ao final do espetáculo, em uma roda de conversa com os espectadores. Os resultados evidenciaram que os alunos presentes demonstraram entusiasmo com a prática inovadora e fixaram alguns conceitos trabalhados e que os professores perceberam maior facilidade de apresentar novos temas a partir da metodologia pelo interesse dos alunos. Conclui-se que o lúdico é realmente importante estratégia para incentivar a aprendizagem e que o uso do espetáculo de bonecos se mostrou muito eficaz para a popularização de conceitos sobre solos e agroecologia.
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spelling O teatro de formas animadas como metodologia para o ensino de solos e agroecologia.The theater of lively forms as methodology for soil education and agroecology.Educação em solosTeatro de formas animaisTeatro de bonecosAgroecologiaEducação lúdicaSoil educationTheater of animal formsPuppet theaterAgroecologyPlayful educationO solo, recurso natural essencial à vida, ainda é pouco conhecido pela população, fato que pode contribuir para agravar a degradação em função do mau uso e manejo inadequado, pela adoção de sistemas agressivos presentes na agricultura convencional, que não percebe o solo como um organismo vivo, entendimento presente na agroecologia. Como recurso vital o solo precisa ser reconhecido para continuar exercendo os inúmeros serviços ecossistêmicos, indispensáveis a manutenção da vida. No contexto educacional o conhecimento do solo precisa ser trabalhado de forma fácil de ser compreendido e o lúdico pode ajudar a despertar o sentimento de pertencimento dos educandos e estimular a criatividade e a preocupação em conservar esse recurso valioso, uma vez que a aprendizagem elaborada como brincadeira torna-se prazerosa e significativa. Neste sentido este trabalho buscou, por meio do teatro de formas animadas, popularizar alguns conceitos sobre o solo. Foi montado um espetáculo de bonecos para dialogar com o público conceitos de solos e agroecologia. A atividade aconteceu para alunos da Escola Rural Senador Paulo Guerra, do Assentamento Mandacaru, município de Sumé – PB. A metodologia do teatro de formas animadas como estimuladora da aprendizagem dos conceitos foi avaliada ao final do espetáculo, em uma roda de conversa com os espectadores. Os resultados evidenciaram que os alunos presentes demonstraram entusiasmo com a prática inovadora e fixaram alguns conceitos trabalhados e que os professores perceberam maior facilidade de apresentar novos temas a partir da metodologia pelo interesse dos alunos. Conclui-se que o lúdico é realmente importante estratégia para incentivar a aprendizagem e que o uso do espetáculo de bonecos se mostrou muito eficaz para a popularização de conceitos sobre solos e agroecologia.Soil, a natural resource essential to life, is still little known by the population, a fact that may contribute to aggravate degradation due to misuse and inadequate management, by the adoption of aggressive systems present in conventional agriculture, which does not perceive the soil as a living organism, an understanding present in agroecology. As a vital resource, the soil needs to be recognized to continue exercising the numerous ecosystem services, indispensable for the maintenance of life. In the educational context, knowledge of the soil needs to be worked out in an easy-to-understand way and the playfulness can help to awaken the sense of belonging of the learners and stimulate the creativity and the concern in conserving this valuable resource, since the learning elaborated as a joke it becomes pleasurable and meaningful. In this sense, this work sought, through the theater of animated forms, to popularize some concepts about the soil. A puppet show was set up to discuss the concepts of soils and agroecology with the public. The activity happened for students of the Senador Paulo Guerra Rural School, of the Mandacaru Settlement, municipality of Sumé - PB. The methodology of the theater of animated forms as stimulator of the learning of the concepts was evaluated at the end of the show, in a circle of conversation with the spectators. The results evidenced that the students present demonstrated enthusiasm with the innovative practice and fixed some concepts worked and that the teachers perceived more easily to present new topics from the methodology for the interest of the students. It is concluded that the playful is really important strategy to encourage learning and that the use of the puppet show has proved very effective for the popularization of concepts on soil and agroecology.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. 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