Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
Resumo: | Literatura surda é a manifestação literária dos sujeitos surdos. Por compreendermos a importância destas produções nos contextos social e acadêmico, decidimos tomar os gêneros literários narrativos sinalizados como nosso objeto de estudo. Delimitamos como nosso objetivo geral identificar os elementos estruturais, textuais e estéticos presentes em narrativas literárias brasileiras de autoria surda e que foram disponibilizadas no YouTube entre os anos de 2007 e 2019. Como objetivos específicos, buscamos: a) Definir critérios norteadores para catalogação das narrativas literárias sinalizadas; b) Estabelecer categorias para o tratamento dos textos catalogados; e c) Construir um infográfico que nos permitisse apresentar de maneira sintética e didática os conceitos e as categorias de análise que constituem a nossa pesquisa, visando colaborar para o processo de ensino e aprendizagem da literatura surda. Metodologicamente, esta pesquisa, de acordo com Gil (2008), de caráter exploratório e descritivo, buscou por textos narrativos sinalizados, os quais foram selecionados a partir de quatro critérios, a saber: 1) Produções sinalizadas de autores brasileiros surdos; 2) Textos presentes no YouTube e que foram disponibilizados entre os anos de 2007 e 2019; 3) Textos com estrutura narrativa; e 4) Textos literários. Após levantamento dos textos, definimos as categorias a serem utilizadas para o tratamento de nossos dados: estrutura; elementos caracterizadores de cada gênero; e elementos estéticos/literários. Definidas as categorias, as análises passaram pelas seguintes etapas: 1) Identificação: onde observamos se os textos selecionados possuem os elementos estruturais das narrativas; 2) Definição: examinamos e justificamos a qual gênero narrativo o texto analisado pertence; e por fim, 3) Verificação, aqui identificamos se o texto analisado possui a presença de elementos visuais/estéticos comuns a textos literários sinalizados. O nosso aporte teórico esteve concentrado em Candido (1995), para refletir sobre o papel humanizador da literatura e o direito que todos devem ter de acessá- la; em Candido (2011), que propõe um sistema literário nacional, o que nos motivou a tentar contribuir, de alguma forma, com o processo de sistematização que a Literatura Surda e em Libras está experimentando nos últimos anos; em D’Onofrio (1993) e Soares (2005), para compreender como os textos narrativos se constituem, do ponto de vista estrutural, além de conhecer como o panorama histórico em torno do conceito de gênero literário que conhecemos hoje foi construído; em Mourão (2013), Sutton-Spence e Kaneko (2016) e Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos e literários que constituem narrativas literárias sinalizadas, além de identificar o lugar que estas produções ocupam dentro da comunidade surda. Os resultados desta pesquisa apontam para o fato de que, apesar de as produções literárias não poderem ser vistas e compreendidas como pertencentes a estruturas de gênero fixas e imutáveis, a sua sistematização pode ajudar o leitor/pesquisador a encontrar meios que lhe permita olhar para estas obras literárias não apenas para sua apreciação, antes encontrando possibilidades que lhe permitam tomar estas produções como objeto de estudo e pesquisa, podendo, desta feita, contribuir e somar com o processo de sistematização e análise de textos literários sinalizados, que vem sendo constituído nos últimos anos. |
id |
UFCG_3fe5aa51e8f41cec738080cf17977bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29339 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019.Narratives of Brazilian deaf literature: study and analysis of literary genres made available on YouTube between 2007 and 2019.Narrativas de la literatura sorda brasileña: estudio y análisis de los géneros literarios disponibles en YouTube entre 2007 y 2019.Literatura surda brasileiraGêneros literáriosLiteratura em língua de sinaisNarrativa sinalizadaBrazilian deaf literatureLiterary genresSign language literatureFlagged narrativeLiteratura sorda brasileñaLiteratura en lengua de signosnarrativa marcadaEnsino-AprendizagemLiteratura surda é a manifestação literária dos sujeitos surdos. Por compreendermos a importância destas produções nos contextos social e acadêmico, decidimos tomar os gêneros literários narrativos sinalizados como nosso objeto de estudo. Delimitamos como nosso objetivo geral identificar os elementos estruturais, textuais e estéticos presentes em narrativas literárias brasileiras de autoria surda e que foram disponibilizadas no YouTube entre os anos de 2007 e 2019. Como objetivos específicos, buscamos: a) Definir critérios norteadores para catalogação das narrativas literárias sinalizadas; b) Estabelecer categorias para o tratamento dos textos catalogados; e c) Construir um infográfico que nos permitisse apresentar de maneira sintética e didática os conceitos e as categorias de análise que constituem a nossa pesquisa, visando colaborar para o processo de ensino e aprendizagem da literatura surda. Metodologicamente, esta pesquisa, de acordo com Gil (2008), de caráter exploratório e descritivo, buscou por textos narrativos sinalizados, os quais foram selecionados a partir de quatro critérios, a saber: 1) Produções sinalizadas de autores brasileiros surdos; 2) Textos presentes no YouTube e que foram disponibilizados entre os anos de 2007 e 2019; 3) Textos com estrutura narrativa; e 4) Textos literários. Após levantamento dos textos, definimos as categorias a serem utilizadas para o tratamento de nossos dados: estrutura; elementos caracterizadores de cada gênero; e elementos estéticos/literários. Definidas as categorias, as análises passaram pelas seguintes etapas: 1) Identificação: onde observamos se os textos selecionados possuem os elementos estruturais das narrativas; 2) Definição: examinamos e justificamos a qual gênero narrativo o texto analisado pertence; e por fim, 3) Verificação, aqui identificamos se o texto analisado possui a presença de elementos visuais/estéticos comuns a textos literários sinalizados. O nosso aporte teórico esteve concentrado em Candido (1995), para refletir sobre o papel humanizador da literatura e o direito que todos devem ter de acessá- la; em Candido (2011), que propõe um sistema literário nacional, o que nos motivou a tentar contribuir, de alguma forma, com o processo de sistematização que a Literatura Surda e em Libras está experimentando nos últimos anos; em D’Onofrio (1993) e Soares (2005), para compreender como os textos narrativos se constituem, do ponto de vista estrutural, além de conhecer como o panorama histórico em torno do conceito de gênero literário que conhecemos hoje foi construído; em Mourão (2013), Sutton-Spence e Kaneko (2016) e Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos e literários que constituem narrativas literárias sinalizadas, além de identificar o lugar que estas produções ocupam dentro da comunidade surda. Os resultados desta pesquisa apontam para o fato de que, apesar de as produções literárias não poderem ser vistas e compreendidas como pertencentes a estruturas de gênero fixas e imutáveis, a sua sistematização pode ajudar o leitor/pesquisador a encontrar meios que lhe permita olhar para estas obras literárias não apenas para sua apreciação, antes encontrando possibilidades que lhe permitam tomar estas produções como objeto de estudo e pesquisa, podendo, desta feita, contribuir e somar com o processo de sistematização e análise de textos literários sinalizados, que vem sendo constituído nos últimos anos.Deaf Literature is the literary manifestation of the deaf. By comprehending the importance of Deaf Literature in social and academical contexts, we decided to assume signed narrative literary genres as our object of study. Our main objective is to identify the structural, textual and aesthetic elements presented in Brazilian literary narratives from deaf authorship which were uploaded on YouTube between 2007 and 2019. Our specific aims are: a) to define guiding criteria to catalogue the signed literary narratives; b) to stablish categories to analyze the catalogued texts; c) to build an infographic in which allows to present, briefly and pedagogically, the concepts and categories of analysis which constitute our research, aiming to collaborate with the teaching-learning process of Deaf Literature. Methodologically, this research, according to Gil (2008), which is exploratory and descriptive, searched for signed narrative texts. These texts were selected considering four criteria: 1) Signed productions of deaf Brazilian authors; 2) Texts presented on YouTube and which were uploaded between 2007 and 2019; 3) Texts with a narrative structure; 4) Literary texts. After collecting the texts, we defined the categories which would be used to handle the data: Structure, Characterized elements of each genre; Aesthetic/literary elements. Once we defined the categories, the analysis followed the stages: 1) Identification: in which we observed if the selected texts have the basic structural elements of a narrative; 2) Definition: we examined and justified to which narrative genre the analyzed text belong to; and finally, 3) Verification: here we identified if the analyzed text has visual/aesthetical elements common to literary signed texts. Our theoretical basis was concentrated in Candido (1995), to reflect about the humanizing role of literature and the right everyone should have of accessing it; in Candido (2011), who proposes a national literary system, which motivated us to try contributing somehow with the process of systematization that Deaf Literature and Libras Literature is experimenting in the recent years; in D’Onofrio (1993) and Soares (2005) to comprehend how the narrative texts are constituted from a structural perspective, as well as to understand how the historical overview around the concept of literary genre we know today was built; in Mourão (2013), Sutton-Spence and Kaneko (2016); Sutton-Spence (2021) to identify aesthetic and literary elements which constitute signed literary narratives, as well as to identify the place these productions occupy within the deaf community. The results of this research point to the fact that, despite the literary productions cannot be seen and comprehended as a part of fixed and unchangeable genre structures, its systematization might help the reader/researcher to find ways that enable them look at these works not only to their appreciation, but to find possibilities that allow them to consider these productions as study and research object. Hence this look might contribute and add with the process of systematization and analysis of literary signed texts, that have been constituted in the last years.La literatura sorda es la manifestación literaria de los sujetos sordos. para entender el importancia de estas producciones en los contextos social y académico, decidimos tomar la géneros literarios narrativos señalados como nuestro objeto de estudio. delimitamos como Nuestro objetivo general es identificar los elementos estructurales, textuales y estéticos presentes en Narrativas literarias brasileñas de autores sordos disponibles en YouTube entre 2007 y 2019. Como objetivos específicos se busca: a) Definir criterios pautas para la catalogación de las narrativas literarias destacadas; b) establecer categorías para el tratamiento de textos catalogados; y c) Construir una infografía que nos permiten presentar de manera sintética y didáctica los conceptos y categorías de análisis que constituyen nuestra investigación, con el objetivo de colaborar con el proceso de enseñanza y aprender literatura para sordos. Metodológicamente, esta investigación, según Gil (2008), de carácter exploratorio y descriptivo, buscó textos narrativos señalados, la las cuales fueron seleccionadas en base a cuatro criterios, a saber: 1) Producciones abanderadas de autores brasileños sordos; 2) Textos presentes en YouTube y puestos a disposición entre los años 2007 y 2019; 3) Textos con estructura narrativa; y 4) Textos literarios. Después de relevar los textos, definimos las categorías que se utilizarán para la tratamiento de nuestros datos: estructura; elementos caracterizadores de cada género; Es Elementos estéticos/literarios. Una vez definidas las categorías, los análisis pasaron por el siguientes pasos: 1) Identificación: donde observamos si los textos seleccionados tienen los elementos estructurales de las narraciones; 2) Definición: examinamos y justificamos cuáles género narrativo al que pertenece el texto analizado; y finalmente, 3) Verificación, aquí identificamos si el texto analizado tiene la presencia de elementos visuales/estéticos comunes a los textos marcado literario. Nuestro aporte teórico se concentró en Cándido (1995), para reflexionar sobre el papel humanizador de la literatura y el derecho que toda persona debe tener para acceder a ella. allí; en Cándido (2011), que propone un sistema literario nacional, lo que nos motivó a tratar de contribuir, de alguna manera, al proceso de sistematización que la Literatura Sordo y en Libras está experimentando en los últimos años; en D'Onofrio (1993) y soares (2005), para comprender cómo se constituyen los textos narrativos, desde el punto de vista estructural, además de conocer cómo el panorama histórico en torno al concepto de género literaria que hoy conocemos se construyó; en Mourão (2013), Sutton-Spence y Kaneko (2016) y Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos y literarios que constituyen narrativas literarias señaladas, además de identificar el lugar que estas producciones ocupan dentro de la comunidad sorda. Los resultados de esta investigación indican al hecho de que, aunque las producciones literarias no se pueden ver y entendida como perteneciente a estructuras de género fijas e inmutables, su La sistematización puede ayudar al lector/investigador a encontrar medios que le permitan buscar a estas obras literarias no solo para su apreciación, sino también para encontrar posibilidades que le permitan tomar estas producciones como objeto de estudio e investigación, pudiendo, esta vez, contribuir y sumarse al proceso de sistematización y análisis de textos literarios señalados, que se ha constituido en los últimos años.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGPORTO, Shirley Barbosa das Neves,PORTO, Shirley. B. Neves.PORTO, Shirley Barbosa das Neves.NEVES PORTO, Shirley Barbosa das.http://lattes.cnpq.br/4960345947344178SILVA, Camila Assis Peres.SILVA, C. A. P.SILVA, CAMILA ASSIS PERES.http://lattes.cnpq.br/8299215663548556SILVA, Márcia Tavares.TAVARES, M.TAVARES, MÁRCIA.SILVA, MÁRCIA TAVARES.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424SUTTON-SPENCE, Rachel Louise.SPENCE, R. L. S.Sutton-Spence, Rachel.Sutton-Spence, R.http://lattes.cnpq.br/9934094796503143MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.2022-02-102023-04-11T12:33:43Z2023-04-112023-04-11T12:33:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. 2022. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-11T12:34:30Zoai:localhost:riufcg/29339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-11T12:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. Narratives of Brazilian deaf literature: study and analysis of literary genres made available on YouTube between 2007 and 2019. Narrativas de la literatura sorda brasileña: estudio y análisis de los géneros literarios disponibles en YouTube entre 2007 y 2019. |
title |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
spellingShingle |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. Literatura surda brasileira Gêneros literários Literatura em língua de sinais Narrativa sinalizada Brazilian deaf literature Literary genres Sign language literature Flagged narrative Literatura sorda brasileña Literatura en lengua de signos narrativa marcada Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
title_full |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
title_fullStr |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
title_full_unstemmed |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
title_sort |
Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. |
author |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. |
author_facet |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves, PORTO, Shirley. B. Neves. PORTO, Shirley Barbosa das Neves. NEVES PORTO, Shirley Barbosa das. http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 SILVA, Camila Assis Peres. SILVA, C. A. P. SILVA, CAMILA ASSIS PERES. http://lattes.cnpq.br/8299215663548556 SILVA, Márcia Tavares. TAVARES, M. TAVARES, MÁRCIA. SILVA, MÁRCIA TAVARES. http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 SUTTON-SPENCE, Rachel Louise. SPENCE, R. L. S. Sutton-Spence, Rachel. Sutton-Spence, R. http://lattes.cnpq.br/9934094796503143 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura surda brasileira Gêneros literários Literatura em língua de sinais Narrativa sinalizada Brazilian deaf literature Literary genres Sign language literature Flagged narrative Literatura sorda brasileña Literatura en lengua de signos narrativa marcada Ensino-Aprendizagem |
topic |
Literatura surda brasileira Gêneros literários Literatura em língua de sinais Narrativa sinalizada Brazilian deaf literature Literary genres Sign language literature Flagged narrative Literatura sorda brasileña Literatura en lengua de signos narrativa marcada Ensino-Aprendizagem |
description |
Literatura surda é a manifestação literária dos sujeitos surdos. Por compreendermos a importância destas produções nos contextos social e acadêmico, decidimos tomar os gêneros literários narrativos sinalizados como nosso objeto de estudo. Delimitamos como nosso objetivo geral identificar os elementos estruturais, textuais e estéticos presentes em narrativas literárias brasileiras de autoria surda e que foram disponibilizadas no YouTube entre os anos de 2007 e 2019. Como objetivos específicos, buscamos: a) Definir critérios norteadores para catalogação das narrativas literárias sinalizadas; b) Estabelecer categorias para o tratamento dos textos catalogados; e c) Construir um infográfico que nos permitisse apresentar de maneira sintética e didática os conceitos e as categorias de análise que constituem a nossa pesquisa, visando colaborar para o processo de ensino e aprendizagem da literatura surda. Metodologicamente, esta pesquisa, de acordo com Gil (2008), de caráter exploratório e descritivo, buscou por textos narrativos sinalizados, os quais foram selecionados a partir de quatro critérios, a saber: 1) Produções sinalizadas de autores brasileiros surdos; 2) Textos presentes no YouTube e que foram disponibilizados entre os anos de 2007 e 2019; 3) Textos com estrutura narrativa; e 4) Textos literários. Após levantamento dos textos, definimos as categorias a serem utilizadas para o tratamento de nossos dados: estrutura; elementos caracterizadores de cada gênero; e elementos estéticos/literários. Definidas as categorias, as análises passaram pelas seguintes etapas: 1) Identificação: onde observamos se os textos selecionados possuem os elementos estruturais das narrativas; 2) Definição: examinamos e justificamos a qual gênero narrativo o texto analisado pertence; e por fim, 3) Verificação, aqui identificamos se o texto analisado possui a presença de elementos visuais/estéticos comuns a textos literários sinalizados. O nosso aporte teórico esteve concentrado em Candido (1995), para refletir sobre o papel humanizador da literatura e o direito que todos devem ter de acessá- la; em Candido (2011), que propõe um sistema literário nacional, o que nos motivou a tentar contribuir, de alguma forma, com o processo de sistematização que a Literatura Surda e em Libras está experimentando nos últimos anos; em D’Onofrio (1993) e Soares (2005), para compreender como os textos narrativos se constituem, do ponto de vista estrutural, além de conhecer como o panorama histórico em torno do conceito de gênero literário que conhecemos hoje foi construído; em Mourão (2013), Sutton-Spence e Kaneko (2016) e Sutton-Spence (2021), para identificar aspectos estéticos e literários que constituem narrativas literárias sinalizadas, além de identificar o lugar que estas produções ocupam dentro da comunidade surda. Os resultados desta pesquisa apontam para o fato de que, apesar de as produções literárias não poderem ser vistas e compreendidas como pertencentes a estruturas de gênero fixas e imutáveis, a sua sistematização pode ajudar o leitor/pesquisador a encontrar meios que lhe permita olhar para estas obras literárias não apenas para sua apreciação, antes encontrando possibilidades que lhe permitam tomar estas produções como objeto de estudo e pesquisa, podendo, desta feita, contribuir e somar com o processo de sistematização e análise de textos literários sinalizados, que vem sendo constituído nos últimos anos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 2023-04-11T12:33:43Z 2023-04-11 2023-04-11T12:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. 2022. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo. Narrativas da literatura surda brasileira: estudo e análise de gênero literários sinalizados disponibilizados no youtube entre os anos de 2007 e 2019. 2022. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744572663726080 |