Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
Resumo: A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.
id UFCG_c09599e77561617b23f094b1e7e2065a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15496
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CARVALHO, José Ribamar Marques de.CARVALHO, J. R. M.http://lattes.cnpq.br/6335184086197610MARTINS, Joana D'arc Medeiros.MEIRA, Nadflânia Duarte.TOMAZ, F. A. S.http://lattes.cnpq.br/0914771680425868TOMAZ, Francilene Araujo Silva.A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.The quality as it is known today, it appeared from an evolutionary process along the times, structured from the decade of 1960 on and reaching its peak in the decade of 1980, when the companies began to reflect about the implantation of the quality as effective form in the productive processes. In that way, the problem that was centered that study is following: What are the satisfaction requirements in the companies of the retail trade section of construction material in the municipal district of Sousa-PB, in relation to the services offered by the accounting professional? The used methodology was composed by techniques of the descriptive statistics and by the factorial analysis. The focus of the section was centered in the companies of the retail segment of the construction material trade, from the months of September to October of 2008. For that, a questionnaire was used with assertions to detect the quality of the accounting services rendered by the accounting professionals. The results indicate that: the accounting information elaborated for the aid of the decisions of those companies, they are not serving as aid as they should, because only 29,2% considered very good and 33,3% good. Most of the accounting professionals is not providing to the companies their main objective, that is to generate relevant information to take a decision, fact that can commit the quality of the service used. 3 factors were found: the factor 1 related the trust, agility and interest in rendering the accounting service; the factor 2 related to the competence, updating and professional ethics; and the factor 3 to accounting fees and elaborated information, demonstrating that according to the interviewed managers' feeling those are the variables that should be considered as relevant in the accounting service.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-09-22T09:51:44Z No. of bitstreams: 1 FRANCILENE ARAUJO SILVA TOMAZ - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdf: 6377771 bytes, checksum: b1b44ca14fae8c85f37b554cf27e4d94 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-22T09:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCILENE ARAUJO SILVA TOMAZ - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdf: 6377771 bytes, checksum: b1b44ca14fae8c85f37b554cf27e4d94 (MD5) Previous issue date: 2008-12-11Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSCiências ContábeisServiços ContábeisQualidadeComércio Varejista de Material de ConstruçãoAccounting ServicesQualityRetail Trade of Construction MaterialQualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB.2008-12-112020-09-22T09:51:44Z2020-09-222020-09-22T09:51:44Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCILENE ARAUJO SILVA TOMAZ - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfFRANCILENE ARAUJO SILVA TOMAZ - TCC CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2008.pdfapplication/pdf6618718http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15496/3/FRANCILENE+ARAUJO+SILVA+TOMAZ+-+TCC+CI%C3%8ANCIAS+CONT%C3%81BEIS+2008.pdf92c1153bd68bb9445a16d7352a138c0bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15496/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/154962021-08-03 17:48:02.808oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:15:11.023961Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality in accounting services: a study in companies in the retail sector of construction material in the city of Sousa, PB.
title Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
spellingShingle Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
Ciências Contábeis
Serviços Contábeis
Qualidade
Comércio Varejista de Material de Construção
Accounting Services
Quality
Retail Trade of Construction Material
title_short Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
title_full Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
title_fullStr Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
title_full_unstemmed Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
title_sort Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB.
author TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
author_facet TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CARVALHO, J. R. M.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6335184086197610
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARTINS, Joana D'arc Medeiros.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MEIRA, Nadflânia Duarte.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv TOMAZ, F. A. S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0914771680425868
dc.contributor.author.fl_str_mv TOMAZ, Francilene Araujo Silva.
contributor_str_mv CARVALHO, José Ribamar Marques de.
MARTINS, Joana D'arc Medeiros.
MEIRA, Nadflânia Duarte.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Contábeis
topic Ciências Contábeis
Serviços Contábeis
Qualidade
Comércio Varejista de Material de Construção
Accounting Services
Quality
Retail Trade of Construction Material
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços Contábeis
Qualidade
Comércio Varejista de Material de Construção
Accounting Services
Quality
Retail Trade of Construction Material
description A qualidade conforme e conhecida hoje, surgiu de um processo evolutivo ao longo dos tempos, estruturado a partir da década de 1960 e alcançando seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma efetiva nos processos produtivos. Dessa forma, o problema que esteve centrado esse estudo e seguinte: Quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comercio varejista de material de construção no município de Sousa-PB, em relação aos serviços oferecidos pelo profissional contábil? A metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva e da analise fatorial. O foco do setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comercio de materiais de construção, nos meses de setembro a outubro de 2008. Para tanto, foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxilio das decisões dessas empresas, não estão servindo de auxilio como deveriam, visto que apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da contabilidade não esta proporcionando as empresas o seu objetivo principal, que e o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o fator 2 relacionado a competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T09:51:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22
2020-09-22T09:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15496
identifier_str_mv TOMAZ, Francilene Araujo Silva. Qualidade em serviços contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa, PB. 2008. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15496/3/FRANCILENE+ARAUJO+SILVA+TOMAZ+-+TCC+CI%C3%8ANCIAS+CONT%C3%81BEIS+2008.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15496/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92c1153bd68bb9445a16d7352a138c0b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396690873417728