Uma análise da sustentabilidade econômica do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23521 |
Resumo: | O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é atualmente a maior obra hídrica do Brasil, construída com a finalidade de abastecer mais de 12 milhões de pessoas em 4 estados do Nordeste. Tendo em vista que a garantia de operação e manutenção da obra, é essencial para o abastecimento da população, além de ser agente de transformação social e econômica das regiões por ela atendidas, este trabalha investiga a sustentabilidade econômica do empreendimento em cenários variados de vazão disponibilizada. Foram estimadas a Receita Requerida Total e Tarifas de Disponibilidade e Consumo, para o pleno funcionamento da obra, além, do impacto causado nas tarifas de saneamento dos estados receptores. O cálculo do montante financeiro e tarifas de referência, seguiu a metodologia sugerida pela Agência Nacional de Águas. Verificou-se que para o cenário de menor vazão disponibilizada, as tarifas de referência são mais elevadas, causando um maior impacto nas tarifas de saneamento dos estados receptores, e consequentemente, o volume de água é visto como menos oneroso para o cenário de maior vazão disponibilizada. Conclui-se que para reduzir o custo de operação e manutenção, é necessária a negociação do preço de energia elétrica ao menor valor possível, sendo esse o elemento mais representativo na Receita Requerida Total. |
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Uma análise da sustentabilidade econômica do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.An analysis of the economic sustainability of the São Francisco River Integration Project with watersheds in the Northern Northeast.Projeto de Integração do Rio São FranciscoTransposição do Rio São FranciscoRio São FranciscoIntegração de bacias hidrográficasRecursos hídricosHidrologiaBacias hidrográficas do Nordeste Setentrional - integração com o rio São FranciscoSustentabilidade - Integração do Rio São FranciscoCustos - transposição do Rio São FranciscoSão Francisco River Integration ProjectTransposition of the São Francisco RiverSão Francisco RiverIntegration of watershedsWater resourcesHydrologyNortheastern watersheds - integration with the São Francisco RiverSustainability - Integration of the São Francisco RiverCosts - transposition of the São Francisco RiverEngenharia CivilO Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é atualmente a maior obra hídrica do Brasil, construída com a finalidade de abastecer mais de 12 milhões de pessoas em 4 estados do Nordeste. Tendo em vista que a garantia de operação e manutenção da obra, é essencial para o abastecimento da população, além de ser agente de transformação social e econômica das regiões por ela atendidas, este trabalha investiga a sustentabilidade econômica do empreendimento em cenários variados de vazão disponibilizada. Foram estimadas a Receita Requerida Total e Tarifas de Disponibilidade e Consumo, para o pleno funcionamento da obra, além, do impacto causado nas tarifas de saneamento dos estados receptores. O cálculo do montante financeiro e tarifas de referência, seguiu a metodologia sugerida pela Agência Nacional de Águas. Verificou-se que para o cenário de menor vazão disponibilizada, as tarifas de referência são mais elevadas, causando um maior impacto nas tarifas de saneamento dos estados receptores, e consequentemente, o volume de água é visto como menos oneroso para o cenário de maior vazão disponibilizada. Conclui-se que para reduzir o custo de operação e manutenção, é necessária a negociação do preço de energia elétrica ao menor valor possível, sendo esse o elemento mais representativo na Receita Requerida Total.The São Francisco River Integration Project with Hydrographic Basins in the Northeast of Brazil is currently the largest hydroelectric project in Brazil, built with the purpose of supplying more than 12 million people in 4 states in the Northeast. Considering that the guarantee of operation and maintenance of the work is essential for supplying the population, in addition to being a social and economic transformation agent of the regions served by it, this work investigates the economic sustainability of the enterprise in varied scenarios of available flow . The Total Revenue Revenue and Availability and Consumption Rates were estimated for the full operation of the work, as well as the impact caused by the sanitation rates of the receiving states. The calculation of the financial amount and reference tariffs followed the methodology suggested by the National Water Agency. It was verified that for the scenario of lower flow available, the reference tariffs are higher, causing a greater impact on the sanitation rates of the receiving states, and consequently, the water volume is seen as less onerous for the scenario of higher flow available. It is concluded that to reduce the cost of operation and maintenance, it is necessary to negotiate the electric energy price at the lowest possible value, which is the most representative element in the Total Revenue Required.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGRÊGO, Janiro Costa.RÊGO, J. C.http://lattes.cnpq.br/9632043076389460LINS, Gledsneli Maria de Lima.SOUZA, José Augusto de.ARAÚJO NETO, Nicanor Barroso de.20182022-02-14T17:35:51Z2022-02-142022-02-14T17:35:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23521ARAÚJO NETO, Nicanor Barroso de. Uma análise da sustentabilidade econômica do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-14T17:36:45Zoai:localhost:riufcg/23521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-14T17:36:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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