Aspectos avaliativos da habilidade de leitura em provas do ENEM: reflexões e orientações para o professor de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joseane de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/6624168203166513
http://lattes.cnpq.br/7447965860192172
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8918
Resumo: O interesse em desenvolver uma pesquisa sobre exame de seleção para o ensino superior surgiu de uma experiência da professora pesquisadora deste trabalho em turmas do Ensino Médio, ao perceber que os alunos chegavam a esse nível escolar com um grande déficit em relação à compreensão leitora em língua inglesa. Nesse sentido, começamos a refletir que tais dificuldades poderiam ser ecoadas na principal prova que os alunos realizam ao término da educação básica, a saber, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante do contexto em que se encontra inserido o ensino público de língua estrangeira, elevado número de alunos por sala, evasão escolar, redução da carga horária escolar e considerando a importância de uma prova de língua estrangeira para garantir uma vaga em um curso superior, tentaremos responder, ao longo desta pesquisa, a indagação que embasa todo este trabalho: De que modo a compreensão leitora de textos em língua inglesa é avaliada pelo ENEM?. Dessa maneira, o que se pretende fazer no atual estudo é investigar aspectos avaliativos da habilidade leitora de língua inglesa em provas do ENEM. Entre os objetivos específicos, analisaremos as questões de múltipla escolha para observar se a compreensão seria uma atividade de identificar e extrair informações ou se envolve o uso de atividades cooperativas e inferenciais; logo depois, averiguar que fenômenos textuais precisam ser ativados para a compreensão das questões das provas de língua inglesa; e por fim, viabilizar reflexões e orientações propositivas para o ensino de compreensão leitora de língua inglesa no ensino médio. Para isso, tomamos como base Leffa (2016) para discorrer acerca do ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais, como BNCC, OCEM e PCNs para explicar o ensino e a avaliação de leitura, Kato (2007) e Marcuschi (2008) para embasar as discussões relacionadas a compreensão leitora, além de Koch (2021) e Koch e Elias (2021) para fundamentar o conceito de texto e os fenômenos textuais envolvidos no processo de leitura. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que busca entender os fenômenos que acontecem no interior da sociedade. Isto posto, esperamos que as discussões fomentadas neste trabalho possam contribuir de forma significativa para os estudos da compreensão leitora, sobretudo, de língua inglesa
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spelling Aspectos avaliativos da habilidade de leitura em provas do ENEM: reflexões e orientações para o professor de língua inglesaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoLíngua InglesaCompreensão LeitoraENEMTeachingEnglish languageReading comprehensionENEMO interesse em desenvolver uma pesquisa sobre exame de seleção para o ensino superior surgiu de uma experiência da professora pesquisadora deste trabalho em turmas do Ensino Médio, ao perceber que os alunos chegavam a esse nível escolar com um grande déficit em relação à compreensão leitora em língua inglesa. Nesse sentido, começamos a refletir que tais dificuldades poderiam ser ecoadas na principal prova que os alunos realizam ao término da educação básica, a saber, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante do contexto em que se encontra inserido o ensino público de língua estrangeira, elevado número de alunos por sala, evasão escolar, redução da carga horária escolar e considerando a importância de uma prova de língua estrangeira para garantir uma vaga em um curso superior, tentaremos responder, ao longo desta pesquisa, a indagação que embasa todo este trabalho: De que modo a compreensão leitora de textos em língua inglesa é avaliada pelo ENEM?. Dessa maneira, o que se pretende fazer no atual estudo é investigar aspectos avaliativos da habilidade leitora de língua inglesa em provas do ENEM. Entre os objetivos específicos, analisaremos as questões de múltipla escolha para observar se a compreensão seria uma atividade de identificar e extrair informações ou se envolve o uso de atividades cooperativas e inferenciais; logo depois, averiguar que fenômenos textuais precisam ser ativados para a compreensão das questões das provas de língua inglesa; e por fim, viabilizar reflexões e orientações propositivas para o ensino de compreensão leitora de língua inglesa no ensino médio. Para isso, tomamos como base Leffa (2016) para discorrer acerca do ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais, como BNCC, OCEM e PCNs para explicar o ensino e a avaliação de leitura, Kato (2007) e Marcuschi (2008) para embasar as discussões relacionadas a compreensão leitora, além de Koch (2021) e Koch e Elias (2021) para fundamentar o conceito de texto e os fenômenos textuais envolvidos no processo de leitura. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que busca entender os fenômenos que acontecem no interior da sociedade. Isto posto, esperamos que as discussões fomentadas neste trabalho possam contribuir de forma significativa para os estudos da compreensão leitora, sobretudo, de língua inglesaThe interest in developing research on selection exam for higher education emerged from an experience of the researcher teacher of this work in high school classes, when she realized that students reached this school level with a large deficit in terms of reading comprehension in English. In this sense, we began to reflect that such difficulties could be echoed in the main test that students take at the end of basic education, namely, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In view of the whole context in which public foreign language education is inserted, high number of students per class, school dropout, reduction of school hours and considering the importance of a foreign language test to guarantee a place in a higher education course, we will try to answer throughout this research the question that underlies all this work: How is the reading comprehension of texts in English evaluated by ENEM?. In this way, what we intend to do in the current study is to investigate evaluative aspects of the reading ability of the English language in ENEM. Among the specific objectives, we will analyze the multiple-choice questions to see if understanding would be an activity of identifying and extracting information or if it involves the use of cooperative and inferential activities; soon after, to observe that textual phenomena need to be activated to understand the questions of the English language tests; and finally, to enable reflections and propositional guidelines for teaching reading comprehension in English in high school. For this, we took as a basis Leffa (2016) to discuss about language teaching in Brazil, official documents such as BNCC, OCEM and PCNs to explain teaching and reading assessment, Kato (2007) and Marcuschi (2008) to support discussions related to reading comprehension, and Koch (2021) and Koch and Elias (2021) to support the concept of text and the textual phenomena involved in the reading process. With regard to methodology, this research is qualitative in nature, since it seeks to understand the phenomena that happen within society. For this reason, we hope that the discussions promoted in this work can contribute significantly to the studies of reading comprehension, especially in English129 p.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoSilva, Ananias Agostinho daSilva, Ananias Agostinho daLima, Edmar Peixoto deLima, Isabel MunizOliveira, Joseane de Souza2023-03-27T13:00:46Z2023-03-27T13:00:46Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/6624168203166513http://lattes.cnpq.br/7447965860192172OLIVEIRA, Joseane de Souza. Aspectos avaliativos da habilidade de leitura em provas do ENEM: reflexões e orientações para o professor de língua inglesa. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8918MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:32:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8918Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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