O currículo de geografia: uma análise do documento de reorientação curricular da SEE-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Washington Aldy
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08022010-151640/
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar a construção da geografia escolar inserida no documento de Reorientação Curricular deste órgão oficial. Neste trabalho, o currículo de Geografia é analisado no atual contexto de transformações do mundo da educação pela perspectiva neoliberal. Tal contexto é marcado por transformações na educação brasileira que ocorre a partir da criação Lei de Diretrizes de Base Nacional (9.394/96), das reformas curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais para os níveis fundamental e médio, das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos sistemas de avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio, cujo objetivo é criar um novo modelo de escola e de ensino no país. No estado do Rio de Janeiro, essas transformações ocorreram dentro de uma mesma lógica global/nacional através de um programa de avaliação das escolas públicas intitulado de Nova Escola. O currículo de Geografia da Secretaria Estadual de Educação é parte desse contexto. Sua análise é feita através de um diálogo com o campo de estudos sobre currículo e a Geografia acadêmica e escolar brasileira, objetivando compreender as concepções de currículo e de Geografia escolar presentes no documento. A pesquisa aborda as relações existentes entre as políticas educacionais dos organismos multilaterais para os países emergentes, com destaque para o Banco Mundial e sua similaridade com o programa Nova Escola, assim como os pontos convergentes sobre concepção de currículo entre o Banco e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O trabalho também analisa o currículo de Geografia na perspectiva teórico-metodológica com o intuito de compreender o papel que essa ciência desenvolve na Reorientação Curricular e no programa Nova Escola.
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spelling O currículo de geografia: uma análise do documento de reorientação curricular da SEE-RJThe Geography curriculum: an analysis of the document \"curriculum guide\" of SEE-RJCurrículoCurrículo de GeografiaCurriculumEducation public politicsEnsino de GeografiaGeography curriculumGeography learningNeoliberalismNeoliberalismoPolíticas públicas de educaçãoTrata-se de uma pesquisa sobre o currículo de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar a construção da geografia escolar inserida no documento de Reorientação Curricular deste órgão oficial. Neste trabalho, o currículo de Geografia é analisado no atual contexto de transformações do mundo da educação pela perspectiva neoliberal. Tal contexto é marcado por transformações na educação brasileira que ocorre a partir da criação Lei de Diretrizes de Base Nacional (9.394/96), das reformas curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais para os níveis fundamental e médio, das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos sistemas de avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio, cujo objetivo é criar um novo modelo de escola e de ensino no país. No estado do Rio de Janeiro, essas transformações ocorreram dentro de uma mesma lógica global/nacional através de um programa de avaliação das escolas públicas intitulado de Nova Escola. O currículo de Geografia da Secretaria Estadual de Educação é parte desse contexto. Sua análise é feita através de um diálogo com o campo de estudos sobre currículo e a Geografia acadêmica e escolar brasileira, objetivando compreender as concepções de currículo e de Geografia escolar presentes no documento. A pesquisa aborda as relações existentes entre as políticas educacionais dos organismos multilaterais para os países emergentes, com destaque para o Banco Mundial e sua similaridade com o programa Nova Escola, assim como os pontos convergentes sobre concepção de currículo entre o Banco e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O trabalho também analisa o currículo de Geografia na perspectiva teórico-metodológica com o intuito de compreender o papel que essa ciência desenvolve na Reorientação Curricular e no programa Nova Escola.Summary: It is a research about the curriculum implemented by Education Secretary of Rio de Janeiro State , it aims to analyze geography education development within the Curriculum Guide, which is a document from this official institution. In this assignment, the geography curriculum is analyzed by a current context of changing in education field considering the neoliberal viewpoint. This context is marked by changes in Brazilian education which begins from the creation of the National Curricular Parameters to elementary school and high school, of National Curricular Directives and the new evaluation systems as the National Exam of High School. All these strategies focus on a creation of a new learning model in the basis of the country. In Rio de Janeiro State , these changes occurred in a balanced logic between global and national, through a program which evaluates public schools called New School . The geography curriculum of Education Secretary State is part of this context. Its analysis is done by a dialog among the studies field, the Geography College and schools. It aims to understand the conceptions of the curriculum and geography education inside of the document. This research shows the relations among the educational politics from multilateral institutions to developing countries, an important example is the World Bank Group and its similarity with the program New School . Moreover there are some convergent points about the curriculum conception between the bank and the Education Secretary State of Rio de Janeiro . This essay analyzes the geography curriculum from the theoretical and methodological point of view with the objective of understanding the geography science role considering its development in the Curriculum Guide and inside the New School program.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastellar, Sonia Maria VanzellaFerreira, Washington Aldy2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08022010-151640/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-08022010-151640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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