Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
Resumo: O fenômeno da violência vem sendo cada vez mais debatido no Brasil como um problema que tem preocupado a maioria da população nas últimas décadas. Trata-se de um fenômeno difuso que se dissemina em todas as sociedades e seus efeitos se expressam nos diversos espaços, e a escola como uma instituição inserida na sociedade, não está isenta dessas práticas. Uma das formas de violência que é específica do ambiente escolar e ganha contornos singulares no âmbito desse espaço envolvendo, principalmente, crianças e adolescentes e que atualmente vem sendo estudado com maior intensidade no meio acadêmico brasileiro, é o bullying. Diante desse quadro, a pesquisa ora apresentada busca analisar as representações de violência entre os alunos que os professores constroem no interior desse espaço. O nosso universo de análise empírica corresponde a duas escolas da rede pública de ensino localizadas em bairros distintos da cidade de Campina Grande-PB, uma situada em área considerada periférica localizada na zona oeste; e a outra encontra-se nas proximidades do centro da cidade. Os sujeitos selecionados para contribuir com nossa pesquisa foram os professores que lecionam no ensino fundamental do 6º ao 8º ano nos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, empregamos a análise qualitativa por meio da prática etnográfica, mediante observações minuciosas no cotidiano das escolas. Tal técnica, permitiu um contato direto com o campo de pesquisa, possibilitando a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisado. Paralelamente realizamos entrevistas semiestruturadas com 11 docentes das respectivas escolas, versando sobre a concepção desses em relação à violência escolar, como agem diante das ocorrências de bullying no interior da escola e o que tem sido feito para contribuir com eventuais mudanças nas práticas dessa violência.
id UFCG_3b1a7ff9ecab2eb1a57bd433dd5d43b8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/124
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.Violência EscolarBullyingViolenceViolence Inside SchoolTeachers and ViolenceEtnografiaCiências sociais.O fenômeno da violência vem sendo cada vez mais debatido no Brasil como um problema que tem preocupado a maioria da população nas últimas décadas. Trata-se de um fenômeno difuso que se dissemina em todas as sociedades e seus efeitos se expressam nos diversos espaços, e a escola como uma instituição inserida na sociedade, não está isenta dessas práticas. Uma das formas de violência que é específica do ambiente escolar e ganha contornos singulares no âmbito desse espaço envolvendo, principalmente, crianças e adolescentes e que atualmente vem sendo estudado com maior intensidade no meio acadêmico brasileiro, é o bullying. Diante desse quadro, a pesquisa ora apresentada busca analisar as representações de violência entre os alunos que os professores constroem no interior desse espaço. O nosso universo de análise empírica corresponde a duas escolas da rede pública de ensino localizadas em bairros distintos da cidade de Campina Grande-PB, uma situada em área considerada periférica localizada na zona oeste; e a outra encontra-se nas proximidades do centro da cidade. Os sujeitos selecionados para contribuir com nossa pesquisa foram os professores que lecionam no ensino fundamental do 6º ao 8º ano nos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, empregamos a análise qualitativa por meio da prática etnográfica, mediante observações minuciosas no cotidiano das escolas. Tal técnica, permitiu um contato direto com o campo de pesquisa, possibilitando a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisado. Paralelamente realizamos entrevistas semiestruturadas com 11 docentes das respectivas escolas, versando sobre a concepção desses em relação à violência escolar, como agem diante das ocorrências de bullying no interior da escola e o que tem sido feito para contribuir com eventuais mudanças nas práticas dessa violência.The phenomenon of violence has been increasingly debated in Brazil as a problem that has worried the majority of the population in recent decades. This is a widespread phenomenon that spreads in all societies and their effects are expressed in different areas, and the school as an institution embedded in society, is not exempt from these practices. One of the forms of violence that is specific to the school environment and takes unique contours within this space involving mainly children and adolescents and is currently being studied more intensively in the Brazilian academic, is bullying. Given this situation, the research presented here aims to analyze the representations of violence among students that the teachers build about this situation. Our empirical analysis of the universe corresponds to two schools in the public school system located in different neighborhoods of the city of Campina Grande-PB, one located in an area considered peripheral located in the west; and the other is located near the downtown city. The subjects selected to contribute to our research were the teachers who teach in elementary school from 6th to 8th grade in the morning and afternoon shifts. Methodologically, we used the qualitative analysis through ethnographic practice through detailed observations in primary education schools. This technique allowed direct contact with the search field, allowing the interaction between the researcher and the researched subject. At the same time we conducted semi-structured interviews with 11 teachers of the respective schools, dealing with the design of these in relation to school violence, how they act in the face of bullying incidents in the school and what has been done to contribute to any changes in practice such violence.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGSILVA, Vanderlan Francisco da.SILVA, Vanderlan F.http://lattes.cnpq.br/0640011315166109VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.COSTA, João Bosco Araújo.Silva, Alessandra da.20162017-11-14T17:07:58Z2017-11-142017-11-14T17:07:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124SILVA, Alessandra da. Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB. 2016. 95f (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-31T21:27:30Zoai:localhost:riufcg/124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-31T21:27:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
title Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
spellingShingle Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
Silva, Alessandra da.
Violência Escolar
Bullying
Violence
Violence Inside School
Teachers and Violence
Etnografia
Ciências sociais.
title_short Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
title_full Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
title_fullStr Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
title_full_unstemmed Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
title_sort Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.
author Silva, Alessandra da.
author_facet Silva, Alessandra da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Vanderlan Francisco da.
SILVA, Vanderlan F.
http://lattes.cnpq.br/0640011315166109
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
COSTA, João Bosco Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alessandra da.
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Escolar
Bullying
Violence
Violence Inside School
Teachers and Violence
Etnografia
Ciências sociais.
topic Violência Escolar
Bullying
Violence
Violence Inside School
Teachers and Violence
Etnografia
Ciências sociais.
description O fenômeno da violência vem sendo cada vez mais debatido no Brasil como um problema que tem preocupado a maioria da população nas últimas décadas. Trata-se de um fenômeno difuso que se dissemina em todas as sociedades e seus efeitos se expressam nos diversos espaços, e a escola como uma instituição inserida na sociedade, não está isenta dessas práticas. Uma das formas de violência que é específica do ambiente escolar e ganha contornos singulares no âmbito desse espaço envolvendo, principalmente, crianças e adolescentes e que atualmente vem sendo estudado com maior intensidade no meio acadêmico brasileiro, é o bullying. Diante desse quadro, a pesquisa ora apresentada busca analisar as representações de violência entre os alunos que os professores constroem no interior desse espaço. O nosso universo de análise empírica corresponde a duas escolas da rede pública de ensino localizadas em bairros distintos da cidade de Campina Grande-PB, uma situada em área considerada periférica localizada na zona oeste; e a outra encontra-se nas proximidades do centro da cidade. Os sujeitos selecionados para contribuir com nossa pesquisa foram os professores que lecionam no ensino fundamental do 6º ao 8º ano nos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, empregamos a análise qualitativa por meio da prática etnográfica, mediante observações minuciosas no cotidiano das escolas. Tal técnica, permitiu um contato direto com o campo de pesquisa, possibilitando a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisado. Paralelamente realizamos entrevistas semiestruturadas com 11 docentes das respectivas escolas, versando sobre a concepção desses em relação à violência escolar, como agem diante das ocorrências de bullying no interior da escola e o que tem sido feito para contribuir com eventuais mudanças nas práticas dessa violência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-14T17:07:58Z
2017-11-14
2017-11-14T17:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
SILVA, Alessandra da. Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB. 2016. 95f (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
identifier_str_mv SILVA, Alessandra da. Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB. 2016. 95f (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892000611500032