Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 |
Resumo: | Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. |
id |
UFCG_3071268aea140608371e2aef761a4add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36201 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school.Geografia e literaturaLetramento geográficoGeografia - Ensino médioInterdisciplinaridadeCapitães de Areia - Proposta de leituraGeography and literatureGeographic literacyGeography - High schoolInterdisciplinaritySand Captains - Reading proposalEducação.Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MONTIEL, Suzi Alves.ALMEIDA, Luanderson Mendes de.2023-12-042024-06-20T12:32:51Z2024-06-202024-06-20T12:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T14:03:53Zoai:localhost:riufcg/36201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T14:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school. |
title |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
spellingShingle |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura Letramento geográfico Geografia - Ensino médio Interdisciplinaridade Capitães de Areia - Proposta de leitura Geography and literature Geographic literacy Geography - High school Interdisciplinarity Sand Captains - Reading proposal Educação. |
title_short |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
title_full |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
title_fullStr |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
title_sort |
Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. |
author |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
author_facet |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Hercília Maria. FERNANDES, Hercília M. http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 ARAÚJO, Edinaura Almeida de. MONTIEL, Suzi Alves. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia e literatura Letramento geográfico Geografia - Ensino médio Interdisciplinaridade Capitães de Areia - Proposta de leitura Geography and literature Geographic literacy Geography - High school Interdisciplinarity Sand Captains - Reading proposal Educação. |
topic |
Geografia e literatura Letramento geográfico Geografia - Ensino médio Interdisciplinaridade Capitães de Areia - Proposta de leitura Geography and literature Geographic literacy Geography - High school Interdisciplinarity Sand Captains - Reading proposal Educação. |
description |
Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04 2024-06-20T12:32:51Z 2024-06-20 2024-06-20T12:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625497276416 |