Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil, a partir da ótica de professoras de uma creche na cidade do Barro CE. O trabalho toma como referência, os modos como as professoras percebem as questões étnico-raciais no cotidiano da creche e como desenvolvem estratégias pedagógicas voltadas à sua abordagem na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudaremos textos dos autores: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) entre outros. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras. A pesquisa busca, também, analisar os materiais pedagógicos que abordam as questões étnico-raciais disponíveis na creche e tentar compreender as estratégias adotadas pelas professoras na utilização dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões étnico-raciais ainda são percebidas pelas professoras como uma questão relacionada, especificamente, à resolução de conflitos, ou seja, relacionadas a aspectos negativos: preconceitos, discriminações, violências. Conclui, também, que é uma temática que não faz parte do cotidiano da creche por uma diversidade de motivações, entre elas: a carência da inserção da temática na formação inicial e continuada das docentes; a carência de materiais pedagógicos voltados a essa temática e a falta de políticas educacionais.
id UFCG_44d13cfac47178a154d6dcffd7898482
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6398
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.Pedagogical practices and approaches on ethnic-racial issues in early childhood education.Educação infantilCrecheQuestões étnico-raciaisPreconceitochild educationNurseryEthnic-racial issuesPreconceptionEducação.O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil, a partir da ótica de professoras de uma creche na cidade do Barro CE. O trabalho toma como referência, os modos como as professoras percebem as questões étnico-raciais no cotidiano da creche e como desenvolvem estratégias pedagógicas voltadas à sua abordagem na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudaremos textos dos autores: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) entre outros. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras. A pesquisa busca, também, analisar os materiais pedagógicos que abordam as questões étnico-raciais disponíveis na creche e tentar compreender as estratégias adotadas pelas professoras na utilização dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões étnico-raciais ainda são percebidas pelas professoras como uma questão relacionada, especificamente, à resolução de conflitos, ou seja, relacionadas a aspectos negativos: preconceitos, discriminações, violências. Conclui, também, que é uma temática que não faz parte do cotidiano da creche por uma diversidade de motivações, entre elas: a carência da inserção da temática na formação inicial e continuada das docentes; a carência de materiais pedagógicos voltados a essa temática e a falta de políticas educacionais.The objective of this research is to investigate the Practices and pedagogical approaches on ethnic-racial issues in early childhood education, from the point of view of teachers at a day care center in the city of Barro CE. The work takes as a reference the ways in which teachers perceive ethnic-racial issues in day-to-day care and how they develop pedagogical strategies aimed at their approach to early childhood education. To base our knowledge,we study authors`texts: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) among others. The methodology used was to conduct semi-structured interviews with 03 teachers. The research also seeks to analyze the pedagogical materials that address the ethnic-racial issues available in the nursery and try to understand the strategies adopted by the teachers in the use of them. The results of the research point out that ethnic-racial issues are still perceived by teachers as an issue related specifically to the resolution of conflicts, that is, related to negative aspects: prejudices, discrimination, violence. It also concludes that it is a theme that is not part of the daily life of the nursery due to a diversity of motivations, among them: the lack of insertion of the theme in the initial and continuous formation of teachers; the lack of pedagogical materials on this subject and the lack of educational policies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGJOCA, Alexandre Martins.JOCA, Alexandre Martins.http://lattes.cnpq.br/1522820813285364SOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOUSA, Kássia Mota de.RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.2018-07-302019-08-30T15:57:29Z2019-08-302019-08-30T15:57:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398RODRIGUES, Ana Waleska de Souza. Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T14:00:06Zoai:localhost:riufcg/6398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T14:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
Pedagogical practices and approaches on ethnic-racial issues in early childhood education.
title Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
spellingShingle Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.
Educação infantil
Creche
Questões étnico-raciais
Preconceito
child education
Nursery
Ethnic-racial issues
Preconception
Educação.
title_short Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
title_full Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
title_fullStr Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
title_full_unstemmed Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
title_sort Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil.
author RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.
author_facet RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOCA, Alexandre Martins.
JOCA, Alexandre Martins.
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Ana Waleska de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creche
Questões étnico-raciais
Preconceito
child education
Nursery
Ethnic-racial issues
Preconception
Educação.
topic Educação infantil
Creche
Questões étnico-raciais
Preconceito
child education
Nursery
Ethnic-racial issues
Preconception
Educação.
description O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil, a partir da ótica de professoras de uma creche na cidade do Barro CE. O trabalho toma como referência, os modos como as professoras percebem as questões étnico-raciais no cotidiano da creche e como desenvolvem estratégias pedagógicas voltadas à sua abordagem na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudaremos textos dos autores: Cavalleiro(2000); Moura (1992); Oliveira (2010); Petronilha (2003) entre outros. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras. A pesquisa busca, também, analisar os materiais pedagógicos que abordam as questões étnico-raciais disponíveis na creche e tentar compreender as estratégias adotadas pelas professoras na utilização dos mesmos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões étnico-raciais ainda são percebidas pelas professoras como uma questão relacionada, especificamente, à resolução de conflitos, ou seja, relacionadas a aspectos negativos: preconceitos, discriminações, violências. Conclui, também, que é uma temática que não faz parte do cotidiano da creche por uma diversidade de motivações, entre elas: a carência da inserção da temática na formação inicial e continuada das docentes; a carência de materiais pedagógicos voltados a essa temática e a falta de políticas educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
2019-08-30T15:57:29Z
2019-08-30
2019-08-30T15:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398
RODRIGUES, Ana Waleska de Souza. Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6398
identifier_str_mv RODRIGUES, Ana Waleska de Souza. Práticas e abordagens pedagógicas sobre questões étnico-raciais na educação infantil. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390197870592