Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial. |
id |
UFCG_3a1e50c09680d636d3b4c2a132214104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/25252 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano.Geography and literature: Capitães da Areia as a representation of urban space.Geografia ensinoLiteraturaRepresentação geográficaEspaço urbanoInterdisciplinaridadeteaching geographyLiteratureGeographic representationUrban spaceInterdisciplinarityGeografia.Este trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial.This monographic work aims to build a dialogue about the insertion of literature as a teaching methodology, based on the analysis of the work Capitães da Areia, by Jorge Amado, from the possibilities for the teaching of Geography. In this sense, we outline the trajectory of School Geography, highlighting the possibilities of an interdisciplinary teaching with literary texts, since literature can represent a given reality which Geography must investigate and benefit from. The methodology developed is based on a qualitative study with an exploratory descriptive approach, carried out over six months, through bibliographic and documentary research. For this purpose, authors such as: Amado (2009, 2012); Andrade and Brandão (2009); Santos (2012) were used as theoretical support for the discussion. The analysis of the work seeks to investigate the urban space of the city of Salvador, Bahia (BA), from the meanings attributed by the literary writer, encompassing the mapping and recording of photographs of the spaces presented. Based on research and surveys of geographic representations contained in the work, two didactic proposals are established as a suggestion for the teaching of Geography in High School: Spatial reality of the city of Salvador; Social inequality and socio-spatial segregation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.PESSOA, Rodrigo Bezerra.ALMEIDA, Luanderson Mendes de.2022-03-302022-05-23T19:22:44Z2022-05-232022-05-23T19:22:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-02T17:11:14Zoai:localhost:riufcg/25252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-02T17:11:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. Geography and literature: Capitães da Areia as a representation of urban space. |
title |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
spellingShingle |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia ensino Literatura Representação geográfica Espaço urbano Interdisciplinaridade teaching geography Literature Geographic representation Urban space Interdisciplinarity Geografia. |
title_short |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
title_full |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
title_fullStr |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
title_full_unstemmed |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
title_sort |
Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. |
author |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
author_facet |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia ensino Literatura Representação geográfica Espaço urbano Interdisciplinaridade teaching geography Literature Geographic representation Urban space Interdisciplinarity Geografia. |
topic |
Geografia ensino Literatura Representação geográfica Espaço urbano Interdisciplinaridade teaching geography Literature Geographic representation Urban space Interdisciplinarity Geografia. |
description |
Este trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 2022-05-23T19:22:44Z 2022-05-23 2022-05-23T19:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252 ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744539972272128 |