O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154812
Resumo: A proposta desta pesquisa é apresentar aos estudantes com comportamento de superdotação, participantes, dois jogos como instrumento para identificar a presença dos três anéis de Renzulli (1986; 2014), com ênfase no anel da criatividade, observando podem impactar no desenvolvimento de suas habilidades sociais, escolares e em seu processo de ensino. para o presente estudo, utilizamos o jogo eletrônico Minecraft e o RPG GURPS – Módulo Básico.o estudo contou com a participação de estudantes que frequentam regularmente o programa de atenção ao aluno precoce com comportamento de superdotação (PAPCS), no qual foi coletada parte dos dados da pesquisa na forma de oficinas realizadas durante 2017. Essas atividades tiveram como objetivo investigar também, o grau de comprometimento com a tarefa, e a eficiência do uso das potencialidades dos jogos pensados. esta pesquisa apresenta discussões sobre as relações entre a superdotação, criatividade e jogos, visando a contribuição desses elementos tal discussão. Denotamos, através de uma revisão bibliográfica, a carência de produções científicas sobre o tema. Como resultados, compreendemos que o Minecraft, enquanto instrumento de apoio para o enriquecimento pode ser considerado como uma ferramenta promissora, mas que ainda carece de mais investigação científica, enquanto o RPG foi notado como uma importante ferramenta estimuladora de ações criativas e de comprometimento com a tarefa. Apesar de as pesquisas sobre estudantes superdotados estarem crescendo no Brasil, acreditamos que ainda há muito a ser feito, especialmente em relação a trabalhos que sejam elaborados a partir do interesse destes, visando seu enriquecimento, e nesse sentido, no que diz respeito à utilização de jogos, as produções científicas na área ainda são escassas.
id UNSP_da50224c48531685c7ff2e14cfb76376
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154812
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotadosThe use of eletronic game and RPG as a resource of evaluation of creativity of early and gifted studentsEducação especialSuperdotaçãoCriatividadeJogosSpecial educationGiftednessCreativityGamesA proposta desta pesquisa é apresentar aos estudantes com comportamento de superdotação, participantes, dois jogos como instrumento para identificar a presença dos três anéis de Renzulli (1986; 2014), com ênfase no anel da criatividade, observando podem impactar no desenvolvimento de suas habilidades sociais, escolares e em seu processo de ensino. para o presente estudo, utilizamos o jogo eletrônico Minecraft e o RPG GURPS – Módulo Básico.o estudo contou com a participação de estudantes que frequentam regularmente o programa de atenção ao aluno precoce com comportamento de superdotação (PAPCS), no qual foi coletada parte dos dados da pesquisa na forma de oficinas realizadas durante 2017. Essas atividades tiveram como objetivo investigar também, o grau de comprometimento com a tarefa, e a eficiência do uso das potencialidades dos jogos pensados. esta pesquisa apresenta discussões sobre as relações entre a superdotação, criatividade e jogos, visando a contribuição desses elementos tal discussão. Denotamos, através de uma revisão bibliográfica, a carência de produções científicas sobre o tema. Como resultados, compreendemos que o Minecraft, enquanto instrumento de apoio para o enriquecimento pode ser considerado como uma ferramenta promissora, mas que ainda carece de mais investigação científica, enquanto o RPG foi notado como uma importante ferramenta estimuladora de ações criativas e de comprometimento com a tarefa. Apesar de as pesquisas sobre estudantes superdotados estarem crescendo no Brasil, acreditamos que ainda há muito a ser feito, especialmente em relação a trabalhos que sejam elaborados a partir do interesse destes, visando seu enriquecimento, e nesse sentido, no que diz respeito à utilização de jogos, as produções científicas na área ainda são escassas.The proposal of this research is to present to students with gifted behavior, participants of the survey, two games as an instrument to identify the presence of the three rings of Renzulli (1986, 2014), with emphasis on the ring of creativity, observing how they can impact the development of their social skills, school and in their teaching process. For the present study, we use the electronic game, Minecraft and the RPG GURPS – Basic Set. The study counted on the participation of students who regularly attend the Program of Attention to the Precocious student With Gifted Behavior (PAPCS), in which part of the research data was collected in the form of workshops held during 2017. These activities had the objective to investigate also , the degree of commitment to the task, and the efficiency of the use of the potentialities of the games considered. We present discussions about the relationships between giftedness, creativity and games, aiming at the contribution of these elements to this discussion. We denote, through a bibliographical review, the lack of scientific productions on the subject. As a result, we understand that minecraft, as a support tool for enrichment, can be considered as a promising tool, but still requires more scientific research, while RPG has been perceived as an important stimulating tool for creative actions and commitment to assignment. Although research on gifted students is growing in Brazil, we believe that there is still a lot to be done, especially in relation to works that are elaborated based on their interest, aiming at their enrichment, and in this sense, regarding the use of games, the scientific productions in the area are still scarce.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1588899Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]2018-08-08T13:02:59Z2018-08-08T13:02:59Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15481200090675433004110040P531682973187828870000-0002-6473-8958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
The use of eletronic game and RPG as a resource of evaluation of creativity of early and gifted students
title O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
spellingShingle O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]
Educação especial
Superdotação
Criatividade
Jogos
Special education
Giftedness
Creativity
Games
title_short O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
title_full O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
title_fullStr O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
title_full_unstemmed O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
title_sort O uso do Minecraft e do RPG como recurso de observação de estudantes precoces e superdotados
author Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]
author_facet Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Lucas Almeida Prado de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Superdotação
Criatividade
Jogos
Special education
Giftedness
Creativity
Games
topic Educação especial
Superdotação
Criatividade
Jogos
Special education
Giftedness
Creativity
Games
description A proposta desta pesquisa é apresentar aos estudantes com comportamento de superdotação, participantes, dois jogos como instrumento para identificar a presença dos três anéis de Renzulli (1986; 2014), com ênfase no anel da criatividade, observando podem impactar no desenvolvimento de suas habilidades sociais, escolares e em seu processo de ensino. para o presente estudo, utilizamos o jogo eletrônico Minecraft e o RPG GURPS – Módulo Básico.o estudo contou com a participação de estudantes que frequentam regularmente o programa de atenção ao aluno precoce com comportamento de superdotação (PAPCS), no qual foi coletada parte dos dados da pesquisa na forma de oficinas realizadas durante 2017. Essas atividades tiveram como objetivo investigar também, o grau de comprometimento com a tarefa, e a eficiência do uso das potencialidades dos jogos pensados. esta pesquisa apresenta discussões sobre as relações entre a superdotação, criatividade e jogos, visando a contribuição desses elementos tal discussão. Denotamos, através de uma revisão bibliográfica, a carência de produções científicas sobre o tema. Como resultados, compreendemos que o Minecraft, enquanto instrumento de apoio para o enriquecimento pode ser considerado como uma ferramenta promissora, mas que ainda carece de mais investigação científica, enquanto o RPG foi notado como uma importante ferramenta estimuladora de ações criativas e de comprometimento com a tarefa. Apesar de as pesquisas sobre estudantes superdotados estarem crescendo no Brasil, acreditamos que ainda há muito a ser feito, especialmente em relação a trabalhos que sejam elaborados a partir do interesse destes, visando seu enriquecimento, e nesse sentido, no que diz respeito à utilização de jogos, as produções científicas na área ainda são escassas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08T13:02:59Z
2018-08-08T13:02:59Z
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154812
000906754
33004110040P5
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
url http://hdl.handle.net/11449/154812
identifier_str_mv 000906754
33004110040P5
3168297318782887
0000-0002-6473-8958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128202786209792