Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710 |
Resumo: | A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA. |
id |
UFCG_3cddfb4f93c40cc8eaed9e46db969d8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6710 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.History teaching in Youth and Adult Education: a case study in the city of Lastro-PB.Educação de jovens e adultosHistória- estudo e ensinoEJA- ensino de históriaEscola Estadual Nestorina AbrantesEnsino MédioYouth and Adult EducationHistory- study and teachingEJA- history teachingNestorina Abrantes State SchoolHigh schoolHistória.A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA.This research has as theme the reflection about Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) in the city of Lastro, Paraíba, Brazil, and as a major goal, analyze the history of education in this modality. The participants were a total of seventeen students of the 2nd year of high school of EJA mode State School Nestorina Abrantes. The research seeks to analyze how students perceive this school and what they think about the discipline of History at EJA. We trace a quick profile of this audience about work, dreams, family, thus contributing to a better understanding. Data were collected through a questionnaire with closed and open questions. The analysis tells us that students like the discipline of History, but must use teaching methods that foster the process of teaching and learning construction, taking into account the mode of adult education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere O. de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782FARIAS, Leonardo Bruno.SALES NETO, Francisco Firmino.SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.20152019-09-05T10:42:51Z2019-09-052019-09-05T10:42:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-06T13:51:53Zoai:localhost:riufcg/6710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-06T13:51:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. History teaching in Youth and Adult Education: a case study in the city of Lastro-PB. |
title |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
spellingShingle |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Educação de jovens e adultos História- estudo e ensino EJA- ensino de história Escola Estadual Nestorina Abrantes Ensino Médio Youth and Adult Education History- study and teaching EJA- history teaching Nestorina Abrantes State School High school História. |
title_short |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
title_full |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
title_fullStr |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
title_full_unstemmed |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
title_sort |
Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. |
author |
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. |
author_facet |
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTANA, Rosemere O. de. SANTANA, Rosemere O. http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 FARIAS, Leonardo Bruno. SALES NETO, Francisco Firmino. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos História- estudo e ensino EJA- ensino de história Escola Estadual Nestorina Abrantes Ensino Médio Youth and Adult Education History- study and teaching EJA- history teaching Nestorina Abrantes State School High school História. |
topic |
Educação de jovens e adultos História- estudo e ensino EJA- ensino de história Escola Estadual Nestorina Abrantes Ensino Médio Youth and Adult Education History- study and teaching EJA- history teaching Nestorina Abrantes State School High school História. |
description |
A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-09-05T10:42:51Z 2019-09-05 2019-09-05T10:42:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710 SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710 |
identifier_str_mv |
SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744392385200128 |