Roteirização de veículos: estudo de caso em uma indústria alimentícia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silva0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12648 |
Resumo: | Apresenta o problema de roteirização de veículos em uma indústria de alimentos não-perecíveis, executado de forma empírica, sem nenhum método estruturado para a realização das rotas estudadas. Para isso aplicou-se o método da heurística do vizinho mais próximo, que definiu a sequência dos pontos de atendimento de cada trajeto. Em seguida, como resolução para o problema, pode-se elaborar o plano de roteirização programado quanto à quilometragem, tempo de percurso, veículo e dias necessários para a realização de entregas de produtos para as rotas analisadas. O plano proposto se mostrou eficaz no que tange a redução de custos com transportes, visto que o número de caminhões foi reduzido de cinco para três, e então, pode-se diminuir os custos com combustíveis e demais gastos referentes aos veículos, além da redução do número e custos com motoristas, influenciando na redução de 40% dos custos logísticos relacionado aos motoristas. |
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Roteirização de veículos: estudo de caso em uma indústria alimentícia.Vehicle routing: case study in a food industry.Roteirização de veículosLogísticaHeurística do vizinho mais próximoAlimentos não perecíveis – distribuiçãoVehicle routingLogisticsNearest neighbor heuristicNon-perishable foods - distributionApresenta o problema de roteirização de veículos em uma indústria de alimentos não-perecíveis, executado de forma empírica, sem nenhum método estruturado para a realização das rotas estudadas. Para isso aplicou-se o método da heurística do vizinho mais próximo, que definiu a sequência dos pontos de atendimento de cada trajeto. Em seguida, como resolução para o problema, pode-se elaborar o plano de roteirização programado quanto à quilometragem, tempo de percurso, veículo e dias necessários para a realização de entregas de produtos para as rotas analisadas. O plano proposto se mostrou eficaz no que tange a redução de custos com transportes, visto que o número de caminhões foi reduzido de cinco para três, e então, pode-se diminuir os custos com combustíveis e demais gastos referentes aos veículos, além da redução do número e custos com motoristas, influenciando na redução de 40% dos custos logísticos relacionado aos motoristas.The industrial food sector is a market that has been growing a lot, so it is necessary to distribute large quantities of products over long distances. In this context, logistics has become indispensable for the execution of business activities, especially regarding the physical distribution of products, as it is the same to deliver goods at the exact time and place, so that the expectations of its consumers are met and that the cost of the carrier vehicle is as low as possible. Given this scenario, the present paper presents the problem of vehicle routing in a non-perishable food industry, performed empirically, without any structured method to perform the studied routes. For this, the closest neighbor's heuristic method was applied, which defined the sequence of points of care of each route. Then, as a solution to the problem, the programmed routing plan can be elaborated regarding the mileage, travel time, vehicle and days required to deliver products for the analyzed routes. The proposed plan proved to be effective in reducing transportation costs, as the number of trucks was reduced from five to three, so fuel and other vehicle costs can be reduced, as well as reducing the number and costs of drivers, leading to a 40% reduction in driver-related logistics costs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGARAÚJO, Maria Creuza Borges de.ARAÚJO, M. C. B.http://lattes.cnpq.br/8314910448343996SCHRAMM, Vanessa Batista.PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.SILVA, Tamires Bezerra da.2019-12-102020-03-27T16:18:59Z2020-03-272020-03-27T16:18:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silva0http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12648SILVA, Tamires Bezerra da. Roteirização de veículos: estudo de caso em uma indústria alimentícia. 2019. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-30T17:45:33Zoai:localhost:riufcg/12648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-30T17:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Apresenta o problema de roteirização de veículos em uma indústria de alimentos não-perecíveis, executado de forma empírica, sem nenhum método estruturado para a realização das rotas estudadas. Para isso aplicou-se o método da heurística do vizinho mais próximo, que definiu a sequência dos pontos de atendimento de cada trajeto. Em seguida, como resolução para o problema, pode-se elaborar o plano de roteirização programado quanto à quilometragem, tempo de percurso, veículo e dias necessários para a realização de entregas de produtos para as rotas analisadas. O plano proposto se mostrou eficaz no que tange a redução de custos com transportes, visto que o número de caminhões foi reduzido de cinco para três, e então, pode-se diminuir os custos com combustíveis e demais gastos referentes aos veículos, além da redução do número e custos com motoristas, influenciando na redução de 40% dos custos logísticos relacionado aos motoristas. |
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