Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
Resumo: | Este trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora. |
id |
UFCG_401eb976f2f2080b8a9f61915d1d817a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27245 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.Multimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM.Ensino de língua inglesaLivro didático de inglêsLíngua inglesa - ensinoExame Nacional do Ensino Médio - ENEMExame Nacional do Ensino Médio - ENEMLeitura - língua inglesaMultimodalidade - língua inglesaLeitura multimodalQuestões de língua inglesa - ENEMCompreensão de textos - língua inglesaEnsino de línguas - ensino médioEnsino médio - ensino de línguasEnglish language teachingEnglish textbookEnglish language - teachingNational High School Exam - ENEMENEM - National High School ExamReading - English languageMultimodality - English languageMultimodal readingEnglish Language Questions - ENEMText comprehension - English languageLanguage teaching - high schoolHigh school - language teachingLetras LinguísticaEste trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora.This work is a document research of descriptive and interpretive nature, with qualitative analysis, which evaluated two English textbooks for Brazilians that are in the 3rd year of high school, adopted in schools of the State of Paraíba in the years 2009 to 2014, and 20 questions, which evaluate the reading proficiency in English of Brazilian students known as national exam of high school level – ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) for the following years: 2010, 2011, 2012 and 2013. In order to draw a parallel between these objects, to aim the emergence of parameters for the treatment of multimodal reading questions, we try to answer the following question that guides the research: what is the relationship between the multimodal reading activities contained in two English textbooks and the English reading questions proposed in ENEM (2010-2013)? The corpus is composed of 38 multimodal reading questions (7 for ENEM, 6 for the book named English in a globaliz/sed world – v. 3, 25 for the book named On stage – v.3), whose analysis is based on the concepts of multimodality (Cf. KRESS AND VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) and reading (Cf. LUKE AND FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). The analysis allowed us to take into account that multimodality is not considered important to the understanding of texts written in English. Therefore, the focus of the reading questions just falls on the writing mode and not to the junction of the various modes present in the texts. The results led us to consider that reading multimodal texts is still new in the teachinglearning process and, perhaps, it is not considered as a criterion for the collections evaluated by PNLD. We believe, therefore, that it is the role of the school, of schoolbooks and of national exams, that assess educational indices in Brazil, pay attention to the value of multimodality as a constituent aspect of the texts, and, then, relevant to the process of reading comprehension.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGCOSTA, Marco Antonio Margarido.COSTA, M. A. M.http://lattes.cnpq.br/7215425152123749ARAÚJO, Denise Lino de.NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo.MARENCO, Anna Raphaella de Lima.2014-092022-09-16T13:43:22Z2022-09-162022-09-16T13:43:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T13:44:01Zoai:localhost:riufcg/27245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T13:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Multimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM. |
title |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
spellingShingle |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Ensino de língua inglesa Livro didático de inglês Língua inglesa - ensino Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Leitura - língua inglesa Multimodalidade - língua inglesa Leitura multimodal Questões de língua inglesa - ENEM Compreensão de textos - língua inglesa Ensino de línguas - ensino médio Ensino médio - ensino de línguas English language teaching English textbook English language - teaching National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam Reading - English language Multimodality - English language Multimodal reading English Language Questions - ENEM Text comprehension - English language Language teaching - high school High school - language teaching Letras Linguística |
title_short |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
title_full |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
title_fullStr |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
title_full_unstemmed |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
title_sort |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
author |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. |
author_facet |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
COSTA, Marco Antonio Margarido. COSTA, M. A. M. http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 ARAÚJO, Denise Lino de. NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua inglesa Livro didático de inglês Língua inglesa - ensino Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Leitura - língua inglesa Multimodalidade - língua inglesa Leitura multimodal Questões de língua inglesa - ENEM Compreensão de textos - língua inglesa Ensino de línguas - ensino médio Ensino médio - ensino de línguas English language teaching English textbook English language - teaching National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam Reading - English language Multimodality - English language Multimodal reading English Language Questions - ENEM Text comprehension - English language Language teaching - high school High school - language teaching Letras Linguística |
topic |
Ensino de língua inglesa Livro didático de inglês Língua inglesa - ensino Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Leitura - língua inglesa Multimodalidade - língua inglesa Leitura multimodal Questões de língua inglesa - ENEM Compreensão de textos - língua inglesa Ensino de línguas - ensino médio Ensino médio - ensino de línguas English language teaching English textbook English language - teaching National High School Exam - ENEM ENEM - National High School Exam Reading - English language Multimodality - English language Multimodal reading English Language Questions - ENEM Text comprehension - English language Language teaching - high school High school - language teaching Letras Linguística |
description |
Este trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2022-09-16T13:43:22Z 2022-09-16 2022-09-16T13:43:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
identifier_str_mv |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744555817304064 |