Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 |
Resumo: | O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos. |
id |
UFCG_4398b5c0210fa3b074cf920d67aee334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33751 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.Playing in class: a playful proposal to mediate the teaching of Sociology.Ensino de SociologiaLudismoEducação lúdicaJogo de cartasDiversificação metodológica – ensino de SociologiaGamificação - ensino de SociologiaSerious gameJogos e educaçãoJogos analógicos e digitaisProduto pedagógico – jogoMaterial didático – jogoTeaching SociologyLuddismPlayful educationCard gameMethodological diversification – teaching SociologyGamification - Sociology teachingSerious gameGames and educationAnalog and digital gamesPedagogical product – gameDidactic material – gameSociologiaO presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos.The present work demonstrates how games, a historically used cultural element, can be modeled as a teaching resource for the classroom, essentially due to the increasing adoption and consumption of this practice by different classes and age groups. With this, we mobilized its potential to build a digital and analog game, aiming to diversify the language in the teaching of social sciences to propose mediation in the contact between high school students and the subject. The construction of teaching material carried out here proposes to offer teachers alternatives to expand the range of teaching options, focusing on playfulness and variation in the languages used in pedagogical work. After discussing the origin of games and their relationship with society, through classic and contemporary scholars in the field, we will explain the benefits of games for the teaching environment. The research is outlined by a methodology based on interview scripts, documentary research in high school textbooks, development of games, testing of prototypes and, finally, application of digital and analog games in 2nd and 3rd year high school classes. . Among the theoretical developments of this work, we believe that there is the valorization of the individual's practical world through teaching tools built with more accessible languages that provide a type of playful interaction that permeates the universe in which students are inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.LIMA, M. H. C. C. A.BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier.BRAGA JUNIOR, A. X.ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.ARAÚJO, B. M. R.NASCIMENTO, Ivan Rosas do.2023-11-242023-12-20T19:34:17Z2023-12-202023-12-20T19:34:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:09:38Zoai:localhost:riufcg/33751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:09:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. Playing in class: a playful proposal to mediate the teaching of Sociology. |
title |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
spellingShingle |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Ensino de Sociologia Ludismo Educação lúdica Jogo de cartas Diversificação metodológica – ensino de Sociologia Gamificação - ensino de Sociologia Serious game Jogos e educação Jogos analógicos e digitais Produto pedagógico – jogo Material didático – jogo Teaching Sociology Luddism Playful education Card game Methodological diversification – teaching Sociology Gamification - Sociology teaching Serious game Games and education Analog and digital games Pedagogical product – game Didactic material – game Sociologia |
title_short |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
title_full |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
title_fullStr |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
title_full_unstemmed |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
title_sort |
Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. |
author |
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. SANTOS, V. B. http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo. LIMA, M. H. C. C. A. BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier. BRAGA JUNIOR, A. X. ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. ARAÚJO, B. M. R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Ludismo Educação lúdica Jogo de cartas Diversificação metodológica – ensino de Sociologia Gamificação - ensino de Sociologia Serious game Jogos e educação Jogos analógicos e digitais Produto pedagógico – jogo Material didático – jogo Teaching Sociology Luddism Playful education Card game Methodological diversification – teaching Sociology Gamification - Sociology teaching Serious game Games and education Analog and digital games Pedagogical product – game Didactic material – game Sociologia |
topic |
Ensino de Sociologia Ludismo Educação lúdica Jogo de cartas Diversificação metodológica – ensino de Sociologia Gamificação - ensino de Sociologia Serious game Jogos e educação Jogos analógicos e digitais Produto pedagógico – jogo Material didático – jogo Teaching Sociology Luddism Playful education Card game Methodological diversification – teaching Sociology Gamification - Sociology teaching Serious game Games and education Analog and digital games Pedagogical product – game Didactic material – game Sociologia |
description |
O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2023-12-20T19:34:17Z 2023-12-20 2023-12-20T19:34:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744607474352128 |