A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Raiane de Lima.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5956
Resumo: O artigo apresentado é decorrência de uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Infantil, onde se buscou estudar o surgimento do pensamento de uma educação direcionada para crianças no contexto nacional. O objetivo deste trabalho foi estudar os impactos que as ações públicas tiveram para a oferta da Educação Infantil no Brasil, processo esse que interferiu de forma significativa na disponibilidade espacial, visto que os municípios brasileiros tornaram-se incapazes de isoladamente disponibilizar uma educação na quantidade e qualidade necessitada pelas crianças de suas respectivas localidades. Fato intensificado na década de noventa (com a municipalização) pelos escassos recursos advindos da União como também pela histórica falta de infraestrutura dos governos locais. De forma específica, a pesquisa foi direcionada para a apreciação das políticas públicas voltada para a Educação Infantil, tendo como seu firmamento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Como resultado, é vislumbrado nos últimos anos avanços formais (leis e normas) no que tange a Educação Infantil, porém, os dados apresentados na pesquisa demonstram a existência de um grande déficit na oferta de escolas e creches em todo o país, um problema que deve ser o foco de estudos e políticas públicas futuras.
id UFCG_3988aa8aa6bfab07483ea6a27b888118
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5956
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.The provision of early childhood education in Brazil and the inefficiency of the public power.Educação infantilPolítica pública da educaçãoChild education  Public policy of educationO artigo apresentado é decorrência de uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Infantil, onde se buscou estudar o surgimento do pensamento de uma educação direcionada para crianças no contexto nacional. O objetivo deste trabalho foi estudar os impactos que as ações públicas tiveram para a oferta da Educação Infantil no Brasil, processo esse que interferiu de forma significativa na disponibilidade espacial, visto que os municípios brasileiros tornaram-se incapazes de isoladamente disponibilizar uma educação na quantidade e qualidade necessitada pelas crianças de suas respectivas localidades. Fato intensificado na década de noventa (com a municipalização) pelos escassos recursos advindos da União como também pela histórica falta de infraestrutura dos governos locais. De forma específica, a pesquisa foi direcionada para a apreciação das políticas públicas voltada para a Educação Infantil, tendo como seu firmamento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Como resultado, é vislumbrado nos últimos anos avanços formais (leis e normas) no que tange a Educação Infantil, porém, os dados apresentados na pesquisa demonstram a existência de um grande déficit na oferta de escolas e creches em todo o país, um problema que deve ser o foco de estudos e políticas públicas futuras.The paper presented is a result of a literature review on the topic Early Education, where we sought to study the emergence of the thought of an education directed at children in the national context. The main objective of this work was to study the impact that public actions had to offer Early Childhood Education in Brazil, a process that interfere significantly in the space available, since municipalities have become unable to alone provide an education in the amount and quality needed by children in their respective localities. Fact intensified in the nineties (with the municipalization) for scarce resources from the Union as well as the historical lack of infrastructure of local governments. Specifically, the research was focused on the assessment of public policies focused on early childhood education, having as its firmament the Law of Directives and Bases of Education. As a result, it is watched in recent years advances formal (laws and regulations) regarding early childhood education, however, the data presented in the survey show that there is a large deficit in the provision of schools and nurseries throughout the country, a problem that should be the focus of future studies and public policy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA FILHO, Gilvan Dias de.LIMA FILHO, G. D.http://lattes.cnpq.br/5689973879272525CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva.BARBOSA, Robson Fernandes.SOUSA, Raiane de Lima.2014-092019-08-19T10:52:46Z2019-08-192019-08-19T10:52:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5956SOUSA, Raiane de Lima. A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público. 2014. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-09T16:06:39Zoai:localhost:riufcg/5956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-09T16:06:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
The provision of early childhood education in Brazil and the inefficiency of the public power.
title A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
spellingShingle A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
SOUSA, Raiane de Lima.
Educação infantil
Política pública da educação
Child education  
Public policy of education
title_short A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
title_full A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
title_fullStr A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
title_full_unstemmed A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
title_sort A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público.
author SOUSA, Raiane de Lima.
author_facet SOUSA, Raiane de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
LIMA FILHO, G. D.
http://lattes.cnpq.br/5689973879272525
CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva.
BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Raiane de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Política pública da educação
Child education  
Public policy of education
topic Educação infantil
Política pública da educação
Child education  
Public policy of education
description O artigo apresentado é decorrência de uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação Infantil, onde se buscou estudar o surgimento do pensamento de uma educação direcionada para crianças no contexto nacional. O objetivo deste trabalho foi estudar os impactos que as ações públicas tiveram para a oferta da Educação Infantil no Brasil, processo esse que interferiu de forma significativa na disponibilidade espacial, visto que os municípios brasileiros tornaram-se incapazes de isoladamente disponibilizar uma educação na quantidade e qualidade necessitada pelas crianças de suas respectivas localidades. Fato intensificado na década de noventa (com a municipalização) pelos escassos recursos advindos da União como também pela histórica falta de infraestrutura dos governos locais. De forma específica, a pesquisa foi direcionada para a apreciação das políticas públicas voltada para a Educação Infantil, tendo como seu firmamento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Como resultado, é vislumbrado nos últimos anos avanços formais (leis e normas) no que tange a Educação Infantil, porém, os dados apresentados na pesquisa demonstram a existência de um grande déficit na oferta de escolas e creches em todo o país, um problema que deve ser o foco de estudos e políticas públicas futuras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2019-08-19T10:52:46Z
2019-08-19
2019-08-19T10:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5956
SOUSA, Raiane de Lima. A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público. 2014. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014.
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5956
identifier_str_mv SOUSA, Raiane de Lima. A oferta da educação infantil no Brasil e a ineficiência do poder público. 2014. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387499884544