O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Erica Dantas da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
Resumo: O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes
id UFCG_3f742a541b6e10362e0bf213630e96f8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36182
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational.Educação inclusivaSuperdotação - Alternativas educacionaisEnsino fundamental - Séries iniciaisDesafios-alunos com superdotaçãoEducação especialinclusive educationGiftedness - Educational alternativesElementary education - Initial gradesChallenges-gifted studentsspecial educationEducação.O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCOÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.COÊLHO, Raimunda de Fátima Neveshttp://lattes.cnpq.br/5466767042587179DANTAS, Nozângela Maria Rolim.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, Erica Dantas da.2023-11-112024-06-19T17:16:09Z2024-06-192024-06-19T17:16:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T17:16:09Zoai:localhost:riufcg/36182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T17:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational.
title O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
spellingShingle O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
SILVA, Erica Dantas da.
Educação inclusiva
Superdotação - Alternativas educacionais
Ensino fundamental - Séries iniciais
Desafios-alunos com superdotação
Educação especial
inclusive education
Giftedness - Educational alternatives
Elementary education - Initial grades
Challenges-gifted students
special education
Educação.
title_short O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
title_full O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
title_fullStr O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
title_full_unstemmed O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
title_sort O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
author SILVA, Erica Dantas da.
author_facet SILVA, Erica Dantas da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves
http://lattes.cnpq.br/5466767042587179
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Erica Dantas da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Superdotação - Alternativas educacionais
Ensino fundamental - Séries iniciais
Desafios-alunos com superdotação
Educação especial
inclusive education
Giftedness - Educational alternatives
Elementary education - Initial grades
Challenges-gifted students
special education
Educação.
topic Educação inclusiva
Superdotação - Alternativas educacionais
Ensino fundamental - Séries iniciais
Desafios-alunos com superdotação
Educação especial
inclusive education
Giftedness - Educational alternatives
Elementary education - Initial grades
Challenges-gifted students
special education
Educação.
description O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-11
2024-06-19T17:16:09Z
2024-06-19
2024-06-19T17:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
identifier_str_mv SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625436459008