Um estudo sobre a eficácia do ensino a distância de programação para alunos iniciantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Mariana Romão do.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3498
Resumo: A adoção da Educação a Distância vem crescendo nas universidades brasileiras como uma alternativa ou como complemento ao ensino presencial tradicional. No entanto, observa-se que cerca de 75% dos cursos existentes, e reconhecidos pelo MEC, estão relacionados às Ciências Humanas e Licenciaturas, que são classificadas por César Coll como disciplinas conceituais. Enquanto isso, áreas com características mais práticas são classificadas pelo mesmo autor como procedimentais, é o caso da Computação, que representa apenas 3% dos cursos à distância registrados. Há ainda, segundo Coll, uma terceira categoria: as disciplinas predominantemente atitudinais, que estão relacionadas a valores, normas, modos de agir. A partir destes dados, suspeita-se que exista uma dificuldade relacionada ao ensino à distância de conteúdos procedimentais, pois tais cursos exigiriam uma certa infraestrutura de equipamentos e laboratórios indispensáveis à prática. Uma das principais componentes de cursos de Computação é a programação de computadores que requer apenas software e um computador como infraestrutura laboratorial, o que torna viável seu ensino à distância. Nesse contexto, a partir de um design de curso à distância de programação, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a eficácia do curso quanto ao desempenho de alunos iniciantes. Este curso foi ministrado para uma turma de estudantes aprovados para o curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, que tiveram o desempenho comparado ao desempenho dos alunos que passaram pelo mesmo curso de forma presencial. Embora a evasão tenha sido maior na turma à distância do que na turma presencial (aproximadamente 55% contra 14%), os resultados obtidos a partir das avaliações mostram que cerca de 63% dos alunos da turma à distância seriam aprovados em um curso tradicional presencial. Este número se mostra bem próximo da média histórica da disciplina de Programação I na instituição, que é de 68%. Além desta avaliação principal, foram realizados ainda um estudo qualitativo para medir a satisfação dos alunos em relação ao curso oferecido (material didático, ferramentas, atividades, avaliações, feedback) e um acompanhamento do desempenho destes alunos durante o curso presencial de programação na graduação após a realização do curso à distância.
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Há ainda, segundo Coll, uma terceira categoria: as disciplinas predominantemente atitudinais, que estão relacionadas a valores, normas, modos de agir. A partir destes dados, suspeita-se que exista uma dificuldade relacionada ao ensino à distância de conteúdos procedimentais, pois tais cursos exigiriam uma certa infraestrutura de equipamentos e laboratórios indispensáveis à prática. Uma das principais componentes de cursos de Computação é a programação de computadores que requer apenas software e um computador como infraestrutura laboratorial, o que torna viável seu ensino à distância. Nesse contexto, a partir de um design de curso à distância de programação, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a eficácia do curso quanto ao desempenho de alunos iniciantes. Este curso foi ministrado para uma turma de estudantes aprovados para o curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, que tiveram o desempenho comparado ao desempenho dos alunos que passaram pelo mesmo curso de forma presencial. Embora a evasão tenha sido maior na turma à distância do que na turma presencial (aproximadamente 55% contra 14%), os resultados obtidos a partir das avaliações mostram que cerca de 63% dos alunos da turma à distância seriam aprovados em um curso tradicional presencial. Este número se mostra bem próximo da média histórica da disciplina de Programação I na instituição, que é de 68%. Além desta avaliação principal, foram realizados ainda um estudo qualitativo para medir a satisfação dos alunos em relação ao curso oferecido (material didático, ferramentas, atividades, avaliações, feedback) e um acompanhamento do desempenho destes alunos durante o curso presencial de programação na graduação após a realização do curso à distância.Implementation of distance learning in most Brazilian universities, as an alternative to or an addendum to the traditional classroom learning is growing very fast. However, about 75% of the courses created, and recognized by MEC, are related to Humanities and general BAs, which are classified by César Coll as conceptual disciplines. Meanwhile, areas where more practical knowledge is required are classified by the same author as procedural; such is the case of Computer Science, which represents only 3% of all distance learning courses registered. There is still, according to Coll, a third category: the predominantly attitudinal disciplines, which are related to values, norms, and modes of action. Based on these data, one suspects of difficulties related to online rendering of procedural contents, as these require certain infrastructure equipments and laboratories to implement their practice. A key component of computing courses is the computer programming that requires only computer and software as a laboratory infrastructure to make distance learning possible. In this context, starting with the design of an online course on programming, the present paper analyzes the effectiveness of the course based on the performance of novice students. This course was taught to students approved for the undergraduate program in Computer Science at the Federal University of Campina Grande. Students’ performance was compared to performance of students who had taken up the same course in a face-to-face fashion. Although dropout rate was higher in the online course when compared to that of the face-to-face course (55% vs. 14%), the results obtained from the evaluations showed that about 63% of the students doing the online course would be approved in a traditional classroom course. These figures are very close to the historical average found in Programming I discipline offered by the university; which is 68%. Apart from this evaluation, a qualitative study was conducted to assess students’ level of satisfaction as to the course offered (teaching materials, tools, activities, assessments, feedback), and to monitor the performance of these students along their face-to-face classes on programming after the implementation of the online course.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGGUERRERO, Dalton Dario Serey.GUERRERO, D. D. 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