Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATIAS, Jucileide Almeida.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo centrado no ensino de estatística ao nível do Ensino Médio utilizando a pesquisa como método de ensino, salientando a capacidade do aluno como ser pensante, para discutir a realidade à sua volta por meio de números, tabelas, gráficos e medidas. Pensando numa melhor qualidade de ensino- aprendizagem para os alunos, queremos proporcionar uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de estatística de forma interessante, despertando a curiosidade e almejando ao aluno a apropriação de informações e experiências, de modo que eles construam o seu conhecimento através das situações vividas em seu cotidiano. Sendo assim, valori- zando o ensino de estatística no Ensino Médio.
id UFCG_434a8002a487c2b0df062abc26941369
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20835
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.Statistics in practice: an experience in high school.Estadística en la práctica: una experiencia en la escuela secundaria.Educação estatísticaEstatística - ensino médioEstatística descritivaInferência estatísticaStatistical educationStatistics - High SchoolDescriptive statisticsStatistical inferenceEducación estadísticaEstadísticas - Escuela secundariaEstadísticas descriptivasInferencia estadísticaEstatísticaEste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo centrado no ensino de estatística ao nível do Ensino Médio utilizando a pesquisa como método de ensino, salientando a capacidade do aluno como ser pensante, para discutir a realidade à sua volta por meio de números, tabelas, gráficos e medidas. Pensando numa melhor qualidade de ensino- aprendizagem para os alunos, queremos proporcionar uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de estatística de forma interessante, despertando a curiosidade e almejando ao aluno a apropriação de informações e experiências, de modo que eles construam o seu conhecimento através das situações vividas em seu cotidiano. Sendo assim, valori- zando o ensino de estatística no Ensino Médio.This work aims to present a study centered on the teaching of statistics at the high school level using research as a teaching method, emphasizing the ability of the student as a thinking being, to discuss the reality around him through of numbers, tables, graphs and measurements. Thinking about a better quality of teaching- learning for students, we want to provide a tool that works the statistical content in an interesting way, arousing curiosity and aiming to the student the appropriation of information and experiences, so that they build the their knowledge through the situations experienced in their daily lives. Therefore, I valued teaching statistics in high school.Este trabajo tiene como objetivo presentar un estudio centrado en la enseñanza de la estadística a nivel de secundaria utilizando la investigación como método de enseñanza, enfatizando la capacidad del estudiante como ser pensante, para discutir la realidad que lo rodea a través de de números, tablas, gráficos y medidas. Pensando en una mejor calidad de la enseñanza- aprendizaje para los estudiantes, queremos proporcionar una herramienta que funcione contenido estadístico de una manera interesante, despertando curiosidad y apuntando al alumno la apropiación de información y experiencias, para que construyan la su conocimiento a través de situaciones vividas en su vida diaria. Por lo tanto, valoré enseñar estadística en la escuela secundaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUSA, Jorge Alves de.SOUSA, J. A.SOUSA, JORGE ALVESSOUSA, JORGE ALVES DEhttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027VIEIRA, Alecxandro Alves.VIEIRA, A. A.VIEIRA, ALECXANDRO ALVEShttp://lattes.cnpq.br/1887165837865869ALMEIDA, Jadilson Ramos de.ALMEIDA, J. R.ALMEIDA, JADILSON RAMOS DEhttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063MATIAS, Jucileide Almeida.2014-02-052021-08-26T12:57:00Z2021-08-262021-08-26T12:57:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835MATIAS, Jucileide Almeida. Estatística na prática: uma vivência no ensino médio. 2014. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:11:41Zoai:localhost:riufcg/20835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:11:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
Statistics in practice: an experience in high school.
Estadística en la práctica: una experiencia en la escuela secundaria.
title Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
spellingShingle Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
MATIAS, Jucileide Almeida.
Educação estatística
Estatística - ensino médio
Estatística descritiva
Inferência estatística
Statistical education
Statistics - High School
Descriptive statistics
Statistical inference
Educación estadística
Estadísticas - Escuela secundaria
Estadísticas descriptivas
Inferencia estadística
Estatística
title_short Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
title_full Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
title_fullStr Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
title_full_unstemmed Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
title_sort Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
author MATIAS, Jucileide Almeida.
author_facet MATIAS, Jucileide Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Jorge Alves de.
SOUSA, J. A.
SOUSA, JORGE ALVES
SOUSA, JORGE ALVES DE
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027
VIEIRA, Alecxandro Alves.
VIEIRA, A. A.
VIEIRA, ALECXANDRO ALVES
http://lattes.cnpq.br/1887165837865869
ALMEIDA, Jadilson Ramos de.
ALMEIDA, J. R.
ALMEIDA, JADILSON RAMOS DE
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
dc.contributor.author.fl_str_mv MATIAS, Jucileide Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Estatística - ensino médio
Estatística descritiva
Inferência estatística
Statistical education
Statistics - High School
Descriptive statistics
Statistical inference
Educación estadística
Estadísticas - Escuela secundaria
Estadísticas descriptivas
Inferencia estadística
Estatística
topic Educação estatística
Estatística - ensino médio
Estatística descritiva
Inferência estatística
Statistical education
Statistics - High School
Descriptive statistics
Statistical inference
Educación estadística
Estadísticas - Escuela secundaria
Estadísticas descriptivas
Inferencia estadística
Estatística
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo centrado no ensino de estatística ao nível do Ensino Médio utilizando a pesquisa como método de ensino, salientando a capacidade do aluno como ser pensante, para discutir a realidade à sua volta por meio de números, tabelas, gráficos e medidas. Pensando numa melhor qualidade de ensino- aprendizagem para os alunos, queremos proporcionar uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de estatística de forma interessante, despertando a curiosidade e almejando ao aluno a apropriação de informações e experiências, de modo que eles construam o seu conhecimento através das situações vividas em seu cotidiano. Sendo assim, valori- zando o ensino de estatística no Ensino Médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
2021-08-26T12:57:00Z
2021-08-26
2021-08-26T12:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835
MATIAS, Jucileide Almeida. Estatística na prática: uma vivência no ensino médio. 2014. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835
identifier_str_mv MATIAS, Jucileide Almeida. Estatística na prática: uma vivência no ensino médio. 2014. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506479706112