Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas. |
id |
UFCG_7dbb2cdceaa415f8c9ec5fb0df44f8a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/1860 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics.Engenharia de SoftwarePublicidade PervasivaAnúncios On-LineEstatística de Consumo - PublicidadeComputação PervasivaAnúncio PublicitárioInformações de Contexto - Publicidade On-LinePublicidade Pervasiva PersonalizadaPervasive AdvertisingOnline AdsCustom Pervasive AdvertisingConsumer Statistics - AdvertisingCiência da Computação.Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.In recent years, the use of smartphones has been popularized and, beside of that, there are the growth of broadband access via smartphone. In this scenario, based on Pervasive Computing, Pervasive Advertising appears. The pervasive advertising make use mobile devices and sensors for obtain user context information to delivery ad. So, in this work is proposed a infra-structure for delivery pervasive ads in way to find the more suitable ad for consumer, using consumption statistics, user profile and context. The feasibility of this infra-structure was established through development of a case study where the prototype was available for teachers, workers and students of UFAL - Federal University of Alagoas - for they receive ads and verify that ads was interesting.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGALMEIDA, Hyggo Oliveira de.ALMEIDA, H. O.http://lattes.cnpq.br/4993914550234923PERKUSICH, Angelo.PERKUSICH, A.http://lattes.cnpq.br/9439858291700830MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.SILVA, Leandro Dias da.ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.2012-03-152018-10-01T14:54:33Z2018-10-012018-10-01T14:54:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T14:29:52Zoai:localhost:riufcg/1860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T14:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics. |
title |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
spellingShingle |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Engenharia de Software Publicidade Pervasiva Anúncios On-Line Estatística de Consumo - Publicidade Computação Pervasiva Anúncio Publicitário Informações de Contexto - Publicidade On-Line Publicidade Pervasiva Personalizada Pervasive Advertising Online Ads Custom Pervasive Advertising Consumer Statistics - Advertising Ciência da Computação. |
title_short |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
title_full |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
title_fullStr |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
title_full_unstemmed |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
title_sort |
Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. |
author |
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. |
author_facet |
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. ALMEIDA, H. O. http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 PERKUSICH, Angelo. PERKUSICH, A. http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara. SILVA, Leandro Dias da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de Software Publicidade Pervasiva Anúncios On-Line Estatística de Consumo - Publicidade Computação Pervasiva Anúncio Publicitário Informações de Contexto - Publicidade On-Line Publicidade Pervasiva Personalizada Pervasive Advertising Online Ads Custom Pervasive Advertising Consumer Statistics - Advertising Ciência da Computação. |
topic |
Engenharia de Software Publicidade Pervasiva Anúncios On-Line Estatística de Consumo - Publicidade Computação Pervasiva Anúncio Publicitário Informações de Contexto - Publicidade On-Line Publicidade Pervasiva Personalizada Pervasive Advertising Online Ads Custom Pervasive Advertising Consumer Statistics - Advertising Ciência da Computação. |
description |
Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-15 2018-10-01T14:54:33Z 2018-10-01 2018-10-01T14:54:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 |
identifier_str_mv |
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744359608811520 |