A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Iris Daiana Alves.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702
Resumo: Frente a globalização e a acirrada concorrência que as organizações vem enfrentando constantemente, as empresas tiveram que se posicionarem em busca de novas estrategias que auxiliem o processo decisório para garantir a continuidade de suas atividades, os contadores também devem esta preparados para satisfazer as novas exigências de seus clientes. Para isso, faz-se necessário oferecer serviços contábeis de qualidade. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e investigar qual a percepção dos empresários do setor de comercio varejista de calcados da cidade de São Bento - PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contadores. Foi utilizado como método de pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de uma população. Foi efetuado um questionário com perguntas objetivas e assertiva do tipo escala de likert, a uma população de 10 empresas. Destaca-se ainda que foram utilizados métodos descritivo e exploratório, objetivando um conhecimento mais detalhado do assunto. Alcançaram-se resultados que evidenciam que critérios de qualidade como tangível, consistência, velocidade no atendimento, credibilidade/segurança, atendimento/atmosfera, custo, acesso, flexibilidade e competência, estão presentes nos serviços prestados pelos contadores segundo a percepção dos gestores, porem, revela que tanto gestores como contadores devem adotar novos posicionamentos mediante as mudanças existentes, como forma de vislumbrar resultados satisfatórios na empresa. Sugere-se para pesquisas posteriores um estudo sobre a posição dos contadores e gestores em se adaptarem as novas exigências do mercado.
id UFCG_43270548c6ee197cd646eba15d433d69
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15702
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling OLIVEIRA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/6161476125979644ALVES, Vorster Queiroga.BARROS, Raquel Andrade.ARAÚJO, I. D. A.ARAÚJO, Iris Daiana Alves.Frente a globalização e a acirrada concorrência que as organizações vem enfrentando constantemente, as empresas tiveram que se posicionarem em busca de novas estrategias que auxiliem o processo decisório para garantir a continuidade de suas atividades, os contadores também devem esta preparados para satisfazer as novas exigências de seus clientes. Para isso, faz-se necessário oferecer serviços contábeis de qualidade. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e investigar qual a percepção dos empresários do setor de comercio varejista de calcados da cidade de São Bento - PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contadores. Foi utilizado como método de pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de uma população. Foi efetuado um questionário com perguntas objetivas e assertiva do tipo escala de likert, a uma população de 10 empresas. Destaca-se ainda que foram utilizados métodos descritivo e exploratório, objetivando um conhecimento mais detalhado do assunto. Alcançaram-se resultados que evidenciam que critérios de qualidade como tangível, consistência, velocidade no atendimento, credibilidade/segurança, atendimento/atmosfera, custo, acesso, flexibilidade e competência, estão presentes nos serviços prestados pelos contadores segundo a percepção dos gestores, porem, revela que tanto gestores como contadores devem adotar novos posicionamentos mediante as mudanças existentes, como forma de vislumbrar resultados satisfatórios na empresa. Sugere-se para pesquisas posteriores um estudo sobre a posição dos contadores e gestores em se adaptarem as novas exigências do mercado.In the face of globalization and fierce competition that organizations come constantly facing, companies had to position themselves in search of new strategies to assist the decision makingprocess to ensure the continuity of its activities, the counters must also be prepared to meet the new exigencies of their clients. For this reason it is necessary to provide quality accounting services. Therefore, the proposed objective in this study is investigate what the perception of entrepreneurs in the sector of retail shoe of Sao Bento - PB town about the quality of services provided by accountants. It was used as a method of research bibliographical and field study, with a qualitative approach, from a population. It was made a questionnaire with objective questions and statements with Likert scale to a population of ten companies. Note also that methods used were descriptive and exploratory, aiming for a more detailed knowledge of the subject. Results were achieved, indicating that quality criteria like tangible, consistency, speed in service, reliability/safety, customer service/atmosphere, cost, access, flexibility and competence, are present in the services provided by accountants, according to perception by the managers, however, reveals that both managers and accountants must adopt new positions available through the changes as a way to dazzle satisfactory results in the company. It is suggested for future research a study on the position of accountants and managers to adapt to new market demands.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-09-28T13:02:52Z No. of bitstreams: 1 IRIS DAIANA ALVES ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdf: 5673188 bytes, checksum: 8e3ec5e22eee295f36d600f8c392f6aa (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-28T13:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRIS DAIANA ALVES ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdf: 5673188 bytes, checksum: 8e3ec5e22eee295f36d600f8c392f6aa (MD5) Previous issue date: 2011-12-01Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSCiências ContábeisServiços ContábeisQualidadeProcesso DecisórioAccounting ServicesQualityDecision-Making ProcessA qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.The quality of accounting services in the perception of entrepreneurs in the retail footwear sector in the city of São Bento - PB.2011-12-012020-09-28T13:02:52Z2020-09-282020-09-28T13:02:52Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702ARAÚJO, Iris Daiana Alves. A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB. 2011. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALIRIS DAIANA ALVES ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdfIRIS DAIANA ALVES ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.pdfapplication/pdf6188130http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15702/3/IRIS+DAIANA+ALVES+ARA%C3%9AJO+-+TCC+CI%C3%8ANCIAS+CONT%C3%81BEIS+2011.pdf1e9c1e653dffb209106a3975bd873398MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15702/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/157022021-08-05 17:44:10.698oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:15:27.067956Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The quality of accounting services in the perception of entrepreneurs in the retail footwear sector in the city of São Bento - PB.
title A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
spellingShingle A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
ARAÚJO, Iris Daiana Alves.
Ciências Contábeis
Serviços Contábeis
Qualidade
Processo Decisório
Accounting Services
Quality
Decision-Making Process
title_short A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
title_full A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
title_fullStr A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
title_full_unstemmed A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
title_sort A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB.
author ARAÚJO, Iris Daiana Alves.
author_facet ARAÚJO, Iris Daiana Alves.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv OLIVEIRA, Marcos Macri.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv OLIVEIRA, M. M.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6161476125979644
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALVES, Vorster Queiroga.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BARROS, Raquel Andrade.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ARAÚJO, I. D. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Iris Daiana Alves.
contributor_str_mv OLIVEIRA, Marcos Macri.
ALVES, Vorster Queiroga.
BARROS, Raquel Andrade.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Contábeis
topic Ciências Contábeis
Serviços Contábeis
Qualidade
Processo Decisório
Accounting Services
Quality
Decision-Making Process
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços Contábeis
Qualidade
Processo Decisório
Accounting Services
Quality
Decision-Making Process
description Frente a globalização e a acirrada concorrência que as organizações vem enfrentando constantemente, as empresas tiveram que se posicionarem em busca de novas estrategias que auxiliem o processo decisório para garantir a continuidade de suas atividades, os contadores também devem esta preparados para satisfazer as novas exigências de seus clientes. Para isso, faz-se necessário oferecer serviços contábeis de qualidade. Sendo assim, o objetivo proposto por este estudo e investigar qual a percepção dos empresários do setor de comercio varejista de calcados da cidade de São Bento - PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos contadores. Foi utilizado como método de pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de uma população. Foi efetuado um questionário com perguntas objetivas e assertiva do tipo escala de likert, a uma população de 10 empresas. Destaca-se ainda que foram utilizados métodos descritivo e exploratório, objetivando um conhecimento mais detalhado do assunto. Alcançaram-se resultados que evidenciam que critérios de qualidade como tangível, consistência, velocidade no atendimento, credibilidade/segurança, atendimento/atmosfera, custo, acesso, flexibilidade e competência, estão presentes nos serviços prestados pelos contadores segundo a percepção dos gestores, porem, revela que tanto gestores como contadores devem adotar novos posicionamentos mediante as mudanças existentes, como forma de vislumbrar resultados satisfatórios na empresa. Sugere-se para pesquisas posteriores um estudo sobre a posição dos contadores e gestores em se adaptarem as novas exigências do mercado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T13:02:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28
2020-09-28T13:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Iris Daiana Alves. A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB. 2011. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15702
identifier_str_mv ARAÚJO, Iris Daiana Alves. A qualidade dos serviços contábeis na percepção dos empresários do setor de comércio varejista de calçados na cidade de São Bento - PB. 2011. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15702/3/IRIS+DAIANA+ALVES+ARA%C3%9AJO+-+TCC+CI%C3%8ANCIAS+CONT%C3%81BEIS+2011.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15702/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e9c1e653dffb209106a3975bd873398
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396693326036992