A crianca com condição crônica: identificando necessidades e estrategias de superação no contexto escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10512 |
Resumo: | A despeito das limitações decorrentes da condição crônica da criança, é importante primar pela inclusão da mesma em ambientes característicos de sua idade. Sendo a escola um cenário ideal para oportunizar as primeiras experiências sociais bem como ampliá-las, contribuindo assim para o desenvolvimento de suas potencialidades. Neste sentido, buscou conhecer a realidade escolar de crianças portadoras de condições crônicas; Identificar as dificuldades que a criança com condição crônica em idade escolar apresenta; Compreender como se dá o enfrentamento das dificuldades e os desafios que surgem em decorrência da condição crônica na criança em idade escolar; Compreender como os pais ou familiares cuidadores percebem o papel da escola no provimento de condições para a inclusão dessas crianças. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva e de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista, subsidiada por questionário semi-estruturado. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Baseadas nas respostas das mães de crianças portadoras de alguma condição crônica que participaram da pesquisa foram construídas seis ideias centrais: Dificuldade da criança em manter um comportamento cooperativo; Falta de preparo das professoras em lidar com as crianças especiais; Enfrentamento dos desafios e dificuldades que surgem em decorrência da condição crônica; Prejuízos que a cronicidade acarreta a educação da criança; Dificuldade de interação entre as crianças; A escola na promoção de condições para a inclusão social. Através da análise dos discursos das mães de crianças com condição crônica foi possível perceber que os principais desafios relacionados a estas crianças e sua condição crônica, no contexto escolar, estão ligadas a dificuldade desta manter um comportamento cooperativo dentro de sala de aula, a falta de preparo das professoras em lidar com as crianças especiais e a dificuldade de interação entre crianças. Assim, diante dos resultados da pesquisa, nos leva a refletir sobre as formas com que as escolas estão lidando com essa realidade, e se as mesmas estão realmente preparadas para desenvolver uma educação inclusiva. |
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A crianca com condição crônica: identificando necessidades e estrategias de superação no contexto escolar.Children with chronic conditions: identifying needs and overcoming strategies in the school context.El niño con enfermedad crónica: identificación de necesidades y estrategias de superación en el contexto escolarCriançaCondição CrônicaInclusão escolarChildrenChronic ConditionInclusion schoolNiñoCondicion cronicaInclusión escolarEnfermagemA despeito das limitações decorrentes da condição crônica da criança, é importante primar pela inclusão da mesma em ambientes característicos de sua idade. Sendo a escola um cenário ideal para oportunizar as primeiras experiências sociais bem como ampliá-las, contribuindo assim para o desenvolvimento de suas potencialidades. Neste sentido, buscou conhecer a realidade escolar de crianças portadoras de condições crônicas; Identificar as dificuldades que a criança com condição crônica em idade escolar apresenta; Compreender como se dá o enfrentamento das dificuldades e os desafios que surgem em decorrência da condição crônica na criança em idade escolar; Compreender como os pais ou familiares cuidadores percebem o papel da escola no provimento de condições para a inclusão dessas crianças. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva e de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista, subsidiada por questionário semi-estruturado. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Baseadas nas respostas das mães de crianças portadoras de alguma condição crônica que participaram da pesquisa foram construídas seis ideias centrais: Dificuldade da criança em manter um comportamento cooperativo; Falta de preparo das professoras em lidar com as crianças especiais; Enfrentamento dos desafios e dificuldades que surgem em decorrência da condição crônica; Prejuízos que a cronicidade acarreta a educação da criança; Dificuldade de interação entre as crianças; A escola na promoção de condições para a inclusão social. Através da análise dos discursos das mães de crianças com condição crônica foi possível perceber que os principais desafios relacionados a estas crianças e sua condição crônica, no contexto escolar, estão ligadas a dificuldade desta manter um comportamento cooperativo dentro de sala de aula, a falta de preparo das professoras em lidar com as crianças especiais e a dificuldade de interação entre crianças. Assim, diante dos resultados da pesquisa, nos leva a refletir sobre as formas com que as escolas estão lidando com essa realidade, e se as mesmas estão realmente preparadas para desenvolver uma educação inclusiva.Despite the limitations resulting from the chronic condition of the child, it is important to strive for inclusion of the same environments characteristic of his age. Being the school an ideal setting for the first oportunizar social experiences and enlarge them, thus contributing to the development of their potential. In this sense, sought to know the reality of school children with chronic conditions, and identify the difficulties that children with chronic conditions in school presents; Understanding how is the face of difficulties and challenges that arise as a result of the chronic condition in children in school age; Understanding how parents or family caregivers perceive the role of schools in providing conditions for the inclusion of these children. Therefore, we used a survey-type descriptive and exploratory field, with a qualitative approach. Data were collected through interviews, supported by semi-structured questionnaire. For data analysis we used the methodology of the Collective Subject Discourse (CSD). Based on the responses of mothers of children with any chronic health condition in the survey were built six central ideas: Difficulty in maintaining a child's cooperative behavior, lack of preparation of teachers in handling special children; Confronting the challenges and difficulties that arise due to the chronic condition causes chronic losses that the child's education; Difficulty interaction among children, the school in promoting conditions for social inclusion. Through the analysis of those mothers of children with chronic conditions was observed that the main challenges related to these children and their chronic condition in the school context, are linked to this difficulty maintaining a cooperative behavior within the classroom, lack of preparation of teachers in handling special children and the difficulty of interaction between children. Thus, before the search results, leads us to reflect on the ways in which schools are dealing with this reality, and if they are really prepared to develop an inclusive education.A pesar de las limitaciones derivadas de la condición crónica del niño, es importante destacar su inclusión en ambientes característicos de su edad. La escuela es un escenario ideal para brindar oportunidades para las primeras experiencias sociales así como ampliarlas, contribuyendo así al desarrollo de su potencial. En este sentido, buscó conocer la realidad escolar de los niños con enfermedades crónicas; Identificar las dificultades que presenta un niño con una condición crónica en edad escolar; Comprender cómo se enfrentan las dificultades y desafíos que surgen como consecuencia de la condición crónica en los niños en edad escolar; Comprender cómo los padres o cuidadores familiares perciben el papel de la escuela a la hora de proporcionar las condiciones para la inclusión de estos niños. Para ello se utilizó una investigación exploratorio-descriptiva y de campo con enfoque cualitativo. Los datos se recolectaron a través de entrevistas, respaldadas por un cuestionario semiestructurado. Para el análisis de los datos se utilizó la metodología del Discurso Colectivo del Sujeto (DSC). A partir de las respuestas de las madres de niños con enfermedad crónica que participaron en la investigación, se construyeron seis ideas centrales: Dificultad del niño para mantener un comportamiento cooperativo; La falta de preparación de los profesores para tratar con niños especiales; Enfrentar los desafíos y dificultades que surgen como consecuencia de la condición crónica; Los daños que la cronicidad conlleva en la educación del niño; Dificultad de interacción entre niños; La escuela en la promoción de condiciones para la inclusión social. A través del análisis de los discursos de las madres de niños con condiciones crónicas, se pudo constatar que los principales desafíos relacionados con estos niños y su condición crónica, en el contexto escolar, están vinculados a la dificultad de mantener un comportamiento cooperativo en el el aula, la falta de preparación de los profesores para tratar con niños especiales y la dificultad de interacción entre los niños. Así, dados los resultados de la investigación, nos lleva a reflexionar sobre las formas en que las escuelas están enfrentando esta realidad y si están realmente preparadas para desarrollar una educación inclusiva.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPINTO, Maria Benegelania.PINTO, Maria Benegelania.http://lattes.cnpq.br/0744669382341513SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926PIMENTA, Erika Acioli Gomes.SOARES, Camila Carla Dantas.2013-04-242019-12-27T10:34:59Z2019-12-272019-12-27T10:34:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10512SOARES, Camila Carla Dantas. A criança com condição cronica: identificando necessidades e estrategias de superação no contexto escolar. 2013. 59 fl. 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