Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710
Resumo: A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA.
id UFCG_3cddfb4f93c40cc8eaed9e46db969d8a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6710
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.History teaching in Youth and Adult Education: a case study in the city of Lastro-PB.Educação de jovens e adultosHistória- estudo e ensinoEJA- ensino de históriaEscola Estadual Nestorina AbrantesEnsino MédioYouth and Adult EducationHistory- study and teachingEJA- history teachingNestorina Abrantes State SchoolHigh schoolHistória.A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA.This research has as theme the reflection about Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) in the city of Lastro, Paraíba, Brazil, and as a major goal, analyze the history of education in this modality. The participants were a total of seventeen students of the 2nd year of high school of EJA mode State School Nestorina Abrantes. The research seeks to analyze how students perceive this school and what they think about the discipline of History at EJA. We trace a quick profile of this audience about work, dreams, family, thus contributing to a better understanding. Data were collected through a questionnaire with closed and open questions. The analysis tells us that students like the discipline of History, but must use teaching methods that foster the process of teaching and learning construction, taking into account the mode of adult education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere O. de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782FARIAS, Leonardo Bruno.SALES NETO, Francisco Firmino.SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.20152019-09-05T10:42:51Z2019-09-052019-09-05T10:42:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-06T13:51:53Zoai:localhost:riufcg/6710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-06T13:51:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
History teaching in Youth and Adult Education: a case study in the city of Lastro-PB.
title Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
spellingShingle Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
Educação de jovens e adultos
História- estudo e ensino
EJA- ensino de história
Escola Estadual Nestorina Abrantes
Ensino Médio
Youth and Adult Education
History- study and teaching
EJA- history teaching
Nestorina Abrantes State School
High school
História.
title_short Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
title_full Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
title_fullStr Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
title_full_unstemmed Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
title_sort Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
author SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
author_facet SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere O. de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
FARIAS, Leonardo Bruno.
SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
História- estudo e ensino
EJA- ensino de história
Escola Estadual Nestorina Abrantes
Ensino Médio
Youth and Adult Education
History- study and teaching
EJA- history teaching
Nestorina Abrantes State School
High school
História.
topic Educação de jovens e adultos
História- estudo e ensino
EJA- ensino de história
Escola Estadual Nestorina Abrantes
Ensino Médio
Youth and Adult Education
History- study and teaching
EJA- history teaching
Nestorina Abrantes State School
High school
História.
description A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-05T10:42:51Z
2019-09-05
2019-09-05T10:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710
identifier_str_mv SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392385200128