Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
Resumo: Nesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho, objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de maneira mais eficaz.
id UFCG_430d0be321b1041bfab58b9de30b85d6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4702
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.Mathematical games addressing the four basic operations in the 6th year of elementary school.Jogos matemáticosQuatro operações básicas-matemáticaCálculo mentalEnsino de matemáticaMathematical gamesFour basic operations-mathematicsMental calculusMathematics teachingNesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho, objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de maneira mais eficaz.In this work we use mathematical games as a facilitator for the teaching of mathematics, applying as teaching resources, manipulative materials for better subsidy in the classes of the mentioned discipline. We chose as a reference the four basic operations, with a differentiated look at multiplication and division, given its importance for a good performance in the discipline and we performed the experience in a classroom of the Escola Estadual João Lelys, Livramento-PB, in a class of students of the 6th Grade of Elementary School, specifically. The work starts by reflecting on the importance of the use of mathematical games and the development of mental calculation and logical reasoning until we come to the account of our experience with the final considerations about the method. In doing so, we aim to show that the use of games in mathematics teaching can be effective, if used properly. The methodology is created from the expositive class with group formation. The games were previously made, for handling and solving proposed problems and recording the observations. At the end of our work we come to the conclusion that learners, when handling a particular material to learn specific content, feel more stimulated and learn more effectively.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGAQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.AQUINO FILHO, R. B.http://lattes.cnpq.br/9597371402780291CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.SILVA, Beetoven Rotterdam Daudt Gomes e.ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.2018-03-222019-07-04T11:53:31Z2019-07-042019-07-04T11:53:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andradehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T18:06:54Zoai:localhost:riufcg/4702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T18:06:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
Mathematical games addressing the four basic operations in the 6th year of elementary school.
title Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
Jogos matemáticos
Quatro operações básicas-matemática
Cálculo mental
Ensino de matemática
Mathematical games
Four basic operations-mathematics
Mental calculus
Mathematics teaching
title_short Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
title_full Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
title_sort Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.
author ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
author_facet ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
AQUINO FILHO, R. B.
http://lattes.cnpq.br/9597371402780291
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Beetoven Rotterdam Daudt Gomes e.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
Quatro operações básicas-matemática
Cálculo mental
Ensino de matemática
Mathematical games
Four basic operations-mathematics
Mental calculus
Mathematics teaching
topic Jogos matemáticos
Quatro operações básicas-matemática
Cálculo mental
Ensino de matemática
Mathematical games
Four basic operations-mathematics
Mental calculus
Mathematics teaching
description Nesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho, objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de maneira mais eficaz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-22
2019-07-04T11:53:31Z
2019-07-04
2019-07-04T11:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
identifier_str_mv ANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379511832576