Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Bruno de Sousa.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577
Resumo: A satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços.
id UFCG_40ddb63494deac9e03392eef46f8a7d1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7577
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.Job satisfaction analysis: a case study on outsourced servers at CDSA / UFCG.Satisfação no trabalhoTerceirização de mão de obraServidores terceirizadosGestão públicaJob satisfactionManpower outsourcingThird party serversPublic managementA satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços.Job satisfaction is seen as an important issue in the functioning of organizations, in which they seek to effect growth through their employees. From that point of view, this work seeks to identify the strategic and administrative procedure of the outsourced service for the growth of the Sustainable Semiarid Development Center (CDSA/UFCG), Campus located in Sumé– PB. This work highlights the importance of outsourcing in the Public Sector, seeking to understand how outsourced employees are satisfied with the services provided in the institution. Thus, this study has as general objective to evaluate the degree of satisfaction of outsourced employees compared to services provided at CDSA/UFCG, in the year 2019.Methodologically the research is descriptive, through a case study, qualitative and descriptive approach, with bibliography and application of questionnaires. The results revealed that, faced with the actions of the Campus City Hall, outsourced workers need improvements in job satisfaction, as well as training in the task performed. It can be concluded that the outsourced service in the CDSA/UFCG is in a construction process, seeking to effect the valorization of the employee and the demands that provide the operation of the services.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Allan Gustavo Freire da.SILVA, A. G. F.http://lattes.cnpq.br/0886300382020774LIMA FILHO, Gilvan Dias de.SOARES, Kelly Cristina Costa.ALMEIDA, Bruno de Sousa.2019-07-112019-10-01T13:39:22Z2019-10-012019-10-01T13:39:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-25T18:45:10Zoai:localhost:riufcg/7577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-25T18:45:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
Job satisfaction analysis: a case study on outsourced servers at CDSA / UFCG.
title Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
spellingShingle Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
ALMEIDA, Bruno de Sousa.
Satisfação no trabalho
Terceirização de mão de obra
Servidores terceirizados
Gestão pública
Job satisfaction
Manpower outsourcing
Third party servers
Public management
title_short Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
title_full Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
title_fullStr Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
title_full_unstemmed Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
title_sort Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG.
author ALMEIDA, Bruno de Sousa.
author_facet ALMEIDA, Bruno de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Allan Gustavo Freire da.
SILVA, A. G. F.
http://lattes.cnpq.br/0886300382020774
LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
SOARES, Kelly Cristina Costa.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Bruno de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Terceirização de mão de obra
Servidores terceirizados
Gestão pública
Job satisfaction
Manpower outsourcing
Third party servers
Public management
topic Satisfação no trabalho
Terceirização de mão de obra
Servidores terceirizados
Gestão pública
Job satisfaction
Manpower outsourcing
Third party servers
Public management
description A satisfação no trabalho é vista como uma questão importante no funcionamento das organizações, em que buscam efetivar o crescimento por meio de seus servidores. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca identificar o procedimento estratégico e administrativo do serviço terceirizado para o crescimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus de Sumé – PB. O trabalho evidencia a importância da terceirização no Setor Público, compreendendo como profissionais terceirizados estão satisfeitos com os serviços prestados na instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar o grau de satisfação dos servidores terceirizados ante aos serviços prestados no CDSA/UFCG, no ano de 2019. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, através de estudo de caso, abordagem qualitativa e descritiva, com bibliografia e aplicação de questionários. Os resultados revelaram que diante das ações da Prefeitura Universitária do Campus, os servidores terceirizados necessitam de melhorias para a satisfação no trabalho, bem como de capacitação na função exercida. Conclui-se que o serviço terceirizado no CDSA/UFCG está em um processo de construção, buscando efetivar a valorização do servidor e as demandas que fornecem o funcionamento dos serviços.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2019-10-01T13:39:22Z
2019-10-01
2019-10-01T13:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577
ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.almeida2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577
identifier_str_mv ALMEIDA, Bruno de Sousa. Análise da satisfação no trabalho : um estudo de caso sobre servidores terceirizados no CDSA/UFCG. 2019. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744398760542208