Práticas integrativas e complementares em saúde: uma abordagem sobre o conhecimento dos Profissionais de Odontologia da Atenção Básica no Município do Sertão da Paraíba.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23856 |
Resumo: | Com a crescente visibilidade das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), desde sua implementação, a Organização Mundial de Saúde passou a reconhecer as demandas de PICS também na saúde bucal. Com isso, em 2008, o Conselho Federal de Odontologia passou a regulamentar o uso de seis PICS pelo cirurgião-dentista (CD). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e a usabilidade das PICS pelos CD da Atenção Básica de Patos-PB. A coleta de dados foi realizada durante visitas às Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se um questionário individual e de autopreenchimento. A pesquisa teve como participantes os CD atuantes na Atenção Primária à Saúde do município. Responderam ao questionário 29 profissionais, destes, 62,06% (n=18) disseram saber o que são as PICS, mas apenas 27,58% (n=8) relataram ter conhecimento da resolução que as regula na Odontologia; 93,1% (n=27) acham importante inserir o ensino sobre PICS desde a graduação e apenas 20,68% (n=6) afirmaram ter participado de algum curso de capacitação na área. Quanto à utilização das PICS, apenas 24,13% (n=7) revelaram ter utilizado ou prescrito alguma terapia complementar em seus atendimentos e 86,2% (n=25) explicitaram não se sentirem preparados para tal. Conclui-se que é alto o número de profissionais de Odontologia de Patos-PB que não utiliza das PICS na assistência à saúde bucal e que demonstram não sentir segurança suficiente para aplicá-las nos atendimentos clínicos. A falha no processo de capacitação durante o preparo acadêmico e profissional desses CD constitui o principal entrave para a atuação dessas práticas, assim, verifica-se a necessidade de modificações nas grades curriculares dos cursos de Odontologia na oferta de disciplinas que abordem as PICS, além de um maior investimento em cursos de habilitação voltados aos profissionais já atuantes. |
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Práticas integrativas e complementares em saúde: uma abordagem sobre o conhecimento dos Profissionais de Odontologia da Atenção Básica no Município do Sertão da Paraíba.Integrative and complementary health practices: an approach to the knowledge of Primary Care Dentistry Professionals in the municipality of Sertão da Paraíba.Práticas integrativas e complementares em saúdePráticas complementares em saúdeEstudo de percepção - Profissionais de OdontologiaProfissionais de Odontologia - Sertão da ParaíbaTerapêuticaFitoterapia na OdontologiaTerapia Floral na OdontologiaAcupuntura na OdontologiaHomeopatia na OdontologiaHipnose na OdontologiaLaserterapia na OdontologiaIntegrative and complementary health practicesComplementary health practicesPerception Study - Dental ProfessionalsDentistry Professionals - Sertão da ParaíbaTherapyPhytotherapy in DentistryFloral Therapy in DentistryAcupuncture in DentistryHomeopathy in DentistryHypnosis in DentistryLasertherapy in DentistryOdontologiaCom a crescente visibilidade das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), desde sua implementação, a Organização Mundial de Saúde passou a reconhecer as demandas de PICS também na saúde bucal. Com isso, em 2008, o Conselho Federal de Odontologia passou a regulamentar o uso de seis PICS pelo cirurgião-dentista (CD). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e a usabilidade das PICS pelos CD da Atenção Básica de Patos-PB. A coleta de dados foi realizada durante visitas às Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se um questionário individual e de autopreenchimento. A pesquisa teve como participantes os CD atuantes na Atenção Primária à Saúde do município. Responderam ao questionário 29 profissionais, destes, 62,06% (n=18) disseram saber o que são as PICS, mas apenas 27,58% (n=8) relataram ter conhecimento da resolução que as regula na Odontologia; 93,1% (n=27) acham importante inserir o ensino sobre PICS desde a graduação e apenas 20,68% (n=6) afirmaram ter participado de algum curso de capacitação na área. Quanto à utilização das PICS, apenas 24,13% (n=7) revelaram ter utilizado ou prescrito alguma terapia complementar em seus atendimentos e 86,2% (n=25) explicitaram não se sentirem preparados para tal. Conclui-se que é alto o número de profissionais de Odontologia de Patos-PB que não utiliza das PICS na assistência à saúde bucal e que demonstram não sentir segurança suficiente para aplicá-las nos atendimentos clínicos. A falha no processo de capacitação durante o preparo acadêmico e profissional desses CD constitui o principal entrave para a atuação dessas práticas, assim, verifica-se a necessidade de modificações nas grades curriculares dos cursos de Odontologia na oferta de disciplinas que abordem as PICS, além de um maior investimento em cursos de habilitação voltados aos profissionais já atuantes.With the growing visibility of integrative and complementary health practices (PICS), since its implementation, the World Health Organization started to recognize the demands of PICS in oral health as well. With that, in 2008, the Federal Council of Dentistry started to regulate the use of six PICS by the dental surgeon (DC). The present study aimed to evaluate the knowledge and usability of PICS by the Primary Care DCs in Patos-PB. Data collection was performed during visits to Basic Health Units, using an individual and self-completed questionnaire. The research had as participants the DCs working in the Primary Health Care of the municipality. Twenty-nine professionals answered the questionnaire, of which 62.06% (n=18) said they knew what PICS are, but only 27.58% (n=8) reported being aware of the resolution that regulates them in Dentistry; 93.1% (n=27) think it is important to introduce teaching about PICS since graduation and only 20.68% (n=6) said they had participated in a training course in the area. As for the use of PICS, only 24.13% (n=7) revealed having used or prescribed some complementary therapy in their care and 86.2% (n=25) stated that they did not feel prepared for it. It is concluded that there is a high number of dentistry professionals in Patos-PB, who do not use PICS in oral health care and who demonstrate that they do not feel secure enough to apply them in clinical care. The failure in the training process during the academic and professional preparation of these CDs constitutes the main obstacle to the performance of these practices, thus, there is a need for changes in the curriculum of Dentistry courses in the offer of disciplines that address PICS, in addition to greater investment in qualification courses aimed at already working professionals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGOLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.OLIVEIRA FILHO, A. A.http://lattes.cnpq.br/7440461731944347PENHA, Elizandra Silva da.PENHA, E. S.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158ALVES, Maria Angélica Sátyro Gomes.ALVES, M. A. S. G.http://lattes.cnpq.br/4186467260638362SOUZA, Luíza Queiroz Rosado de.2022-02-092022-03-16T13:30:06Z2022-03-162022-03-16T13:30:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23856SOUZA, Luiza Queiroz Rosado. Práticas integrativas e complementares em saúde: uma abordagem sobre o conhecimento dos Profissionais de Odontologia da Atenção Básica no Município do Sertão da Paraíba. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-17T17:32:13Zoai:localhost:riufcg/23856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-17T17:32:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Com a crescente visibilidade das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), desde sua implementação, a Organização Mundial de Saúde passou a reconhecer as demandas de PICS também na saúde bucal. Com isso, em 2008, o Conselho Federal de Odontologia passou a regulamentar o uso de seis PICS pelo cirurgião-dentista (CD). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e a usabilidade das PICS pelos CD da Atenção Básica de Patos-PB. A coleta de dados foi realizada durante visitas às Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se um questionário individual e de autopreenchimento. A pesquisa teve como participantes os CD atuantes na Atenção Primária à Saúde do município. Responderam ao questionário 29 profissionais, destes, 62,06% (n=18) disseram saber o que são as PICS, mas apenas 27,58% (n=8) relataram ter conhecimento da resolução que as regula na Odontologia; 93,1% (n=27) acham importante inserir o ensino sobre PICS desde a graduação e apenas 20,68% (n=6) afirmaram ter participado de algum curso de capacitação na área. Quanto à utilização das PICS, apenas 24,13% (n=7) revelaram ter utilizado ou prescrito alguma terapia complementar em seus atendimentos e 86,2% (n=25) explicitaram não se sentirem preparados para tal. Conclui-se que é alto o número de profissionais de Odontologia de Patos-PB que não utiliza das PICS na assistência à saúde bucal e que demonstram não sentir segurança suficiente para aplicá-las nos atendimentos clínicos. A falha no processo de capacitação durante o preparo acadêmico e profissional desses CD constitui o principal entrave para a atuação dessas práticas, assim, verifica-se a necessidade de modificações nas grades curriculares dos cursos de Odontologia na oferta de disciplinas que abordem as PICS, além de um maior investimento em cursos de habilitação voltados aos profissionais já atuantes. |
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