Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Simone Pereira da.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.
id UFCG_4362949ed1542374b1a85bb674f14d33
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13057
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.Teaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics.Matemática - metodologias de ensinoEducação matemáticaEnsino de matemáticaPiaget - ensino de matemáticaVygotsky - ensino de matemáticaMathematics - teaching methodologiesMathematical educationMathematics teachingPiaget - math teachingVygotsky - teaching mathematicsMateriais concretos - ensino de matemáticaRecursos didáticos - ensino de matemáticaMateriais didáticos - ensino de matemáticaDidática da matemáticaConcrete materials - mathematics teachingTeaching resources - mathematics teachingTeaching materials - mathematics teachingDidactics of mathematicsCotidiano e matemáticaMatemática e cotidianoAprendizagem significativaMathematics and everyday lifeMeaningful learningEducação.O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Simone Pereira da.20092020-06-30T09:00:59Z2020-06-302020-06-30T09:00:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:06:08Zoai:localhost:riufcg/13057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
Teaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics.
title Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
spellingShingle Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
SILVA, Simone Pereira da.
Matemática - metodologias de ensino
Educação matemática
Ensino de matemática
Piaget - ensino de matemática
Vygotsky - ensino de matemática
Mathematics - teaching methodologies
Mathematical education
Mathematics teaching
Piaget - math teaching
Vygotsky - teaching mathematics
Materiais concretos - ensino de matemática
Recursos didáticos - ensino de matemática
Materiais didáticos - ensino de matemática
Didática da matemática
Concrete materials - mathematics teaching
Teaching resources - mathematics teaching
Teaching materials - mathematics teaching
Didactics of mathematics
Cotidiano e matemática
Matemática e cotidiano
Aprendizagem significativa
Mathematics and everyday life
Meaningful learning
Educação.
title_short Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
title_full Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
title_fullStr Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
title_full_unstemmed Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
title_sort Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
author SILVA, Simone Pereira da.
author_facet SILVA, Simone Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Simone Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - metodologias de ensino
Educação matemática
Ensino de matemática
Piaget - ensino de matemática
Vygotsky - ensino de matemática
Mathematics - teaching methodologies
Mathematical education
Mathematics teaching
Piaget - math teaching
Vygotsky - teaching mathematics
Materiais concretos - ensino de matemática
Recursos didáticos - ensino de matemática
Materiais didáticos - ensino de matemática
Didática da matemática
Concrete materials - mathematics teaching
Teaching resources - mathematics teaching
Teaching materials - mathematics teaching
Didactics of mathematics
Cotidiano e matemática
Matemática e cotidiano
Aprendizagem significativa
Mathematics and everyday life
Meaningful learning
Educação.
topic Matemática - metodologias de ensino
Educação matemática
Ensino de matemática
Piaget - ensino de matemática
Vygotsky - ensino de matemática
Mathematics - teaching methodologies
Mathematical education
Mathematics teaching
Piaget - math teaching
Vygotsky - teaching mathematics
Materiais concretos - ensino de matemática
Recursos didáticos - ensino de matemática
Materiais didáticos - ensino de matemática
Didática da matemática
Concrete materials - mathematics teaching
Teaching resources - mathematics teaching
Teaching materials - mathematics teaching
Didactics of mathematics
Cotidiano e matemática
Matemática e cotidiano
Aprendizagem significativa
Mathematics and everyday life
Meaningful learning
Educação.
description O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-30T09:00:59Z
2020-06-30
2020-06-30T09:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
identifier_str_mv SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445274324992