Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, David Denner Ferreira da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676
Resumo: Atualmente, as tecnologias de informação e comunicação têm exercido considerável influência na sociedade, promovendo mudanças nas formas de difundir a informação em seus diversos setores. Na área da educação, existem vários trabalhos, entre artigos, livros, monografias e outros, que apresentam o uso destas tecnologias como uma aliada à escola na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Os próprios documentos norteadores da educação básica nacional mencionam as TICs como recursos dotados de potencialidades para elevar a qualidade da educação no Brasil. Neste sentido, diante de argumentos positivos para a efetiva a utilização das TICs nas instituições escolares brasileiras, este trabalho objetiva investigar como a inserção destas tecnologias, como recurso pedagógico, tem sua abordagem nos Projetos Político-Pedagógicos de algumas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, da região do Curimataú paraibano. Para isso, fundamentado nos princípios regimentais para a educação básica nacional, foram elaboradas cinco categorias temáticas que, por sua vez, serviram de base para a análise das referidas propostas pedagógicas, a fim de se conhecer a distância existente entre as orientações constantes na legislação nacional e as Propostas Pedagógicas das escolas estudadas. Ao final da investigação, revelou-se que, de forma geral, a abordagem, nas respectivas Propostas, se faz de informações superficiais, demonstrando pouca preocupação com o tema.
id UFCG_3d62d582f18b8b529b95e0bd0308803b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11676
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.New information and communication technologies: a documentary analysis in state public schools in the Curimataú Paraibano.Nuevas tecnologías de la información y la comunicación: un análisis documental en las escuelas públicas estaduales de Curimataú Paraibano.Tecnologia de Informação e ComunicaçãoEducaçãoCurimataú paraibanoInformation and Communication TechnologyEducationCurimataú ParaibaTecnología de la información y la comunicaciónEducaciónProcessos da ComunicaçãoAtualmente, as tecnologias de informação e comunicação têm exercido considerável influência na sociedade, promovendo mudanças nas formas de difundir a informação em seus diversos setores. Na área da educação, existem vários trabalhos, entre artigos, livros, monografias e outros, que apresentam o uso destas tecnologias como uma aliada à escola na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Os próprios documentos norteadores da educação básica nacional mencionam as TICs como recursos dotados de potencialidades para elevar a qualidade da educação no Brasil. Neste sentido, diante de argumentos positivos para a efetiva a utilização das TICs nas instituições escolares brasileiras, este trabalho objetiva investigar como a inserção destas tecnologias, como recurso pedagógico, tem sua abordagem nos Projetos Político-Pedagógicos de algumas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, da região do Curimataú paraibano. Para isso, fundamentado nos princípios regimentais para a educação básica nacional, foram elaboradas cinco categorias temáticas que, por sua vez, serviram de base para a análise das referidas propostas pedagógicas, a fim de se conhecer a distância existente entre as orientações constantes na legislação nacional e as Propostas Pedagógicas das escolas estudadas. Ao final da investigação, revelou-se que, de forma geral, a abordagem, nas respectivas Propostas, se faz de informações superficiais, demonstrando pouca preocupação com o tema.Today, information and communication technologies have exercised considerable influence in society by promoting changes in ways of disseminating information in its various sectors. In education, there are several works, including articles, books, monographs and others that feature the use of these technologies as an ally to school in pursuit of improving the quality of education. Even the guiding documents of the national basic education mention ICTs as resources with the potential to raise the quality of education in Brazil. In this sense, in the face of positive arguments for the effective use of ICTs in Brazilian educational institutions, this paper aims to investigate how the integration of these technologies, as a pedagogical resource, has your approach to political-pedagogical projects of some state public elementary schools and average, of Paraiba Curimataú region. For that, based on procedural principles for the national basic education, five thematic categories were developed which, in turn, formed the basis for the analysis of these educational proposals, in order to meet the gap between the guidelines in national legislation and Pedagogical Proposals of the studied schools. At the end of the investigation, it was revealed that, in general, the approach in their respective proposals, it is of superficial information, showing little concern over the issue.En la actualidad, las tecnologías de la información y la comunicación han ejercido una considerable influencia en la sociedad, impulsando cambios en las formas de difundir la información en sus diversos sectores. En el área de la educación, existen varios trabajos, entre artículos, libros, monografías y otros, que presentan el uso de estas tecnologías como un aliado de la escuela en la búsqueda de mejorar la calidad de la educación. Los documentos que orientan la educación básica nacional mencionan las TIC como recursos con potencial para elevar la calidad de la educación en Brasil. En ese sentido, frente a los argumentos positivos para el uso efectivo de las TIC en las instituciones escolares brasileñas, este trabajo tiene como objetivo investigar cómo la inserción de estas tecnologías, como recurso pedagógico, tiene su abordaje en los Proyectos Político-Pedagógicos de algunos estados. escuelas públicas de enseñanza básica y media, de la región de Curimataú, Paraíba. Para ello, con base en los principios reglamentarios para la educación básica nacional, se elaboraron cinco categorías temáticas que, a su vez, sirvieron de base para el análisis de las referidas propuestas pedagógicas, a fin de conocer la distancia entre los lineamientos contenidos en la legislación nacional y las Propuestas Pedagógicas de las escuelas estudiadas. Al final de la investigación, se reveló que, en general, el abordaje, en las respectivas Propuestas, es de información superficial, mostrando poca preocupación por el tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazão.http://lattes.cnpq.br/5314751391292608FEITOSA, Izayana Pereira.SODRÉ NETO, Luiz.SILVA, David Denner Ferreira da.20152020-02-10T10:35:06Z2020-02-102020-02-10T10:35:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676SILVA,David Denner Ferreira da. Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano. 2015. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:46:30Zoai:localhost:riufcg/11676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:46:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
New information and communication technologies: a documentary analysis in state public schools in the Curimataú Paraibano.
Nuevas tecnologías de la información y la comunicación: un análisis documental en las escuelas públicas estaduales de Curimataú Paraibano.
title Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
spellingShingle Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
SILVA, David Denner Ferreira da.
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educação
Curimataú paraibano
Information and Communication Technology
Education
Curimataú Paraiba
Tecnología de la información y la comunicación
Educación
Processos da Comunicação
title_short Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
title_full Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
title_fullStr Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
title_full_unstemmed Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
title_sort Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano.
author SILVA, David Denner Ferreira da.
author_facet SILVA, David Denner Ferreira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHAVES, Márcio Frazão.
CHAVES, Márcio Frazão.
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608
FEITOSA, Izayana Pereira.
SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, David Denner Ferreira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia de Informação e Comunicação
Educação
Curimataú paraibano
Information and Communication Technology
Education
Curimataú Paraiba
Tecnología de la información y la comunicación
Educación
Processos da Comunicação
topic Tecnologia de Informação e Comunicação
Educação
Curimataú paraibano
Information and Communication Technology
Education
Curimataú Paraiba
Tecnología de la información y la comunicación
Educación
Processos da Comunicação
description Atualmente, as tecnologias de informação e comunicação têm exercido considerável influência na sociedade, promovendo mudanças nas formas de difundir a informação em seus diversos setores. Na área da educação, existem vários trabalhos, entre artigos, livros, monografias e outros, que apresentam o uso destas tecnologias como uma aliada à escola na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Os próprios documentos norteadores da educação básica nacional mencionam as TICs como recursos dotados de potencialidades para elevar a qualidade da educação no Brasil. Neste sentido, diante de argumentos positivos para a efetiva a utilização das TICs nas instituições escolares brasileiras, este trabalho objetiva investigar como a inserção destas tecnologias, como recurso pedagógico, tem sua abordagem nos Projetos Político-Pedagógicos de algumas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio, da região do Curimataú paraibano. Para isso, fundamentado nos princípios regimentais para a educação básica nacional, foram elaboradas cinco categorias temáticas que, por sua vez, serviram de base para a análise das referidas propostas pedagógicas, a fim de se conhecer a distância existente entre as orientações constantes na legislação nacional e as Propostas Pedagógicas das escolas estudadas. Ao final da investigação, revelou-se que, de forma geral, a abordagem, nas respectivas Propostas, se faz de informações superficiais, demonstrando pouca preocupação com o tema.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-02-10T10:35:06Z
2020-02-10
2020-02-10T10:35:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676
SILVA,David Denner Ferreira da. Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano. 2015. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11676
identifier_str_mv SILVA,David Denner Ferreira da. Novas tecnologias da informação e comunicação: uma análise documental em escolas públicas estaduais do Curimataú Paraibano. 2015. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744434577801216