Análise dos operadores argumentativos no livro didático do 9º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9148 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar como são abordados os operadores argumentativos para o trabalho de produção textual no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos uma base teórica partindo de apontamentos sobre o Livro Didático, finalizando com os conceitos dos operadores argumentativos fundamentados em Koch (2012). Em seguida, verificamos se havia o trabalho com os operadores argumentativos em produções textuais no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental; posteriormente, descrevemos o tratamento dado pelo Livro Didático aos articuladores textuais em produções textuais. A fundamentação teórica foi a Linguística textual, com base nos trabalhos de Marcuschi (1981) e Fávero e Koch (1983), primeiros trabalhos sobre essa teoria publicados no Brasil. Além da Linguística Textual, fundamentamos nossa pesquisa também na Semântica Argumentativa através de estudiosos da teoria de Oswald Ducrot (1983) e ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a coesão textual e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental, considerando também os demais autores que nos auxiliaram nas teorias. Esta é uma pesquisa documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa foram os quatro livros didáticos da coleção Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano destinado aos alunos do ensino fundamental II. O resultado da análise apontou que 22% das atividades do Livro Didático trabalham os operadores argumentativos em produções textuais de forma totalmente produtiva, o que corresponde a 03 atividades, 14% são classificadas como parcialmente produtivas, o que corresponde a 02 atividades, e 64% como pouco produtivas, o que corresponde a 09 atividades, já que trabalham os operadores argumentativos em menos de 50% das questões das atividades analisadas. A partir desse resultado, consideramos que há um baixo percentual para um trabalho efetivo de argumentação textual. |
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Análise dos operadores argumentativos no livro didático do 9º ano do ensino fundamental.Analysis of the argumentative operators in the 9th grade textbook.Linguística textualOperadores argumentativosProdução textualLivro didáticoSemântica argumentativaTextual LinguisticsArgumentative OperatorsText ProductionTextbookArgumentative SemanticsLetras - Língua Portuguesa.O objetivo deste trabalho é analisar como são abordados os operadores argumentativos para o trabalho de produção textual no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elaboramos uma base teórica partindo de apontamentos sobre o Livro Didático, finalizando com os conceitos dos operadores argumentativos fundamentados em Koch (2012). Em seguida, verificamos se havia o trabalho com os operadores argumentativos em produções textuais no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental; posteriormente, descrevemos o tratamento dado pelo Livro Didático aos articuladores textuais em produções textuais. A fundamentação teórica foi a Linguística textual, com base nos trabalhos de Marcuschi (1981) e Fávero e Koch (1983), primeiros trabalhos sobre essa teoria publicados no Brasil. Além da Linguística Textual, fundamentamos nossa pesquisa também na Semântica Argumentativa através de estudiosos da teoria de Oswald Ducrot (1983) e ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a coesão textual e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental, considerando também os demais autores que nos auxiliaram nas teorias. Esta é uma pesquisa documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa foram os quatro livros didáticos da coleção Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano destinado aos alunos do ensino fundamental II. O resultado da análise apontou que 22% das atividades do Livro Didático trabalham os operadores argumentativos em produções textuais de forma totalmente produtiva, o que corresponde a 03 atividades, 14% são classificadas como parcialmente produtivas, o que corresponde a 02 atividades, e 64% como pouco produtivas, o que corresponde a 09 atividades, já que trabalham os operadores argumentativos em menos de 50% das questões das atividades analisadas. A partir desse resultado, consideramos que há um baixo percentual para um trabalho efetivo de argumentação textual.The objective of this work is to analyze how argumentative operators are used to work with textual production in a textbook of the 9th year of Elementary School. For that, we elaborate a theoretical construction, first discussing about the textbook, then the concepts of argumentative operators based on Koch (2012) are presented. Next, we verified if there was the work with argumentative operators in textual productions from the textbook for 9th grade of Elementary School; later, we described the treatment given to textual articulators in textual productions of the same material. Textual Linguistics provided theoretical basis for this study. Some works of this area were used fundamentally, namely Marcuschi (1981) and Fávero & Koch (1983), which were the first researches published in Brazil on this theory. Beside Textual Linguistics, we also based our research on Argumentative Semantics, refering to scholars such as Oswald Ducrot (1983). In addition, the Parâmetros Curriculares Nacionais (CPN) [National Curriculum Parameters] and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [National Curricular Common Base] were also consulted, as we focus on textual cohesion and the objectives of Portuguese language teaching in Elementary School, considering also other authors who have helped us with theoretical matters. This is a quantitative-qualitative documentary research. The universe of this research was four textbooks of Português Linguagens collection, by William Cereja and Thereza Cochar. Among this universe, we selected as corpus for the analysis the book of the 9th grade, as said before. The analysis result pointed out that 22% of the activities of the textbook work with argumentative operators in textual productions in a totally productive way, which corresponds to 03 activities, 14% are classified as partially productive, which corresponds to 02 activities, and 64% as little productive, which corresponds to 09 activities, since the argumentative operators are approached in less than 50% of the questions in the activities analyzed. From this result, we consider that there is a low percentage for an effective work of textual argumentation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.SILVA, Jady Mirtis de Abreu Gomes.2019-06-122019-11-13T14:04:26Z2019-11-132019-11-13T14:04:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9148SILVA, Jady Mirtis de Abreu Gomes. Análise dos operadores argumentativos no Livro Didático do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 60f. 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