Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870
Resumo: O curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho, esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana.
id UFCG_3b11255ddf8999775ae6177451fa1762
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12870
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.The National Curriculum Parameters of geography: a methodological approach.Currículo- geografiaParâmetros Curriculares Nacionais- geografiaGeografia- metodologias do ensinoCurriculum- geographyNational Curriculum Parameters - geographyGeography - teaching methodologiesLicenciatura em Geografia.O curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho, esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana.The official curriculum is presented as a tool that influences the learning process in basic Education setting , from the definition of thematic teaching to the organization of textbooks and their critical reflection by teachers of geography in education. Thmking about these questions, we undertook in this monograph, a discussion of the methodological elements that guide the teaching o f geography from the National Curriculum Guidelines published in 1998 . Accordingly, the primary goal of this work was connected to the understanding of the proposed teacMng of this subject. Based on the defined objective, we initially performed a brief historical overview and discussion o f some theories related to the curriculum, in order to discuss their influence on teaching processes. From this, we discussed how the National Curricular Parameters are interrelated with these curricular theories presented by Sacristan (2010 ) , identifying the proposed organization o f learning from the developed to the Brazilian State in the 1990 curriculum policies , the from the relations of the Law o f Guidelines and Bases o f Education 1996 . based on this analysis and the establishment of a set of criticisms about the preparation and the document setting process, pointing up the need for organization of the curriculum developed in cooperation as a means to promote a significant education bound by the everyday relationships; the experiences of the students; and considers that the existing advances and problems in the context of schools. Finally, from the analysis of the methodological dimension of the document directed the orientation of geography teaching in the 3rd and 4th cycles of Basic Education, pointed out the way they organize some geographic categories ; cross-cutting themes ; interdisciplinary proposals and possible advancements in physical relationship x Geography Human Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LIMA, Maria Janete de.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.20142020-05-20T14:43:40Z2020-05-202020-05-20T14:43:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:33:45Zoai:localhost:riufcg/12870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:33:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
The National Curriculum Parameters of geography: a methodological approach.
title Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
spellingShingle Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
Currículo- geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais- geografia
Geografia- metodologias do ensino
Curriculum- geography
National Curriculum Parameters - geography
Geography - teaching methodologies
Licenciatura em Geografia.
title_short Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
title_full Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
title_fullStr Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
title_full_unstemmed Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
title_sort Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.
author ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
author_facet ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
LIMA, Maria Janete de.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo- geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais- geografia
Geografia- metodologias do ensino
Curriculum- geography
National Curriculum Parameters - geography
Geography - teaching methodologies
Licenciatura em Geografia.
topic Currículo- geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais- geografia
Geografia- metodologias do ensino
Curriculum- geography
National Curriculum Parameters - geography
Geography - teaching methodologies
Licenciatura em Geografia.
description O curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho, esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-05-20T14:43:40Z
2020-05-20
2020-05-20T14:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870
identifier_str_mv ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443778007040