“Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Marília de Almeida e.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
Resumo: Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas.
id UFCG_3ad1acf736429b7829cefd228d59c20c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27335
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.“Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school.Estética da recepçãoPoesia com criançasLeitura de poesia com criançasCrianças e leitura de poesiaEnsino fundamental - leitura de poesiaEnsino de literaturaDança e poesiaValsaCirandaPerformancePoesia sobre dançaPoesia infantil - sala de aulaPesquisa-açãoLeitura vocalizadaLeitura e corpoPoesia e dançaPoesia infantilReception aestheticsPoetry with childrenPoetry reading with childrenChildren and poetry readingElementary school - poetry readingTeaching literatureDance and poetryWaltzPoetry about danceChildren's poetry - classroomAction researchVocalized readingReading and bodyPoetry and danceChildren's poetryLiteraturaEste trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas.This dissertation’s main objective is to investigate how Year 4 Elementary students receive poetry whose theme is dance. Therefore our research has two main center lines: the first one is analytical and the second one is didactical. We start on the concept of dance provided by GARAUDY (1980) and SETENTA (2008), to whom dance is the expression of the unspeakable and also a “saying-doing” respectively. We also met the place where infant poetry belongs to in elementary education, based on AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) and CADEMARTORI (1984). We can say it is playful and investigative. Meanwhile, we selected nine poems that mimic and talk about dance to compose our anthology. That is the base to our analysis and class reading. Analysis was made based on ZUMTHOR (2007) and KEFALÁS (2012), facing the possibility of performance. That performance shows characteristics of dance, as rhythm and traditional style pacing, as in waltz and “ciranda”. We did an action research which lasted five months overall, observation and intervention included. In a public city school in Campina Grande, we selected a Year Four class with nineteen students. We observed the group for two months before we took the lead of poetry reading. Our participation took twenty half-hour moments twice a week. We also took the children to the school library to read their poetry books and to the court to explore performance of poems. During intervention, we read through vocalization as a key point to our methodology as well as performance. As a result, we could see that rhythm had reverberated as we read the texts, manifested by knocking the desks, making bird noises among other things. Reading involving body language has increased the expression possibilities, comprehension processes and interactions with poetry. It has also contributed to make the relationship with poetry meaningful, playful and participative.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166OLIVEIRA, Eliana Kéfalás.OLIVEIRA, E. K.NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.BUENO, Marília de Almeida e.20152022-09-21T10:43:47Z2022-09-212022-09-21T10:43:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-06T23:06:49Zoai:localhost:riufcg/27335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-06T23:06:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
“Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school.
title “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
spellingShingle “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
BUENO, Marília de Almeida e.
Estética da recepção
Poesia com crianças
Leitura de poesia com crianças
Crianças e leitura de poesia
Ensino fundamental - leitura de poesia
Ensino de literatura
Dança e poesia
Valsa
Ciranda
Performance
Poesia sobre dança
Poesia infantil - sala de aula
Pesquisa-ação
Leitura vocalizada
Leitura e corpo
Poesia e dança
Poesia infantil
Reception aesthetics
Poetry with children
Poetry reading with children
Children and poetry reading
Elementary school - poetry reading
Teaching literature
Dance and poetry
Waltz
Poetry about dance
Children's poetry - classroom
Action research
Vocalized reading
Reading and body
Poetry and dance
Children's poetry
Literatura
title_short “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
title_full “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
title_fullStr “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
title_full_unstemmed “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
title_sort “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
author BUENO, Marília de Almeida e.
author_facet BUENO, Marília de Almeida e.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
OLIVEIRA, Eliana Kéfalás.
OLIVEIRA, E. K.
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
NÓBREGA, M. M. S. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv BUENO, Marília de Almeida e.
dc.subject.por.fl_str_mv Estética da recepção
Poesia com crianças
Leitura de poesia com crianças
Crianças e leitura de poesia
Ensino fundamental - leitura de poesia
Ensino de literatura
Dança e poesia
Valsa
Ciranda
Performance
Poesia sobre dança
Poesia infantil - sala de aula
Pesquisa-ação
Leitura vocalizada
Leitura e corpo
Poesia e dança
Poesia infantil
Reception aesthetics
Poetry with children
Poetry reading with children
Children and poetry reading
Elementary school - poetry reading
Teaching literature
Dance and poetry
Waltz
Poetry about dance
Children's poetry - classroom
Action research
Vocalized reading
Reading and body
Poetry and dance
Children's poetry
Literatura
topic Estética da recepção
Poesia com crianças
Leitura de poesia com crianças
Crianças e leitura de poesia
Ensino fundamental - leitura de poesia
Ensino de literatura
Dança e poesia
Valsa
Ciranda
Performance
Poesia sobre dança
Poesia infantil - sala de aula
Pesquisa-ação
Leitura vocalizada
Leitura e corpo
Poesia e dança
Poesia infantil
Reception aesthetics
Poetry with children
Poetry reading with children
Children and poetry reading
Elementary school - poetry reading
Teaching literature
Dance and poetry
Waltz
Poetry about dance
Children's poetry - classroom
Action research
Vocalized reading
Reading and body
Poetry and dance
Children's poetry
Literatura
description Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2022-09-21T10:43:47Z
2022-09-21
2022-09-21T10:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
identifier_str_mv BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556693913600