Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9076 |
Resumo: | O Livro Didático é considerado um dos principais materiais presentes no cotidiano d a sala de aula, constitui o conjunto de possibilidades a partir do qual a escola seleciona os conteúdo s e organiza os para a construção d o saber escolar, ou seja, são elementos básicos da organização do trabalho docente. O objetivo deste trabalho é analisar como o livro didático do 9º ano do ensino fundamental trabalha a produtividade semântica para a prod ução de sentido do texto sob a perspectiva da semiótica greimasiana. Para tanto, elencamos os conceitos básicos que envolvem a ideia de produtividade semântica do texto. Em seguida, examinamos se nas propostas de produção de sentido textual há a exploração da produtividade semântica; e depois verificamos se as propostas de produção de sentido enfocam os temas e figuras. Esta é uma pesquisa documental de abordagem descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. O universo de pesquisa constou com os quat ro livros didáticos da coleção Singular& Plural: Leitura, produção estudos de linguagem . Desse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os processos de figurativização e de tem atização que funcionam como concretização do sentido. O resultado que obtivemos foi que 4% não trabalham a produtividade semântica, o que corresponde a 01 proposta, 64% trabalham parcialmente adequado correspondendo a 16 propostas e 32% trabalham adequada mente correspondendo a 08 propostas, de um total de 25 propostas levantadas. Da análise qualitativa, pontuamos três propostas: a primeira que trabalha adequadamente a produtividade semântica, a segunda que trabalha parcialmente adequada a produtividade sem ântica, e a terceira, que não trabalha a produtividade semântica, proposta esta que as autoras do livro didático em nenhum momento faz referências ao texto citado na página. |
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Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental.Analysis of semantic productivity in textbooks from the 9th grade textbook.SemióticaLivro didáticoSemiótica greimasianaSemioticsTextbookGreimasian SemioticsLetras - Língua Portuguesa.O Livro Didático é considerado um dos principais materiais presentes no cotidiano d a sala de aula, constitui o conjunto de possibilidades a partir do qual a escola seleciona os conteúdo s e organiza os para a construção d o saber escolar, ou seja, são elementos básicos da organização do trabalho docente. O objetivo deste trabalho é analisar como o livro didático do 9º ano do ensino fundamental trabalha a produtividade semântica para a prod ução de sentido do texto sob a perspectiva da semiótica greimasiana. Para tanto, elencamos os conceitos básicos que envolvem a ideia de produtividade semântica do texto. Em seguida, examinamos se nas propostas de produção de sentido textual há a exploração da produtividade semântica; e depois verificamos se as propostas de produção de sentido enfocam os temas e figuras. Esta é uma pesquisa documental de abordagem descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. O universo de pesquisa constou com os quat ro livros didáticos da coleção Singular& Plural: Leitura, produção estudos de linguagem . Desse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os processos de figurativização e de tem atização que funcionam como concretização do sentido. O resultado que obtivemos foi que 4% não trabalham a produtividade semântica, o que corresponde a 01 proposta, 64% trabalham parcialmente adequado correspondendo a 16 propostas e 32% trabalham adequada mente correspondendo a 08 propostas, de um total de 25 propostas levantadas. Da análise qualitativa, pontuamos três propostas: a primeira que trabalha adequadamente a produtividade semântica, a segunda que trabalha parcialmente adequada a produtividade sem ântica, e a terceira, que não trabalha a produtividade semântica, proposta esta que as autoras do livro didático em nenhum momento faz referências ao texto citado na página.The te xtbook is considered one of the main materials present s everyday in the classroom and constitutes a set of possibilities from which the school selects the contents and organizes them for construction of school knowledge, in other words, are basic elements of the Organization of the teaching work. The purpose of this work is to analyze how the textbook of the 9th grade year of elementary school works a Semantic productivity for the production of meaning of the text from the perspective of greimasian semiotic . Therefore, we list the basic concepts that involve the idea of semantic productivity of the text. Then, we examined in the proposals of textual meaning there is exploration of semantic productivity; a nd then we check if the proposals of meaning productio n focus on themes and figures. This is a documentary research of descriptive approach a nd of quantitative and qualitative nature. The research universe counted with the four textbooks of the collection Singular& Plural: Leitura, produção estudos de linguag em . This universe, we selected as corpus of analysis the textbook of 9t h year of elementary school II. The categories of analysis were the figurativização and thematization processes that function as concretion of meaning. The result we got was that 4% do n´t work semantic productivity, corresponding to 01 proposal, 64% work partially adequate , corresponding to 16 proposals and 32% work properly corresponding to 08 proposals, of a total of 25 proposals raised. From qualitative analysis, we punctuated three proposals: the first that works properly semantic productivity, the second that works partially adequate semantic productivity and the third, that does not work semantic productivity, p roposal that the authors of the textbook i n no time makes references to the text quoted on the pageUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968ALVES , Maria Adriana Leite.PEREIRA , Hérica Paiva.FERREIRA, Aurenir Maria.2017-04-192019-11-12T10:59:29Z2019-11-122019-11-12T10:59:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9076FERREIRA, Aurenir Maria. Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-25T11:51:19Zoai:localhost:riufcg/9076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-25T11:51:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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