Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
Resumo: O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos.
id UFCG_4398b5c0210fa3b074cf920d67aee334
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33751
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.Playing in class: a playful proposal to mediate the teaching of Sociology.Ensino de SociologiaLudismoEducação lúdicaJogo de cartasDiversificação metodológica – ensino de SociologiaGamificação - ensino de SociologiaSerious gameJogos e educaçãoJogos analógicos e digitaisProduto pedagógico – jogoMaterial didático – jogoTeaching SociologyLuddismPlayful educationCard gameMethodological diversification – teaching SociologyGamification - Sociology teachingSerious gameGames and educationAnalog and digital gamesPedagogical product – gameDidactic material – gameSociologiaO presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos.The present work demonstrates how games, a historically used cultural element, can be modeled as a teaching resource for the classroom, essentially due to the increasing adoption and consumption of this practice by different classes and age groups. With this, we mobilized its potential to build a digital and analog game, aiming to diversify the language in the teaching of social sciences to propose mediation in the contact between high school students and the subject. The construction of teaching material carried out here proposes to offer teachers alternatives to expand the range of teaching options, focusing on playfulness and variation in the languages used in pedagogical work. After discussing the origin of games and their relationship with society, through classic and contemporary scholars in the field, we will explain the benefits of games for the teaching environment. The research is outlined by a methodology based on interview scripts, documentary research in high school textbooks, development of games, testing of prototypes and, finally, application of digital and analog games in 2nd and 3rd year high school classes. . Among the theoretical developments of this work, we believe that there is the valorization of the individual's practical world through teaching tools built with more accessible languages that provide a type of playful interaction that permeates the universe in which students are inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.LIMA, M. H. C. C. A.BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier.BRAGA JUNIOR, A. X.ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.ARAÚJO, B. M. R.NASCIMENTO, Ivan Rosas do.2023-11-242023-12-20T19:34:17Z2023-12-202023-12-20T19:34:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:09:38Zoai:localhost:riufcg/33751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:09:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
Playing in class: a playful proposal to mediate the teaching of Sociology.
title Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
spellingShingle Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
Ensino de Sociologia
Ludismo
Educação lúdica
Jogo de cartas
Diversificação metodológica – ensino de Sociologia
Gamificação - ensino de Sociologia
Serious game
Jogos e educação
Jogos analógicos e digitais
Produto pedagógico – jogo
Material didático – jogo
Teaching Sociology
Luddism
Playful education
Card game
Methodological diversification – teaching Sociology
Gamification - Sociology teaching
Serious game
Games and education
Analog and digital games
Pedagogical product – game
Didactic material – game
Sociologia
title_short Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
title_full Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
title_fullStr Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
title_full_unstemmed Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
title_sort Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.
author NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
author_facet NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.
LIMA, M. H. C. C. A.
BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier.
BRAGA JUNIOR, A. X.
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
ARAÚJO, B. M. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Ludismo
Educação lúdica
Jogo de cartas
Diversificação metodológica – ensino de Sociologia
Gamificação - ensino de Sociologia
Serious game
Jogos e educação
Jogos analógicos e digitais
Produto pedagógico – jogo
Material didático – jogo
Teaching Sociology
Luddism
Playful education
Card game
Methodological diversification – teaching Sociology
Gamification - Sociology teaching
Serious game
Games and education
Analog and digital games
Pedagogical product – game
Didactic material – game
Sociologia
topic Ensino de Sociologia
Ludismo
Educação lúdica
Jogo de cartas
Diversificação metodológica – ensino de Sociologia
Gamificação - ensino de Sociologia
Serious game
Jogos e educação
Jogos analógicos e digitais
Produto pedagógico – jogo
Material didático – jogo
Teaching Sociology
Luddism
Playful education
Card game
Methodological diversification – teaching Sociology
Gamification - Sociology teaching
Serious game
Games and education
Analog and digital games
Pedagogical product – game
Didactic material – game
Sociologia
description O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2023-12-20T19:34:17Z
2023-12-20
2023-12-20T19:34:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
identifier_str_mv NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744607474352128