Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros. |
id |
UFCG_4362949ed1542374b1a85bb674f14d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13057 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.Teaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics.Matemática - metodologias de ensinoEducação matemáticaEnsino de matemáticaPiaget - ensino de matemáticaVygotsky - ensino de matemáticaMathematics - teaching methodologiesMathematical educationMathematics teachingPiaget - math teachingVygotsky - teaching mathematicsMateriais concretos - ensino de matemáticaRecursos didáticos - ensino de matemáticaMateriais didáticos - ensino de matemáticaDidática da matemáticaConcrete materials - mathematics teachingTeaching resources - mathematics teachingTeaching materials - mathematics teachingDidactics of mathematicsCotidiano e matemáticaMatemática e cotidianoAprendizagem significativaMathematics and everyday lifeMeaningful learningEducação.O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Simone Pereira da.20092020-06-30T09:00:59Z2020-06-302020-06-30T09:00:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:06:08Zoai:localhost:riufcg/13057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. Teaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics. |
title |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
spellingShingle |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. SILVA, Simone Pereira da. Matemática - metodologias de ensino Educação matemática Ensino de matemática Piaget - ensino de matemática Vygotsky - ensino de matemática Mathematics - teaching methodologies Mathematical education Mathematics teaching Piaget - math teaching Vygotsky - teaching mathematics Materiais concretos - ensino de matemática Recursos didáticos - ensino de matemática Materiais didáticos - ensino de matemática Didática da matemática Concrete materials - mathematics teaching Teaching resources - mathematics teaching Teaching materials - mathematics teaching Didactics of mathematics Cotidiano e matemática Matemática e cotidiano Aprendizagem significativa Mathematics and everyday life Meaningful learning Educação. |
title_short |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
title_full |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
title_fullStr |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
title_full_unstemmed |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
title_sort |
Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. |
author |
SILVA, Simone Pereira da. |
author_facet |
SILVA, Simone Pereira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Simone Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - metodologias de ensino Educação matemática Ensino de matemática Piaget - ensino de matemática Vygotsky - ensino de matemática Mathematics - teaching methodologies Mathematical education Mathematics teaching Piaget - math teaching Vygotsky - teaching mathematics Materiais concretos - ensino de matemática Recursos didáticos - ensino de matemática Materiais didáticos - ensino de matemática Didática da matemática Concrete materials - mathematics teaching Teaching resources - mathematics teaching Teaching materials - mathematics teaching Didactics of mathematics Cotidiano e matemática Matemática e cotidiano Aprendizagem significativa Mathematics and everyday life Meaningful learning Educação. |
topic |
Matemática - metodologias de ensino Educação matemática Ensino de matemática Piaget - ensino de matemática Vygotsky - ensino de matemática Mathematics - teaching methodologies Mathematical education Mathematics teaching Piaget - math teaching Vygotsky - teaching mathematics Materiais concretos - ensino de matemática Recursos didáticos - ensino de matemática Materiais didáticos - ensino de matemática Didática da matemática Concrete materials - mathematics teaching Teaching resources - mathematics teaching Teaching materials - mathematics teaching Didactics of mathematics Cotidiano e matemática Matemática e cotidiano Aprendizagem significativa Mathematics and everyday life Meaningful learning Educação. |
description |
O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-30T09:00:59Z 2020-06-30 2020-06-30T09:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057 SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057 |
identifier_str_mv |
SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445274324992 |