O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Franciandro Dantas dos.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
Resumo: A Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12 professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma.
id UFCG_3e05cc1dc65d4f7441ca092669f1e2c2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27006
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.The teaching of biological evolution in the perception of teachers and students from Sertão Paraibano.Estudo de percepçãoEvolução biológicaEnsino de BiologiaTeoria da evoluçãoBiologia evolutivaBiodiversidadeSeleção naturalCaatingaEnsino médioPerception studyBiological evolutionBiology TeachingEvolution theoryEvolutionary biologyBiodiversityNatural selectionHigh schoolCiências Biológicas.A Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12 professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma.The Biological Evolution is an integrating theme within the Biological Sciences. It is essential to understand the factors that facilitate and those that hinder the teaching of this subject in a regional perspective. The present study aimed to assess the knowledge of students and teachers of biology, through questionnaires, in 5 great schools in two di!erent cities: Patos and Piancó, both in the state of Paraíba, Brazil. The questionnaires were applied to 138 students in the third year of high school and to 12 biology teachers. From the evaluation of the knowledge and ideas of biology teachers and high school students on the theme of biological evolution and the caatinga biome, it was possible to understand and establish links between the content taught in the classroom with the local reality of the students. It was observed that teachers (92%) and students (90%) admit that the organisms are in constant evolution, natural selection is important factor for Evolutionary Biology (92% and 88%, respectively) and that fossils are the main evolutionary evidence (67% and 83%, respectively). The majority of all respondents in this study also believes in the importance of using local examples during evolution classes, exploring speciÞcally examples from the Caatinga, such as animals, plants or other endemic organisms from this biome.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOARES, Carlos Eduardo Alves.SOARES, C. E. A.http://lattes.cnpq.br/0870407557602038BRITO JÚNIOR, Luciano de.BRITO JÚNIOR, L.DIAS, Thelma Lúcia Pereira.DIAS, T. L. P.http://lattes.cnpq.br/7959147076820302SANTOS, Franciandro Dantas dos.20132022-09-08T11:15:35Z2022-09-082022-09-08T11:15:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006SANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-08T11:16:04Zoai:localhost:riufcg/27006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-08T11:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
The teaching of biological evolution in the perception of teachers and students from Sertão Paraibano.
title O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
spellingShingle O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
SANTOS, Franciandro Dantas dos.
Estudo de percepção
Evolução biológica
Ensino de Biologia
Teoria da evolução
Biologia evolutiva
Biodiversidade
Seleção natural
Caatinga
Ensino médio
Perception study
Biological evolution
Biology Teaching
Evolution theory
Evolutionary biology
Biodiversity
Natural selection
High school
Ciências Biológicas.
title_short O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
title_full O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
title_fullStr O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
title_full_unstemmed O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
title_sort O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.
author SANTOS, Franciandro Dantas dos.
author_facet SANTOS, Franciandro Dantas dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Carlos Eduardo Alves.
SOARES, C. E. A.
http://lattes.cnpq.br/0870407557602038
BRITO JÚNIOR, Luciano de.
BRITO JÚNIOR, L.
DIAS, Thelma Lúcia Pereira.
DIAS, T. L. P.
http://lattes.cnpq.br/7959147076820302
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Franciandro Dantas dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de percepção
Evolução biológica
Ensino de Biologia
Teoria da evolução
Biologia evolutiva
Biodiversidade
Seleção natural
Caatinga
Ensino médio
Perception study
Biological evolution
Biology Teaching
Evolution theory
Evolutionary biology
Biodiversity
Natural selection
High school
Ciências Biológicas.
topic Estudo de percepção
Evolução biológica
Ensino de Biologia
Teoria da evolução
Biologia evolutiva
Biodiversidade
Seleção natural
Caatinga
Ensino médio
Perception study
Biological evolution
Biology Teaching
Evolution theory
Evolutionary biology
Biodiversity
Natural selection
High school
Ciências Biológicas.
description A Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12 professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-09-08T11:15:35Z
2022-09-08
2022-09-08T11:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
SANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
identifier_str_mv SANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744553828155392