Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
Resumo: Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência.
id UFCG_3071268aea140608371e2aef761a4add
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36201
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school.Geografia e literaturaLetramento geográficoGeografia - Ensino médioInterdisciplinaridadeCapitães de Areia - Proposta de leituraGeography and literatureGeographic literacyGeography - High schoolInterdisciplinaritySand Captains - Reading proposalEducação.Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MONTIEL, Suzi Alves.ALMEIDA, Luanderson Mendes de.2023-12-042024-06-20T12:32:51Z2024-06-202024-06-20T12:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T14:03:53Zoai:localhost:riufcg/36201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T14:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
Capitães da Areia, by Jorge Amado: a geographical reading proposal for high school.
title Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
spellingShingle Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
Geografia e literatura
Letramento geográfico
Geografia - Ensino médio
Interdisciplinaridade
Capitães de Areia - Proposta de leitura
Geography and literature
Geographic literacy
Geography - High school
Interdisciplinarity
Sand Captains - Reading proposal
Educação.
title_short Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
title_full Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
title_fullStr Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
title_full_unstemmed Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
title_sort Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio.
author ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
author_facet ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Hercília Maria.
FERNANDES, Hercília M.
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e literatura
Letramento geográfico
Geografia - Ensino médio
Interdisciplinaridade
Capitães de Areia - Proposta de leitura
Geography and literature
Geographic literacy
Geography - High school
Interdisciplinarity
Sand Captains - Reading proposal
Educação.
topic Geografia e literatura
Letramento geográfico
Geografia - Ensino médio
Interdisciplinaridade
Capitães de Areia - Proposta de leitura
Geography and literature
Geographic literacy
Geography - High school
Interdisciplinarity
Sand Captains - Reading proposal
Educação.
description Este estudo aborda questões relacionadas ao ensino da geografia a partir da perspectiva interdisciplinar com a literatura. O objetivo do artigo consiste em analisar a importância do letramento geográfico por meio do exame do romance regionalista Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, concentrando-se na compreensão crítica do espaço e nas múltiplas relações estabelecidas com os sujeitos humanos. Para tal feito, trabalhamos com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e os conceitos de espaço, paisagem, território e lugar, de maneira a considerar a articulação entre dois campos que se complementam, podendo, dessa forma, a geografia investigar e se beneficiar das realidades representadas nos textos literários. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva e analítica, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores como Freire (1970, 1981); Santos (1988, 1996); Cavalcanti (2002); Silva (2016), entre outros. Assim, abordar as categorias de análise por meio da ficção viabiliza um letramento geográfico significativo, permitindo ao aluno estabelecer relações, criar associações e compreender o seu espaço de vivência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
2024-06-20T12:32:51Z
2024-06-20
2024-06-20T12:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36201
identifier_str_mv ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Capitães da Areia, de Jorge Amado: uma proposta de leitura geográfica para o ensino médio. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625497276416