Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Leoneide Sarafim da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27360
Resumo: Tendo em vista a necessidade de se pensar algumas questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente estudo trata da inclusão dessas crianças com TEA na Educação Infantil, e busca em linhas gerais discutir a importância desse processo e as possibilidades para a sua efetivação. Para tanto, tem como objetivo geral identificar como pode ser realizada a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos destinam-se a identificar e analisar, a partir da bibliografia estudada, as possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, e demonstrar a importância da inclusão de crianças com TEA na rede regular de ensino. Realizou-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Em seu caráter bibliográfico, foi desenvolvida a partir dos princípios do Estado do Conhecimento, com o levantamento de produções nos bancos de teses e dissertações da CAPES e BDTD, publicadas no período de 2011 a 2021. O procedimento de análise de dados foi realizado através da leitura, interpretação e construção de categorias. Diante disso, verificasse em seus resultados que a educação inclusiva, aqui se tratando especificamente de crianças com autismo, apresenta alguns desafios, mas também que existem possibilidades para superá-los. Constatou-se ainda que a legislação que trata dos direitos das pessoas com TEA é um fator importante no sentido de realizar a inclusão, bem como uma formação docente adequada, de modo a capacitá-los para atender as necessidades educacionais dos discentes. Por último, é importante destacar que a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Como é possível realizar a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil?, foi respondida, assim como os objetivos definidos foram alcançados.
id UFCG_4185f2c418e2825eadf8c7dbff15a58a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27360
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.Autism and possibilities for the inclusion of children with ASD in early childhood education.Educação inclusivaAutismoTranstorno do Espectro Autista - TEAInclusão escolarEducação infantilInclusive educationAutismAutism Spectrum Disorder - ASDSchool inclusionChild educationEducação.Tendo em vista a necessidade de se pensar algumas questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente estudo trata da inclusão dessas crianças com TEA na Educação Infantil, e busca em linhas gerais discutir a importância desse processo e as possibilidades para a sua efetivação. Para tanto, tem como objetivo geral identificar como pode ser realizada a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos destinam-se a identificar e analisar, a partir da bibliografia estudada, as possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, e demonstrar a importância da inclusão de crianças com TEA na rede regular de ensino. Realizou-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Em seu caráter bibliográfico, foi desenvolvida a partir dos princípios do Estado do Conhecimento, com o levantamento de produções nos bancos de teses e dissertações da CAPES e BDTD, publicadas no período de 2011 a 2021. O procedimento de análise de dados foi realizado através da leitura, interpretação e construção de categorias. Diante disso, verificasse em seus resultados que a educação inclusiva, aqui se tratando especificamente de crianças com autismo, apresenta alguns desafios, mas também que existem possibilidades para superá-los. Constatou-se ainda que a legislação que trata dos direitos das pessoas com TEA é um fator importante no sentido de realizar a inclusão, bem como uma formação docente adequada, de modo a capacitá-los para atender as necessidades educacionais dos discentes. Por último, é importante destacar que a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Como é possível realizar a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil?, foi respondida, assim como os objetivos definidos foram alcançados.In view of the need to think about some issues related to Autism Spectrum Disorder (ASD), the present study deals with the inclusion of these children with ASD in Early Childhood Education, and seeks, in general terms, to discuss the importance of this process and the possibilities for its effectiveness. Therefore, its general objective is to identify how the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education can be carried out. The specific objectives are intended to identify and analyze, from the bibliography studied, the possibilities for the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, and to demonstrate the importance of including children with autism in the regular school network. Then, a research with a qualitative approach and of a descriptive and exploratory nature was carried out in its bibliographic character, it was developed from the principles of the State of Knowledge, with the survey of productions in the theses and dissertations banks of CAPES and BDTD, published from 2011 to 2021. The data analysis procedure was carried out through reading, interpretation and construction of categories. In view of this, it is verified in its results that inclusive education, specifically dealing with children with autism, presents some challenges, but also that there are possibilities to overcome them. It was also found that the legislation dealing with the rights of people with ASD is an important factor in achieving inclusion, as well as adequate teacher training, in order to enable them to meet the educational needs of students. Finally, it is important to highlight that the following guiding question of the research: How is it possible to include children with ASD in Early Childhood Education, so that they can develop their potential in the educational process?, was answered , as well as the defined objectives were achieved.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685DANTAS, Nozângela Maria Rolim;SANTOS, Pricila Kohls dos.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, Leoneide Sarafim da.2022-08-042022-09-21T17:37:44Z2022-09-212022-09-21T17:37:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27360SILVA,Leoneide Sarafim da.Autismo e possibilidades para a inclusão de criança com TEA na educação infantil. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:21:39Zoai:localhost:riufcg/27360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
Autism and possibilities for the inclusion of children with ASD in early childhood education.
title Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
spellingShingle Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
SILVA, Leoneide Sarafim da.
Educação inclusiva
Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão escolar
Educação infantil
Inclusive education
Autism
Autism Spectrum Disorder - ASD
School inclusion
Child education
Educação.
title_short Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
title_full Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
title_fullStr Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
title_full_unstemmed Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
title_sort Autismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.
author SILVA, Leoneide Sarafim da.
author_facet SILVA, Leoneide Sarafim da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
DANTAS, Nozângela Maria Rolim;
SANTOS, Pricila Kohls dos.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Leoneide Sarafim da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão escolar
Educação infantil
Inclusive education
Autism
Autism Spectrum Disorder - ASD
School inclusion
Child education
Educação.
topic Educação inclusiva
Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão escolar
Educação infantil
Inclusive education
Autism
Autism Spectrum Disorder - ASD
School inclusion
Child education
Educação.
description Tendo em vista a necessidade de se pensar algumas questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente estudo trata da inclusão dessas crianças com TEA na Educação Infantil, e busca em linhas gerais discutir a importância desse processo e as possibilidades para a sua efetivação. Para tanto, tem como objetivo geral identificar como pode ser realizada a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos destinam-se a identificar e analisar, a partir da bibliografia estudada, as possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, e demonstrar a importância da inclusão de crianças com TEA na rede regular de ensino. Realizou-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Em seu caráter bibliográfico, foi desenvolvida a partir dos princípios do Estado do Conhecimento, com o levantamento de produções nos bancos de teses e dissertações da CAPES e BDTD, publicadas no período de 2011 a 2021. O procedimento de análise de dados foi realizado através da leitura, interpretação e construção de categorias. Diante disso, verificasse em seus resultados que a educação inclusiva, aqui se tratando especificamente de crianças com autismo, apresenta alguns desafios, mas também que existem possibilidades para superá-los. Constatou-se ainda que a legislação que trata dos direitos das pessoas com TEA é um fator importante no sentido de realizar a inclusão, bem como uma formação docente adequada, de modo a capacitá-los para atender as necessidades educacionais dos discentes. Por último, é importante destacar que a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Como é possível realizar a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil?, foi respondida, assim como os objetivos definidos foram alcançados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04
2022-09-21T17:37:44Z
2022-09-21
2022-09-21T17:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27360
SILVA,Leoneide Sarafim da.Autismo e possibilidades para a inclusão de criança com TEA na educação infantil. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27360
identifier_str_mv SILVA,Leoneide Sarafim da.Autismo e possibilidades para a inclusão de criança com TEA na educação infantil. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556787236864