Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Raissa Pontes.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497
Resumo: Tendo em vista que atualmente a classe C corresponde a mais da metade da população brasileira, a presente pesquisa buscou investigar quais práticas letradas são mobilizadas quando sujeitos desta classe passam a ter acesso a novos bens culturais e que impactos/mudanças nas práticas letradas são indicadas por estes sujeitos como resultantes do seu acesso a bens culturais relacionados à sua ascensão econômica nos últimos anos. Dessa forma, tivemos como objetivo geral coligir informações sobre as implicações/mudanças nas práticas letradas dos sujeitos da nova classe média devido ao acesso a esses bens culturais. E como objetivo mais específico, identificar os bens culturais e as práticas letradas mobilizadas por sujeitos da classe C que resultam do aumento de renda dos sujeitos dessa classe. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada, descritivo-interpretativa de cunho qualitativo com dados quantitativos, cujo corpus foi constituído através de dois tipos de questionários, um para identificação dos sujeitos da pesquisa, respondido por diversas pessoas para a formação da amostragem; e outro relacionado aos bens culturais a que os sujeitos da classe social estudada têm acesso, que foi respondido apenas pelos dez sujeitos focalizados nesta pesquisa. Os dados foram analisados com base nos novos estudos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 1991; KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), focalizando a existência de múltiplos letramentos e considerando os conceitos sobre práticas letradas e letramentos em grupos sociais (cf. MASAGÃO, 2003; SOUZA, 2011). Assim, os resultados desta investigação nos levaram a concluir que os sujeitos oriundos da nova classe média têm acesso a diversos bens culturais e mobilizam várias práticas letradas, sejam elas institucionalmente reconhecidas ou não. Observamos que os sujeitos desta pesquisa priorizam investir, primeiramente, em escola particular, na compra de computador e no acesso à internet, assim, tendo acesso a sites, e-mails e redes sociais, tanto pelo meio tradicional, o computador, quanto pelo celular com pacote de dados e, dessa forma, mobilizando práticas diárias e leitura e escrita. Em segundo lugar, procuram investir em bens como cursos de idiomas, informática, em ir ao cinema, locar filmes, entre outros. Nesse sentido, identificamos que os sujeitos da classe C aqui pesquisados, com o acesso a esses novos bens culturais, parecem mobilizar diversos tipos de letramento, mas a principal prática ainda é a escolar.
id UFCG_410f2de901a7860076fabd5146d33f49
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28497
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.Cultural goods and literate practices mobilized by class C subjects.Bens culturais - sujeitos da classe CSujeitos da classe C- práticas letradasPráticas letradas - sujeitos da classe CClasse CAcesso a bens culturais - classe CLetramentoCultural goods - class C subjectsClass C subjects - literate practicesLiterate practices - class C subjectsClass CAccess to cultural goods - class CLiteracyMultiliteraciesApplied LinguisticsLinguísticaTendo em vista que atualmente a classe C corresponde a mais da metade da população brasileira, a presente pesquisa buscou investigar quais práticas letradas são mobilizadas quando sujeitos desta classe passam a ter acesso a novos bens culturais e que impactos/mudanças nas práticas letradas são indicadas por estes sujeitos como resultantes do seu acesso a bens culturais relacionados à sua ascensão econômica nos últimos anos. Dessa forma, tivemos como objetivo geral coligir informações sobre as implicações/mudanças nas práticas letradas dos sujeitos da nova classe média devido ao acesso a esses bens culturais. E como objetivo mais específico, identificar os bens culturais e as práticas letradas mobilizadas por sujeitos da classe C que resultam do aumento de renda dos sujeitos dessa classe. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada, descritivo-interpretativa de cunho qualitativo com dados quantitativos, cujo corpus foi constituído através de dois tipos de questionários, um para identificação dos sujeitos da pesquisa, respondido por diversas pessoas para a formação da amostragem; e outro relacionado aos bens culturais a que os sujeitos da classe social estudada têm acesso, que foi respondido apenas pelos dez sujeitos focalizados nesta pesquisa. Os dados foram analisados com base nos novos estudos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 1991; KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), focalizando a existência de múltiplos letramentos e considerando os conceitos sobre práticas letradas e letramentos em grupos sociais (cf. MASAGÃO, 2003; SOUZA, 2011). Assim, os resultados desta investigação nos levaram a concluir que os sujeitos oriundos da nova classe média têm acesso a diversos bens culturais e mobilizam várias práticas letradas, sejam elas institucionalmente reconhecidas ou não. Observamos que os sujeitos desta pesquisa priorizam investir, primeiramente, em escola particular, na compra de computador e no acesso à internet, assim, tendo acesso a sites, e-mails e redes sociais, tanto pelo meio tradicional, o computador, quanto pelo celular com pacote de dados e, dessa forma, mobilizando práticas diárias e leitura e escrita. Em segundo lugar, procuram investir em bens como cursos de idiomas, informática, em ir ao cinema, locar filmes, entre outros. Nesse sentido, identificamos que os sujeitos da classe C aqui pesquisados, com o acesso a esses novos bens culturais, parecem mobilizar diversos tipos de letramento, mas a principal prática ainda é a escolar.Owing to the class C nowadays represents more than half of the Brazilian population, this study aimed to investigate which literacy practices are mobilized when subjects of this class will have access to new cultural assets and what impacts/changes in their literacy practices are indicated by these subjects as a result of your access to cultural assets related to their economic rise in recent years. Thus, our general objective was to collect information about the implications/ changes in literacy practices of the subjects of the new middle class due to the access to these cultural assets. And, as a more specific objective, identify the cultural assets and the literacy practices mobilized by class C subjects that result from the increase of income of this class subjects. This is a research in Applied Linguistics descriptive and interpretive, qualitative character with quantitative data, whose corpus was constituted by two types of questionnaires, one for identification of research subjects answered by several people to form the sampling; and another related to cultural property that the subjects from the studied social class have access, which was answered only by the ten subjects focused in this study. The data were analyzed based on the new literacy studies (Barton & Hamilton, 2000; Gee, 1991; Kleiman, 1995; Street, 2003), focusing on the existence of multiple literacies and considering the concepts of literacy practices and literacies in social groups (Masagão, 2003, Souza, 2011). Therefore, the results of this investigation led us to conclude that the subjects from the new middle class have access to several cultural assets and mobilize various literacy practices whether or not institutionally recognized. We observed that the subjects of this study prioritize investment, firstly, in private school, the purchase of computer and internet access, thus, having access to websites, emails and social networks, both by traditional means, the computer, and by cell phone with data packet and, this way, mobilizing daily reading and writing practices. Secondly, they seek to invest in assets such as language courses, computer, going to the movies, rent movies, and others. In this way, we found that the class C subjects, here surveyed, with the access to these new cultural property, seem to mobilize many kinds of literacy, but the practice is still the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614SILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, E. M.CAMPOS, Raissa Pontes.2011-122022-12-28T11:50:43Z2022-12-282022-12-28T11:50:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497CAMPOS, Raissa Pontes. Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-28T11:51:08Zoai:localhost:riufcg/28497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-28T11:51:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
Cultural goods and literate practices mobilized by class C subjects.
title Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
spellingShingle Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
CAMPOS, Raissa Pontes.
Bens culturais - sujeitos da classe C
Sujeitos da classe C- práticas letradas
Práticas letradas - sujeitos da classe C
Classe C
Acesso a bens culturais - classe C
Letramento
Cultural goods - class C subjects
Class C subjects - literate practices
Literate practices - class C subjects
Class C
Access to cultural goods - class C
Literacy
Multiliteracies
Applied Linguistics
Linguística
title_short Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
title_full Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
title_fullStr Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
title_full_unstemmed Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
title_sort Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
author CAMPOS, Raissa Pontes.
author_facet CAMPOS, Raissa Pontes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Denise Lino de.
ARAÚJO, D. L.
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614
SILVA, Elizabeth Maria da.
SILVA, E. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Raissa Pontes.
dc.subject.por.fl_str_mv Bens culturais - sujeitos da classe C
Sujeitos da classe C- práticas letradas
Práticas letradas - sujeitos da classe C
Classe C
Acesso a bens culturais - classe C
Letramento
Cultural goods - class C subjects
Class C subjects - literate practices
Literate practices - class C subjects
Class C
Access to cultural goods - class C
Literacy
Multiliteracies
Applied Linguistics
Linguística
topic Bens culturais - sujeitos da classe C
Sujeitos da classe C- práticas letradas
Práticas letradas - sujeitos da classe C
Classe C
Acesso a bens culturais - classe C
Letramento
Cultural goods - class C subjects
Class C subjects - literate practices
Literate practices - class C subjects
Class C
Access to cultural goods - class C
Literacy
Multiliteracies
Applied Linguistics
Linguística
description Tendo em vista que atualmente a classe C corresponde a mais da metade da população brasileira, a presente pesquisa buscou investigar quais práticas letradas são mobilizadas quando sujeitos desta classe passam a ter acesso a novos bens culturais e que impactos/mudanças nas práticas letradas são indicadas por estes sujeitos como resultantes do seu acesso a bens culturais relacionados à sua ascensão econômica nos últimos anos. Dessa forma, tivemos como objetivo geral coligir informações sobre as implicações/mudanças nas práticas letradas dos sujeitos da nova classe média devido ao acesso a esses bens culturais. E como objetivo mais específico, identificar os bens culturais e as práticas letradas mobilizadas por sujeitos da classe C que resultam do aumento de renda dos sujeitos dessa classe. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada, descritivo-interpretativa de cunho qualitativo com dados quantitativos, cujo corpus foi constituído através de dois tipos de questionários, um para identificação dos sujeitos da pesquisa, respondido por diversas pessoas para a formação da amostragem; e outro relacionado aos bens culturais a que os sujeitos da classe social estudada têm acesso, que foi respondido apenas pelos dez sujeitos focalizados nesta pesquisa. Os dados foram analisados com base nos novos estudos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 1991; KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), focalizando a existência de múltiplos letramentos e considerando os conceitos sobre práticas letradas e letramentos em grupos sociais (cf. MASAGÃO, 2003; SOUZA, 2011). Assim, os resultados desta investigação nos levaram a concluir que os sujeitos oriundos da nova classe média têm acesso a diversos bens culturais e mobilizam várias práticas letradas, sejam elas institucionalmente reconhecidas ou não. Observamos que os sujeitos desta pesquisa priorizam investir, primeiramente, em escola particular, na compra de computador e no acesso à internet, assim, tendo acesso a sites, e-mails e redes sociais, tanto pelo meio tradicional, o computador, quanto pelo celular com pacote de dados e, dessa forma, mobilizando práticas diárias e leitura e escrita. Em segundo lugar, procuram investir em bens como cursos de idiomas, informática, em ir ao cinema, locar filmes, entre outros. Nesse sentido, identificamos que os sujeitos da classe C aqui pesquisados, com o acesso a esses novos bens culturais, parecem mobilizar diversos tipos de letramento, mas a principal prática ainda é a escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2022-12-28T11:50:43Z
2022-12-28
2022-12-28T11:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497
CAMPOS, Raissa Pontes. Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497
identifier_str_mv CAMPOS, Raissa Pontes. Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565765144576