Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OURIQUES, Paulo Victor Silva.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418
Resumo: A Propaganda Pervasiva diferencia-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega responsiva ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando maior efetividade à campanha publicitária. Atualmente, os sistemas de entrega de anúncios apenas levam em consideração a relevância do anúncio para o cliente, não se preocupando com a maneira com a qual esses anúncios serão exibidos e nem com a influência causada por essa forma de exibição na relevância do anúncio. Sendo assim, objetiva-se neste trabalho elaborar um mecanismo que permita exibir um anúncio ao consumidor através do canal de veiculação mais apropriada. Para isso,é preciso que este mecanismo leve em consideração a influência que o canal de veiculação exerce sobre a relevância do anúncio e qual o propósito da campanha publiciária à qual pertence o anúncio. Tendo esta infraestrutura desenvolvida, será muito mais fácil elaborar mecanismos de avaliação da campanha publicitária levando em consideração a forma de exibição dos anúncios. Estes mecanismos poderão indicar qual o canal de veiculação que mais impactou o cliente, qual a que obteve maior audiência, qual foi a mais indicada, etc. Para validar os modelos desenvolvidos, foram realizadas baterias de experimentos com foco no impacto do tempo de resposta de um canal de veiculação na relevância do anúncio. A análise dos resultados permite mostrar que é possível sim utilizar o tempo de resposta para escolher o canal mais adequando para veicular um anúncio, assegurando-se que o propósito da campanha publicitária seja satisfeito.
id UFCG_442527478f269b1abedf0bac2be08734
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/418
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.ALMEIRA, H. O.http://lattes.cnpq.br/4993914550234923PERKUSICH, Angelo.PERKUSICH, A.http://lattes.cnpq.br/9439858291700830OURIQUES, P. V. S.http://lattes.cnpq.br/7033586031382508OURIQUES, Paulo Victor Silva.A Propaganda Pervasiva diferencia-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega responsiva ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando maior efetividade à campanha publicitária. Atualmente, os sistemas de entrega de anúncios apenas levam em consideração a relevância do anúncio para o cliente, não se preocupando com a maneira com a qual esses anúncios serão exibidos e nem com a influência causada por essa forma de exibição na relevância do anúncio. Sendo assim, objetiva-se neste trabalho elaborar um mecanismo que permita exibir um anúncio ao consumidor através do canal de veiculação mais apropriada. Para isso,é preciso que este mecanismo leve em consideração a influência que o canal de veiculação exerce sobre a relevância do anúncio e qual o propósito da campanha publiciária à qual pertence o anúncio. Tendo esta infraestrutura desenvolvida, será muito mais fácil elaborar mecanismos de avaliação da campanha publicitária levando em consideração a forma de exibição dos anúncios. Estes mecanismos poderão indicar qual o canal de veiculação que mais impactou o cliente, qual a que obteve maior audiência, qual foi a mais indicada, etc. Para validar os modelos desenvolvidos, foram realizadas baterias de experimentos com foco no impacto do tempo de resposta de um canal de veiculação na relevância do anúncio. A análise dos resultados permite mostrar que é possível sim utilizar o tempo de resposta para escolher o canal mais adequando para veicular um anúncio, assegurando-se que o propósito da campanha publicitária seja satisfeito.Pervasive Advertising differs from other forms of ad serving because allows responsive delivery to the consumer context. Thus, it’s possible to deliver to consumers the most relevant ads, providing greater effectiveness to advertising campaign. Nowadays the delivering ads systems only consider the relevance of the ad to the client, not worrying about the way those ads are displayed and ignoring the influence caused by this form of display in ad relevance. Thus, the objective of this work is develop a mechanism that shows an ad to the consumer through the most appropriate display interface. For this,the mechanism must to consider the influence that the interface exerts on relevance of the ad. Whith this infrastructure, will be much easier to develop mechanisms for evaluating the hype,considering the way of delivering ads. These mechanisms may indicate the display interface that most impacted the user, which obtained larger audience, which was better indicated, etc. To validate the developed models, experiments focusing on the impact the response time of a channel broadcasting in ad relevance were held. The result analysis shows that it’s possible to use the response time to choose the channel ad serving, ensuring that the purpose of the advertising campaign is satisfied.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-04-18T16:32:06Z No. of bitstreams: 1 PAULO VICTOR SILVA OURIQUES - DISSERTAÇÃO PPGCC 2014..pdf: 15529498 bytes, checksum: 878a0f70f377ee9edf9e0347c482a19b (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-18T16:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULO VICTOR SILVA OURIQUES - DISSERTAÇÃO PPGCC 2014..pdf: 15529498 bytes, checksum: 878a0f70f377ee9edf9e0347c482a19b (MD5) Previous issue date: 2014-02-15Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEICiência da Computação.Propaganda pervasivaComputação pervasivaSistemas de entrega de anúnciosPublicidade onlineMarketing onlinePervasive propagandaPervasive ComputingUma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.An approach to choosing the best display interface for ads in pervasive advertising.2014-02-152018-04-18T16:32:06Z2018-04-182018-04-18T16:32:06Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418OURIQUES, Paulo Victor Silva. Uma abordagem para escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva. 2014. 85f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALPAULO VICTOR SILVA OURIQUES - DISSERTAÇÃO PPGCC 2014.pdfPAULO VICTOR SILVA OURIQUES - DISSERTAÇÃO PPGCC 2014.pdfapplication/pdf3248131http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/418/3/PAULO+VICTOR+SILVA+OURIQUES+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCC+2014.pdf9fac3d736c9ead7b580bbd1566e5852eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/418/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/4182022-03-22 09:53:58.649oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T09:54:47.230215Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv An approach to choosing the best display interface for ads in pervasive advertising.
title Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
spellingShingle Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
OURIQUES, Paulo Victor Silva.
Ciência da Computação.
Propaganda pervasiva
Computação pervasiva
Sistemas de entrega de anúncios
Publicidade online
Marketing online
Pervasive propaganda
Pervasive Computing
title_short Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
title_full Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
title_fullStr Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
title_full_unstemmed Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
title_sort Uma abordagem para a escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva.
author OURIQUES, Paulo Victor Silva.
author_facet OURIQUES, Paulo Victor Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.pt_BR.fl_str_mv PERKUSICH, A.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv ALMEIRA, H. O.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4993914550234923
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9439858291700830
dc.contributor.authorID.fl_str_mv OURIQUES, P. V. S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7033586031382508
dc.contributor.author.fl_str_mv OURIQUES, Paulo Victor Silva.
contributor_str_mv ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
PERKUSICH, Angelo.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação.
topic Ciência da Computação.
Propaganda pervasiva
Computação pervasiva
Sistemas de entrega de anúncios
Publicidade online
Marketing online
Pervasive propaganda
Pervasive Computing
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda pervasiva
Computação pervasiva
Sistemas de entrega de anúncios
Publicidade online
Marketing online
Pervasive propaganda
Pervasive Computing
description A Propaganda Pervasiva diferencia-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega responsiva ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando maior efetividade à campanha publicitária. Atualmente, os sistemas de entrega de anúncios apenas levam em consideração a relevância do anúncio para o cliente, não se preocupando com a maneira com a qual esses anúncios serão exibidos e nem com a influência causada por essa forma de exibição na relevância do anúncio. Sendo assim, objetiva-se neste trabalho elaborar um mecanismo que permita exibir um anúncio ao consumidor através do canal de veiculação mais apropriada. Para isso,é preciso que este mecanismo leve em consideração a influência que o canal de veiculação exerce sobre a relevância do anúncio e qual o propósito da campanha publiciária à qual pertence o anúncio. Tendo esta infraestrutura desenvolvida, será muito mais fácil elaborar mecanismos de avaliação da campanha publicitária levando em consideração a forma de exibição dos anúncios. Estes mecanismos poderão indicar qual o canal de veiculação que mais impactou o cliente, qual a que obteve maior audiência, qual foi a mais indicada, etc. Para validar os modelos desenvolvidos, foram realizadas baterias de experimentos com foco no impacto do tempo de resposta de um canal de veiculação na relevância do anúncio. A análise dos resultados permite mostrar que é possível sim utilizar o tempo de resposta para escolher o canal mais adequando para veicular um anúncio, assegurando-se que o propósito da campanha publicitária seja satisfeito.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-18T16:32:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18
2018-04-18T16:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418
dc.identifier.citation.fl_str_mv OURIQUES, Paulo Victor Silva. Uma abordagem para escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva. 2014. 85f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418
identifier_str_mv OURIQUES, Paulo Victor Silva. Uma abordagem para escolha da melhor interface de exibição de anúncios na propaganda pervasiva. 2014. 85f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/418/3/PAULO+VICTOR+SILVA+OURIQUES+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCC+2014.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/418/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fac3d736c9ead7b580bbd1566e5852e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396510002446336