Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
Resumo: A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.
id UFCG_3aeb8d912eb95d343ca427aa61d16ed0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36414
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school.Educação Matemática CríticaEnsino de MatmeáticaEscola do campoTurma multisseriadaEducação do CampoCritical Mathematics EducationTeaching MathematicsCountry schoolMultigrade classRural EducationEducação do Campo.A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.The research deals with the teaching of Mathematics in a multigrade class in the countryside and is anchored in studies on Rural Education and multigrade classes and the teaching of Mathematics in a critical perspective. The school participating in the research is located in a rural community in the municipality of Alagoa Grande-PB. We used document analysis as a methodological procedure to analyze the Mathematics activities recorded in a notebook of a student in the multigrade class of the 2nd and 3rd Year of Elementary School. We also carried out a semi-structured interview with the class teacher. The results of the study indicate that even though Mathematics activities were not identified in the student's notebook, the contextualization of activities with Coexistence with the Semi-Arid region may have been proposed by the teacher during other activities. We recommend carrying out future research on the topic, since multigrade schools in the countryside represent the resistance of peasants and the fight for an education that is socially referenced by rural people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Aldinete Silvino de.https://orcid.org/0000-0002-1889-5274http://lattes.cnpq.br/7418494748398866SANTOS, Marinalva Valdivino dos.SANTOS, M. V.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.https://orcid.org/0000-0001-6364-3466http://lattes.cnpq.br/3274805623219013NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.2024-05-172024-07-02T15:52:59Z2024-07-022024-07-02T15:52:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-02T15:56:19Zoai:localhost:riufcg/36414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-02T15:56:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school.
title Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
spellingShingle Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
Educação Matemática Crítica
Ensino de Matmeática
Escola do campo
Turma multisseriada
Educação do Campo
Critical Mathematics Education
Teaching Mathematics
Country school
Multigrade class
Rural Education
Educação do Campo.
title_short Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
title_full Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
title_fullStr Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
title_full_unstemmed Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
title_sort Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
author NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
author_facet NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
https://orcid.org/0000-0002-1889-5274
http://lattes.cnpq.br/7418494748398866
SANTOS, Marinalva Valdivino dos.
SANTOS, M. V.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Ensino de Matmeática
Escola do campo
Turma multisseriada
Educação do Campo
Critical Mathematics Education
Teaching Mathematics
Country school
Multigrade class
Rural Education
Educação do Campo.
topic Educação Matemática Crítica
Ensino de Matmeática
Escola do campo
Turma multisseriada
Educação do Campo
Critical Mathematics Education
Teaching Mathematics
Country school
Multigrade class
Rural Education
Educação do Campo.
description A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-17
2024-07-02T15:52:59Z
2024-07-02
2024-07-02T15:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
identifier_str_mv NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627228475392