Aprendendo com a poesia infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32399 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated. |
id |
RCAP_0b8775d50c364c5cc7e251e9f62b0665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32399 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendendo com a poesia infantilLiteratura infantilPoesiaLeituraCriatividadeChildren's literaturePoetryReadingCreativityO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated.Universidade de Évora2022-08-17T16:43:02Z2022-08-172022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32399http://hdl.handle.net/10174/32399TID:203044436porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomagda.guerreiro1@hotmail.com676Guerreiro, Magda Sofia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:26.344059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com a poesia infantil |
title |
Aprendendo com a poesia infantil |
spellingShingle |
Aprendendo com a poesia infantil Guerreiro, Magda Sofia Silva Literatura infantil Poesia Leitura Criatividade Children's literature Poetry Reading Creativity |
title_short |
Aprendendo com a poesia infantil |
title_full |
Aprendendo com a poesia infantil |
title_fullStr |
Aprendendo com a poesia infantil |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com a poesia infantil |
title_sort |
Aprendendo com a poesia infantil |
author |
Guerreiro, Magda Sofia Silva |
author_facet |
Guerreiro, Magda Sofia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Magda Sofia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Poesia Leitura Criatividade Children's literature Poetry Reading Creativity |
topic |
Literatura infantil Poesia Leitura Criatividade Children's literature Poetry Reading Creativity |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O estudo desenvolvido teve como objetivo compreender primeiramente a relação das crianças com a literatura infantil e quais os conhecimentos já detidos por elas relativamente ao texto poético, uma vez que, ao longo do curso, em observações nos vários contextos, verifiquei que a poesia infantil foi pouco promovida. Para isso, promovi diferentes experiências de aprendizagem com os objetivos de estimular a criatividade e imaginação das crianças, ampliar o leque literário das mesmas e promover o desenvolvimento da linguagem através de momentos de leitura, exploração de rimas e lengalengas. No pré-escolar, as crianças tinham entre os três e os seis anos e, no 1º ciclo as dinamizações foram realizadas com crianças entre os seis e os dez anos. Deste modo o estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados com o intuito de responder às questões delineadas para atingir os objetivos propostos. Através dos dados recolhidos foi possível observar que as crianças reforçaram as conceções já existentes através das obras literárias apresentadas e posteriormente pelas dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso permitiu que a criatividade, imaginação, bem como a linguagem e a escrita fossem estimuladas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education – Playing with children´s poetry Abstract: This study was developed on the research of the curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of obtaining a master's degree. The investigation developed aimed to first understand the relationship youngsters had with children's literature and what knowledge they have already had in relation to the poetry, since, throughout the course, in observations in the various contexts, I verified that poetry children was vanguely promoted. For this, I promoted different learning experiences in order to stimulate children's creativity and imagination, expand their literary range and promote language development through moments of reading and exploration of rhymes and songs. In preschool, the children were between three and six years old and, in the 1st cycle, the dynamizations were carried out with children between six and ten years old. Along these lines, the study was supported by the action-research methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to answer the questions outlined to achieve the proposed objectives. The collected data allowed me to observe that the children reinforced the existing conceptions through the presented literary works and then by the developed dynamics. All this allowed creativity, imagination, as language and writing to be stimulated. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-17T16:43:02Z 2022-08-17 2022-06-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32399 http://hdl.handle.net/10174/32399 TID:203044436 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32399 |
identifier_str_mv |
TID:203044436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação magda.guerreiro1@hotmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136695672635392 |