Aprendendo com a poesia infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Magda Sofia Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32399
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated.
id RCAP_0b8775d50c364c5cc7e251e9f62b0665
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendendo com a poesia infantilLiteratura infantilPoesiaLeituraCriatividadeChildren's literaturePoetryReadingCreativityO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated.Universidade de Évora2022-08-17T16:43:02Z2022-08-172022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32399http://hdl.handle.net/10174/32399TID:203044436porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomagda.guerreiro1@hotmail.com676Guerreiro, Magda Sofia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:26.344059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com a poesia infantil
title Aprendendo com a poesia infantil
spellingShingle Aprendendo com a poesia infantil
Guerreiro, Magda Sofia Silva
Literatura infantil
Poesia
Leitura
Criatividade
Children's literature
Poetry
Reading
Creativity
title_short Aprendendo com a poesia infantil
title_full Aprendendo com a poesia infantil
title_fullStr Aprendendo com a poesia infantil
title_full_unstemmed Aprendendo com a poesia infantil
title_sort Aprendendo com a poesia infantil
author Guerreiro, Magda Sofia Silva
author_facet Guerreiro, Magda Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Magda Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Poesia
Leitura
Criatividade
Children's literature
Poetry
Reading
Creativity
topic Literatura infantil
Poesia
Leitura
Criatividade
Children's literature
Poetry
Reading
Creativity
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17T16:43:02Z
2022-08-17
2022-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32399
http://hdl.handle.net/10174/32399
TID:203044436
url http://hdl.handle.net/10174/32399
identifier_str_mv TID:203044436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
magda.guerreiro1@hotmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136695672635392