Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 |
Resumo: | A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo. |
id |
UFCG_3aeb8d912eb95d343ca427aa61d16ed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36414 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school.Educação Matemática CríticaEnsino de MatmeáticaEscola do campoTurma multisseriadaEducação do CampoCritical Mathematics EducationTeaching MathematicsCountry schoolMultigrade classRural EducationEducação do Campo.A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.The research deals with the teaching of Mathematics in a multigrade class in the countryside and is anchored in studies on Rural Education and multigrade classes and the teaching of Mathematics in a critical perspective. The school participating in the research is located in a rural community in the municipality of Alagoa Grande-PB. We used document analysis as a methodological procedure to analyze the Mathematics activities recorded in a notebook of a student in the multigrade class of the 2nd and 3rd Year of Elementary School. We also carried out a semi-structured interview with the class teacher. The results of the study indicate that even though Mathematics activities were not identified in the student's notebook, the contextualization of activities with Coexistence with the Semi-Arid region may have been proposed by the teacher during other activities. We recommend carrying out future research on the topic, since multigrade schools in the countryside represent the resistance of peasants and the fight for an education that is socially referenced by rural people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Aldinete Silvino de.https://orcid.org/0000-0002-1889-5274http://lattes.cnpq.br/7418494748398866SANTOS, Marinalva Valdivino dos.SANTOS, M. V.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.https://orcid.org/0000-0001-6364-3466http://lattes.cnpq.br/3274805623219013NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.2024-05-172024-07-02T15:52:59Z2024-07-022024-07-02T15:52:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-02T15:56:19Zoai:localhost:riufcg/36414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-02T15:56:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school. |
title |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
spellingShingle |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Educação Matemática Crítica Ensino de Matmeática Escola do campo Turma multisseriada Educação do Campo Critical Mathematics Education Teaching Mathematics Country school Multigrade class Rural Education Educação do Campo. |
title_short |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
title_full |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
title_fullStr |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
title_sort |
Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. |
author |
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. |
author_facet |
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 SANTOS, Marinalva Valdivino dos. SANTOS, M. V. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica Ensino de Matmeática Escola do campo Turma multisseriada Educação do Campo Critical Mathematics Education Teaching Mathematics Country school Multigrade class Rural Education Educação do Campo. |
topic |
Educação Matemática Crítica Ensino de Matmeática Escola do campo Turma multisseriada Educação do Campo Critical Mathematics Education Teaching Mathematics Country school Multigrade class Rural Education Educação do Campo. |
description |
A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-17 2024-07-02T15:52:59Z 2024-07-02 2024-07-02T15:52:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744627228475392 |