Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577 |
Resumo: | A satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços. |
id |
UFCG_40ddb63494deac9e03392eef46f8a7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7577 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.Job satisfaction analysis: a case study on outsourced servers at CDSA / UFCG.Satisfação no trabalhoTerceirização de mão de obraServidores terceirizadosGestão públicaJob satisfactionManpower outsourcingThird party serversPublic managementA satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços.Job satisfaction is seen as an important issue in the functioning of organizations, in which they seek to effect growth through their employees. From that point of view, this work seeks to identify the strategic and administrative procedure of the outsourced service for the growth of the Sustainable Semiarid Development Center (CDSA/UFCG), Campus located in Sumé– PB. This work highlights the importance of outsourcing in the Public Sector, seeking to understand how outsourced employees are satisfied with the services provided in the institution. Thus, this study has as general objective to evaluate the degree of satisfaction of outsourced employees compared to services provided at CDSA/UFCG, in the year 2019.Methodologically the research is descriptive, through a case study, qualitative and descriptive approach, with bibliography and application of questionnaires. The results revealed that, faced with the actions of the Campus City Hall, outsourced workers need improvements in job satisfaction, as well as training in the task performed. It can be concluded that the outsourced service in the CDSA/UFCG is in a construction process, seeking to effect the valorization of the employee and the demands that provide the operation of the services.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Allan Gustavo Freire da.SILVA, A. G. F.http://lattes.cnpq.br/0886300382020774LIMA FILHO, Gilvan Dias de.SOARES, Kelly Cristina Costa.ALMEIDA, Bruno de Sousa.2019-07-112019-10-01T13:39:22Z2019-10-012019-10-01T13:39:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-25T18:45:10Zoai:localhost:riufcg/7577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-25T18:45:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. Job satisfaction analysis: a case study on outsourced servers at CDSA / UFCG. |
title |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
spellingShingle |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. ALMEIDA, Bruno de Sousa. Satisfação no trabalho Terceirização de mão de obra Servidores terceirizados Gestão pública Job satisfaction Manpower outsourcing Third party servers Public management |
title_short |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
title_full |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
title_fullStr |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
title_full_unstemmed |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
title_sort |
Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. |
author |
ALMEIDA, Bruno de Sousa. |
author_facet |
ALMEIDA, Bruno de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. SILVA, A. G. F. http://lattes.cnpq.br/0886300382020774 LIMA FILHO, Gilvan Dias de. SOARES, Kelly Cristina Costa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Bruno de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho Terceirização de mão de obra Servidores terceirizados Gestão pública Job satisfaction Manpower outsourcing Third party servers Public management |
topic |
Satisfação no trabalho Terceirização de mão de obra Servidores terceirizados Gestão pública Job satisfaction Manpower outsourcing Third party servers Public management |
description |
A satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11 2019-10-01T13:39:22Z 2019-10-01 2019-10-01T13:39:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577 ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744398760542208 |