A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Patrícia Dantas de França.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8913
Resumo: O Coco é um gênero de expressão da manifestação cultural de um povo, tem uma linguagem simples e é muito comum na região Nordeste. O objetivo desta pesquisa é, pois, analisar como se manifesta a enunciação no Coco, a fim de propor uma intervenção didática numa turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Para análise de acordo com os princípios enunciativos, fundamentamo-nos teoricamente na semiótica greimasiana, sem desconsiderar autores como Benveniste (2006). Esta pesquisa está pautada pela Análise do Discurso, uma vez que apela para a semiótica greimasiana na intenção de analisar o sujeito, o tempo e o espaço do discurso como categorias da enunciação e do enunciado. Nessa direção, a análise aqui empreendida é de natureza qualitativa. O universo de pesquisa constituiu-se de quatro emboladas, dentre as quais selecionamos uma, que denominamos de Atual cenário político que retrata a crise política vivida pelo Brasil, como corpus para a construção da análise em forma de proposta de leitura. Aqui o intuito não foi o de obter resultados em números, mas perceber como acontecem os processos enunciativos nesse tipo de expressão popular e a relevância desse tipo de discurso na região Nordeste, onde essa manifestação é mais comum. Da análise, encontramos como resultados: o sujeito enunciador é um eu que fala ao povo, se colocando no lugar em um tempo do agora e em um espaço do aqui.
id UFCG_ec8a380c9592b798d6f17f3cefe8ccc4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8913
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.The statement in the Coco speech: a reading proposal for the 8th grade of elementary school.Semiótica greimasianaEnunciaçãoEmbolada de cocoLeituraGreimasian SemioticsEnunciationReadingLetras - Língua Portuguesa.O Coco é um gênero de expressão da manifestação cultural de um povo, tem uma linguagem simples e é muito comum na região Nordeste. O objetivo desta pesquisa é, pois, analisar como se manifesta a enunciação no Coco, a fim de propor uma intervenção didática numa turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Para análise de acordo com os princípios enunciativos, fundamentamo-nos teoricamente na semiótica greimasiana, sem desconsiderar autores como Benveniste (2006). Esta pesquisa está pautada pela Análise do Discurso, uma vez que apela para a semiótica greimasiana na intenção de analisar o sujeito, o tempo e o espaço do discurso como categorias da enunciação e do enunciado. Nessa direção, a análise aqui empreendida é de natureza qualitativa. O universo de pesquisa constituiu-se de quatro emboladas, dentre as quais selecionamos uma, que denominamos de Atual cenário político que retrata a crise política vivida pelo Brasil, como corpus para a construção da análise em forma de proposta de leitura. Aqui o intuito não foi o de obter resultados em números, mas perceber como acontecem os processos enunciativos nesse tipo de expressão popular e a relevância desse tipo de discurso na região Nordeste, onde essa manifestação é mais comum. Da análise, encontramos como resultados: o sujeito enunciador é um eu que fala ao povo, se colocando no lugar em um tempo do agora e em um espaço do aqui.Coco is a genre of expression of the cultural manifestation of a people, it has a simple language and is very common in the Northeast region. The objective of this research is, therefore, to analyze how the enunciation in Coco is manifested, in order to propose a didactic intervention in an 8th grade class of Elementary School. For analysis according to the enunciative principles, we base ourselves theoretically on the Greimas square, without disregarding authors such as Benveniste (2006). This research is based on Discourse Analysis, since it appeals to Greimas square in the intention of analyzing the subject, time and space of discourse as categories of enunciation and enounced. In this direction, the analysis undertaken here is of a qualitative nature. The research universe consisted of four emboladas, among which we selected one, which we call current political scenario that portrays the political crisis experienced by Brazil, as a corpus for the construction of the analysis in the form of a reading proposal. Here the intention was not to obtain results in numbers, but to understand how the enunciative processes occur in this type of popular expression and the relevance of this type of discourse in the Northeast region, where this manifestation is more common. From the analysis, we find as results: the subject enunciator is a self that speaks to the people, putting itself in place in a time of the now and in a space of the here.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, Napoleão Gomes de.MORAIS, Patrícia Dantas de França.2018-02-062019-11-06T17:18:13Z2019-11-062019-11-06T17:18:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8913MORAIS, Patrícia Dantas de França. A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:52:58Zoai:localhost:riufcg/8913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:52:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
The statement in the Coco speech: a reading proposal for the 8th grade of elementary school.
title A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
spellingShingle A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
MORAIS, Patrícia Dantas de França.
Semiótica greimasiana
Enunciação
Embolada de coco
Leitura
Greimasian Semiotics
Enunciation
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
title_full A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
title_fullStr A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
title_sort A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental.
author MORAIS, Patrícia Dantas de França.
author_facet MORAIS, Patrícia Dantas de França.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
PEREIRA, Hérica Paiva.
SOUSA, Napoleão Gomes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Patrícia Dantas de França.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica greimasiana
Enunciação
Embolada de coco
Leitura
Greimasian Semiotics
Enunciation
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
topic Semiótica greimasiana
Enunciação
Embolada de coco
Leitura
Greimasian Semiotics
Enunciation
Reading
Letras - Língua Portuguesa.
description O Coco é um gênero de expressão da manifestação cultural de um povo, tem uma linguagem simples e é muito comum na região Nordeste. O objetivo desta pesquisa é, pois, analisar como se manifesta a enunciação no Coco, a fim de propor uma intervenção didática numa turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Para análise de acordo com os princípios enunciativos, fundamentamo-nos teoricamente na semiótica greimasiana, sem desconsiderar autores como Benveniste (2006). Esta pesquisa está pautada pela Análise do Discurso, uma vez que apela para a semiótica greimasiana na intenção de analisar o sujeito, o tempo e o espaço do discurso como categorias da enunciação e do enunciado. Nessa direção, a análise aqui empreendida é de natureza qualitativa. O universo de pesquisa constituiu-se de quatro emboladas, dentre as quais selecionamos uma, que denominamos de Atual cenário político que retrata a crise política vivida pelo Brasil, como corpus para a construção da análise em forma de proposta de leitura. Aqui o intuito não foi o de obter resultados em números, mas perceber como acontecem os processos enunciativos nesse tipo de expressão popular e a relevância desse tipo de discurso na região Nordeste, onde essa manifestação é mais comum. Da análise, encontramos como resultados: o sujeito enunciador é um eu que fala ao povo, se colocando no lugar em um tempo do agora e em um espaço do aqui.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
2019-11-06T17:18:13Z
2019-11-06
2019-11-06T17:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8913
MORAIS, Patrícia Dantas de França. A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8913
identifier_str_mv MORAIS, Patrícia Dantas de França. A enunciação no discurso do Coco: uma proposta de leitura para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410695434240