O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico, à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame. |
id |
UFCG_3a1e18717fc923e45c6135ed70650545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27243 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade.The discourse on language in ENEM: heterogeneity control/regulation strategies.Língua portuguesaDiscurso sobre a língua portuguesaExame Nacional do Ensino Médio - ENEMENEM - Exame Nacional do Ensino MédioAnálise de discurso de linha francesaEstratégias discursivasRegulagem da línguaQuestões de língua portuguesa - ENEMHeterogeneidade - língua portuguesaProdução de sentidosEstruturalismoImaginário linguísticoPêcheux - análise de discursoSociolinguísticaPortuguese languageSpeech about the Portuguese languageNational High School Exam - ENEMENEM - National High School ExamFrench line speech analysisDiscursive strategiesLanguage adjustmentPortuguese Language Questions - ENEMHeterogeneity - Portuguese languageProduction of sensesStructuralismLinguistic imaginaryPêcheux - discourse analysisSociolinguisticsLinguísticaO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico, à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame.ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) was an exam created in the 1990s amidst a socio-political transformation context that attributed significative weight to education as an instrument of professional qualification. For such, through ENEM, high-school students are evaluated. Nowadays, besides certifying the completion of this education level, the exam is also an instrument of access to many universities. Considering its reach, which mobilizes approximately six million participants and possibly influences the practice of many teachers, we propose to understand, according to a Frenchfocused Discourse Analysis: What control/regulation of language and its heterogeneity’s discursive strategies maintain the Portuguese Language polemic discourse running in ENEM? Assuming that there is a tense relationship between discourses composing the discourse of our corpus, we established as General Objective: Analyzing how the discourse about language and its heterogeneity is constructed in ENEM’s Portuguese Language questions. The specific objectives are: Identifying the theoretical discourses that constitute ENEM’s questions about language and its heterogeneity; Recognizing the meanings’ effects about language and its heterogeneity in the different “signification spaces” of these questions; and Discussing how these meanings’ effects maintain a control/regulation of language and its heterogeneity’s policy. In the attempt to reach these objectives, we took as analysis units Portuguese Language questions from 2009 through 2013 editions of the exam. To achieve our objectives, we resorted to Discourse Analysis as a theoreticmethodological tool. This option was made because we believe that language representations can be better comprehended if we resort to some discourseperspective postulates. In face of a national high-school evaluation exam that (re)produces images about language, our research is justified because of the need to critically comprehend the signification processes that constitute the discourses and its meanings’ filiations when analyzing the discourse relationships between language heterogeneity/homogeneity. Among the main conclusions of the investigation perpetrated, we noticed that, albeit intending to enclose heterogenic images of the language, the language discourse in ENEM exams is tense, conflictual, and pervaded by discourses that represent language/heterogeneity from conflictual relationships trampled on a game of/between unitary/different meanings. There is, thus, a meaning crossing in/from the polemic discourse running about Portuguese Language in the exam.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGFARIAS, Washington Silva de.FARIAS, W. S.http://lattes.cnpq.br/7286804892761462DANTAS, Aloísio de Medeiros.LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva.RODRIGUES, Anderson Lins.20142022-09-16T13:24:27Z2022-09-162022-09-16T13:24:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T13:25:18Zoai:localhost:riufcg/27243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T13:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. The discourse on language in ENEM: heterogeneity control/regulation strategies. |
title |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
spellingShingle |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. RODRIGUES, Anderson Lins. Língua portuguesa Discurso sobre a língua portuguesa Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Análise de discurso de linha francesa Estratégias discursivas Regulagem da língua Questões de língua portuguesa - ENEM Heterogeneidade - língua portuguesa Produção de sentidos Estruturalismo Imaginário linguístico Pêcheux - análise de discurso Sociolinguística Portuguese language Speech about the Portuguese language National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam French line speech analysis Discursive strategies Language adjustment Portuguese Language Questions - ENEM Heterogeneity - Portuguese language Production of senses Structuralism Linguistic imaginary Pêcheux - discourse analysis Sociolinguistics Linguística |
title_short |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
title_full |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
title_fullStr |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
title_full_unstemmed |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
title_sort |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
author |
RODRIGUES, Anderson Lins. |
author_facet |
RODRIGUES, Anderson Lins. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FARIAS, Washington Silva de. FARIAS, W. S. http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 DANTAS, Aloísio de Medeiros. LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Anderson Lins. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Discurso sobre a língua portuguesa Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Análise de discurso de linha francesa Estratégias discursivas Regulagem da língua Questões de língua portuguesa - ENEM Heterogeneidade - língua portuguesa Produção de sentidos Estruturalismo Imaginário linguístico Pêcheux - análise de discurso Sociolinguística Portuguese language Speech about the Portuguese language National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam French line speech analysis Discursive strategies Language adjustment Portuguese Language Questions - ENEM Heterogeneity - Portuguese language Production of senses Structuralism Linguistic imaginary Pêcheux - discourse analysis Sociolinguistics Linguística |
topic |
Língua portuguesa Discurso sobre a língua portuguesa Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Análise de discurso de linha francesa Estratégias discursivas Regulagem da língua Questões de língua portuguesa - ENEM Heterogeneidade - língua portuguesa Produção de sentidos Estruturalismo Imaginário linguístico Pêcheux - análise de discurso Sociolinguística Portuguese language Speech about the Portuguese language National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam French line speech analysis Discursive strategies Language adjustment Portuguese Language Questions - ENEM Heterogeneity - Portuguese language Production of senses Structuralism Linguistic imaginary Pêcheux - discourse analysis Sociolinguistics Linguística |
description |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico, à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2022-09-16T13:24:27Z 2022-09-16 2022-09-16T13:24:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744555813109760 |