Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28497 |
Resumo: | Tendo em vista que atualmente a classe C corresponde a mais da metade da população brasileira, a presente pesquisa buscou investigar quais práticas letradas são mobilizadas quando sujeitos desta classe passam a ter acesso a novos bens culturais e que impactos/mudanças nas práticas letradas são indicadas por estes sujeitos como resultantes do seu acesso a bens culturais relacionados à sua ascensão econômica nos últimos anos. Dessa forma, tivemos como objetivo geral coligir informações sobre as implicações/mudanças nas práticas letradas dos sujeitos da nova classe média devido ao acesso a esses bens culturais. E como objetivo mais específico, identificar os bens culturais e as práticas letradas mobilizadas por sujeitos da classe C que resultam do aumento de renda dos sujeitos dessa classe. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada, descritivo-interpretativa de cunho qualitativo com dados quantitativos, cujo corpus foi constituído através de dois tipos de questionários, um para identificação dos sujeitos da pesquisa, respondido por diversas pessoas para a formação da amostragem; e outro relacionado aos bens culturais a que os sujeitos da classe social estudada têm acesso, que foi respondido apenas pelos dez sujeitos focalizados nesta pesquisa. Os dados foram analisados com base nos novos estudos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 1991; KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), focalizando a existência de múltiplos letramentos e considerando os conceitos sobre práticas letradas e letramentos em grupos sociais (cf. MASAGÃO, 2003; SOUZA, 2011). Assim, os resultados desta investigação nos levaram a concluir que os sujeitos oriundos da nova classe média têm acesso a diversos bens culturais e mobilizam várias práticas letradas, sejam elas institucionalmente reconhecidas ou não. Observamos que os sujeitos desta pesquisa priorizam investir, primeiramente, em escola particular, na compra de computador e no acesso à internet, assim, tendo acesso a sites, e-mails e redes sociais, tanto pelo meio tradicional, o computador, quanto pelo celular com pacote de dados e, dessa forma, mobilizando práticas diárias e leitura e escrita. Em segundo lugar, procuram investir em bens como cursos de idiomas, informática, em ir ao cinema, locar filmes, entre outros. Nesse sentido, identificamos que os sujeitos da classe C aqui pesquisados, com o acesso a esses novos bens culturais, parecem mobilizar diversos tipos de letramento, mas a principal prática ainda é a escolar. |
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Bens culturais e práticas letradas mobilizadas por sujeitos de classe C.Cultural goods and literate practices mobilized by class C subjects.Bens culturais - sujeitos da classe CSujeitos da classe C- práticas letradasPráticas letradas - sujeitos da classe CClasse CAcesso a bens culturais - classe CLetramentoCultural goods - class C subjectsClass C subjects - literate practicesLiterate practices - class C subjectsClass CAccess to cultural goods - class CLiteracyMultiliteraciesApplied LinguisticsLinguísticaTendo em vista que atualmente a classe C corresponde a mais da metade da população brasileira, a presente pesquisa buscou investigar quais práticas letradas são mobilizadas quando sujeitos desta classe passam a ter acesso a novos bens culturais e que impactos/mudanças nas práticas letradas são indicadas por estes sujeitos como resultantes do seu acesso a bens culturais relacionados à sua ascensão econômica nos últimos anos. Dessa forma, tivemos como objetivo geral coligir informações sobre as implicações/mudanças nas práticas letradas dos sujeitos da nova classe média devido ao acesso a esses bens culturais. E como objetivo mais específico, identificar os bens culturais e as práticas letradas mobilizadas por sujeitos da classe C que resultam do aumento de renda dos sujeitos dessa classe. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada, descritivo-interpretativa de cunho qualitativo com dados quantitativos, cujo corpus foi constituído através de dois tipos de questionários, um para identificação dos sujeitos da pesquisa, respondido por diversas pessoas para a formação da amostragem; e outro relacionado aos bens culturais a que os sujeitos da classe social estudada têm acesso, que foi respondido apenas pelos dez sujeitos focalizados nesta pesquisa. Os dados foram analisados com base nos novos estudos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 1991; KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), focalizando a existência de múltiplos letramentos e considerando os conceitos sobre práticas letradas e letramentos em grupos sociais (cf. MASAGÃO, 2003; SOUZA, 2011). Assim, os resultados desta investigação nos levaram a concluir que os sujeitos oriundos da nova classe média têm acesso a diversos bens culturais e mobilizam várias práticas letradas, sejam elas institucionalmente reconhecidas ou não. Observamos que os sujeitos desta pesquisa priorizam investir, primeiramente, em escola particular, na compra de computador e no acesso à internet, assim, tendo acesso a sites, e-mails e redes sociais, tanto pelo meio tradicional, o computador, quanto pelo celular com pacote de dados e, dessa forma, mobilizando práticas diárias e leitura e escrita. Em segundo lugar, procuram investir em bens como cursos de idiomas, informática, em ir ao cinema, locar filmes, entre outros. Nesse sentido, identificamos que os sujeitos da classe C aqui pesquisados, com o acesso a esses novos bens culturais, parecem mobilizar diversos tipos de letramento, mas a principal prática ainda é a escolar.Owing to the class C nowadays represents more than half of the Brazilian population, this study aimed to investigate which literacy practices are mobilized when subjects of this class will have access to new cultural assets and what impacts/changes in their literacy practices are indicated by these subjects as a result of your access to cultural assets related to their economic rise in recent years. Thus, our general objective was to collect information about the implications/ changes in literacy practices of the subjects of the new middle class due to the access to these cultural assets. And, as a more specific objective, identify the cultural assets and the literacy practices mobilized by class C subjects that result from the increase of income of this class subjects. This is a research in Applied Linguistics descriptive and interpretive, qualitative character with quantitative data, whose corpus was constituted by two types of questionnaires, one for identification of research subjects answered by several people to form the sampling; and another related to cultural property that the subjects from the studied social class have access, which was answered only by the ten subjects focused in this study. The data were analyzed based on the new literacy studies (Barton & Hamilton, 2000; Gee, 1991; Kleiman, 1995; Street, 2003), focusing on the existence of multiple literacies and considering the concepts of literacy practices and literacies in social groups (Masagão, 2003, Souza, 2011). Therefore, the results of this investigation led us to conclude that the subjects from the new middle class have access to several cultural assets and mobilize various literacy practices whether or not institutionally recognized. We observed that the subjects of this study prioritize investment, firstly, in private school, the purchase of computer and internet access, thus, having access to websites, emails and social networks, both by traditional means, the computer, and by cell phone with data packet and, this way, mobilizing daily reading and writing practices. Secondly, they seek to invest in assets such as language courses, computer, going to the movies, rent movies, and others. In this way, we found that the class C subjects, here surveyed, with the access to these new cultural property, seem to mobilize many kinds of literacy, but the practice is still the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614SILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, E. 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