A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHACON, Diego Firmino.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
Resumo: Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004).
id UFCG_f6be5a7cf37eab0857563323f22ced51
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34963
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching.Ensino de História - EJAEducação de Jovens e Adultos - EJAHistória na Educação de Jovens e AdultosCurrículo - Educação de Jovens e AdultosTeaching History - EJAYouth and Adult Education - EJAHistory in Youth and Adult EducationCurriculum - Youth and Adult EducationHistória.Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T18:44:32Z2024-03-072024-03-07T18:44:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963porCHACON, Diego Firmino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T18:45:06Zoai:localhost:riufcg/34963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T18:45:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching.
title A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
spellingShingle A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
CHACON, Diego Firmino.
Ensino de História - EJA
Educação de Jovens e Adultos - EJA
História na Educação de Jovens e Adultos
Currículo - Educação de Jovens e Adultos
Teaching History - EJA
Youth and Adult Education - EJA
History in Youth and Adult Education
Curriculum - Youth and Adult Education
História.
title_short A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
title_full A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
title_fullStr A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
title_full_unstemmed A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
title_sort A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
author CHACON, Diego Firmino.
author_facet CHACON, Diego Firmino.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHACON, Diego Firmino.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História - EJA
Educação de Jovens e Adultos - EJA
História na Educação de Jovens e Adultos
Currículo - Educação de Jovens e Adultos
Teaching History - EJA
Youth and Adult Education - EJA
History in Youth and Adult Education
Curriculum - Youth and Adult Education
História.
topic Ensino de História - EJA
Educação de Jovens e Adultos - EJA
História na Educação de Jovens e Adultos
Currículo - Educação de Jovens e Adultos
Teaching History - EJA
Youth and Adult Education - EJA
History in Youth and Adult Education
Curriculum - Youth and Adult Education
História.
description Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-07T18:44:32Z
2024-03-07
2024-03-07T18:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
identifier_str_mv CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616111472640