Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-14112019-155806/ |
Resumo: | O desenvolvimento de atividades com temáticas científicas desde os anos iniciais de educação pode ampliar a capacidade de reflexão consciente das crianças e desenvolver o pensamento crítico dessas diante de questões sociais. Por meio da ludicidade a criança relaciona-se com esses contextos e ressignifica-os por meio da sua imaginação e criação. O teatro de bonecos e a contação de histórias assumem características que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a ciência desde a primeira infância. Este estudo propõe a formulação da prática de Leitura Animada, relacionando elementos do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias a fim de promover um espaço lúdico interativo promotor da cultura científica de crianças na primeira infância e teve como objetivos específicos: (a) Formular a Leitura Animada; (b) Analisar como as crianças da primeira infância interagem, participam e atuam na Leitura Animada; (c) Analisar como as crianças relacionam-se com o conhecimento científico. Em nosso trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa intervenção, objetivando a produção e desenvolvimento da Leitura Animada Por que as aranhas fazem suas teias? em duas escolas da rede municipal de Guarulhos. A intervenção foi aplicada uma vez em cada escola, em turmas do estágio II da educação infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade. Analisamos as produções culturais realizadas pelas mesmas a partir dos dados de sequência fotográfica e transcrições de áudio e vídeo das intervenções. Verificamos que o envolvimento das crianças com o enredo teatral e o espaço lúdico favoreceu o desenvolvimento da cultura científica relacionada com as produções de cultura infantil e lúdica. Foi possível ampliar as reflexões sobre as práticas culturais infantis no âmbito da educação não-formal, valorizando os elementos socioculturais do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias, bem como desenvolver reflexões sobre estratégias para a educação científica na primeira infância |
id |
USP_975a9a7e1a751b56090a72955ed2e8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14112019-155806 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infânciaAnimated Reading: puppet theater and storytelling as strategies for early childhood science educationAnimated readingsContação de históriasEducação científicaEducação não-formalLeitura animadaNon-formal educationPuppet theaterScientific educationStorytellingTeatro de bonecosO desenvolvimento de atividades com temáticas científicas desde os anos iniciais de educação pode ampliar a capacidade de reflexão consciente das crianças e desenvolver o pensamento crítico dessas diante de questões sociais. Por meio da ludicidade a criança relaciona-se com esses contextos e ressignifica-os por meio da sua imaginação e criação. O teatro de bonecos e a contação de histórias assumem características que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a ciência desde a primeira infância. Este estudo propõe a formulação da prática de Leitura Animada, relacionando elementos do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias a fim de promover um espaço lúdico interativo promotor da cultura científica de crianças na primeira infância e teve como objetivos específicos: (a) Formular a Leitura Animada; (b) Analisar como as crianças da primeira infância interagem, participam e atuam na Leitura Animada; (c) Analisar como as crianças relacionam-se com o conhecimento científico. Em nosso trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa intervenção, objetivando a produção e desenvolvimento da Leitura Animada Por que as aranhas fazem suas teias? em duas escolas da rede municipal de Guarulhos. A intervenção foi aplicada uma vez em cada escola, em turmas do estágio II da educação infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade. Analisamos as produções culturais realizadas pelas mesmas a partir dos dados de sequência fotográfica e transcrições de áudio e vídeo das intervenções. Verificamos que o envolvimento das crianças com o enredo teatral e o espaço lúdico favoreceu o desenvolvimento da cultura científica relacionada com as produções de cultura infantil e lúdica. Foi possível ampliar as reflexões sobre as práticas culturais infantis no âmbito da educação não-formal, valorizando os elementos socioculturais do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias, bem como desenvolver reflexões sobre estratégias para a educação científica na primeira infânciaIn developing activities with scientific themes from the earliest years of education, the child\'s capacity for conscious reflection is expanded and critical thinking is developed in relation to social issues, and through the playful environment the child relates to these contexts and re-signifies by means of his imagination and creation. Puppet theater and storytelling assume important characteristics that allow the development of critical thinking about science from an early age. This study aims to proposed the formulation of Animated Readings, that relates the elements of Puppet Theater and Storytelling to promote an interactive-playful space in the constitution of the scientific culture of children in early childhood. As specific goals, we have: (1) formulate Animated Readings; (2) analyze how children in early childhood stages interact, take part and act in Animated Readings; (3) analyze how children relate to scientific knowledge.The development of this research has been characterized under the line of research intervention, producing and applying the Animated Reading of Why do spiders make their webs? in two schools of the municipal network of Guarulhos. The intervention was applied once in each school, in the class of stage II of early childhood education, with children of four and five years of age. We analyze the cultural productions made by them from the data of photographic sequence and transcription of audio and video. We verified that from the involvement of the child with the theatrical plot and the play space favored the development of the scientific culture when related to the productions of children and play culture. It was possible to expand the reflections on cultural practices in the field of non-formal education, valuing the sociocultural elements of the theater of Puppets and the storytelling, as well as offer strategies for early childhood science educationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Emerson Izidoro dosReis, Anna Cecília de Alencar2019-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-14112019-155806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T22:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-14112019-155806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T22:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância Animated Reading: puppet theater and storytelling as strategies for early childhood science education |
title |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
spellingShingle |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância Reis, Anna Cecília de Alencar Animated readings Contação de histórias Educação científica Educação não-formal Leitura animada Non-formal education Puppet theater Scientific education Storytelling Teatro de bonecos |
title_short |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
title_full |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
title_fullStr |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
title_full_unstemmed |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
title_sort |
Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância |
author |
Reis, Anna Cecília de Alencar |
author_facet |
Reis, Anna Cecília de Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Emerson Izidoro dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Anna Cecília de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animated readings Contação de histórias Educação científica Educação não-formal Leitura animada Non-formal education Puppet theater Scientific education Storytelling Teatro de bonecos |
topic |
Animated readings Contação de histórias Educação científica Educação não-formal Leitura animada Non-formal education Puppet theater Scientific education Storytelling Teatro de bonecos |
description |
O desenvolvimento de atividades com temáticas científicas desde os anos iniciais de educação pode ampliar a capacidade de reflexão consciente das crianças e desenvolver o pensamento crítico dessas diante de questões sociais. Por meio da ludicidade a criança relaciona-se com esses contextos e ressignifica-os por meio da sua imaginação e criação. O teatro de bonecos e a contação de histórias assumem características que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a ciência desde a primeira infância. Este estudo propõe a formulação da prática de Leitura Animada, relacionando elementos do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias a fim de promover um espaço lúdico interativo promotor da cultura científica de crianças na primeira infância e teve como objetivos específicos: (a) Formular a Leitura Animada; (b) Analisar como as crianças da primeira infância interagem, participam e atuam na Leitura Animada; (c) Analisar como as crianças relacionam-se com o conhecimento científico. Em nosso trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa intervenção, objetivando a produção e desenvolvimento da Leitura Animada Por que as aranhas fazem suas teias? em duas escolas da rede municipal de Guarulhos. A intervenção foi aplicada uma vez em cada escola, em turmas do estágio II da educação infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade. Analisamos as produções culturais realizadas pelas mesmas a partir dos dados de sequência fotográfica e transcrições de áudio e vídeo das intervenções. Verificamos que o envolvimento das crianças com o enredo teatral e o espaço lúdico favoreceu o desenvolvimento da cultura científica relacionada com as produções de cultura infantil e lúdica. Foi possível ampliar as reflexões sobre as práticas culturais infantis no âmbito da educação não-formal, valorizando os elementos socioculturais do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias, bem como desenvolver reflexões sobre estratégias para a educação científica na primeira infância |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-14112019-155806/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-14112019-155806/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256977280860160 |