O ensino para as relações étnico-raciais na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19976 |
Resumo: | A presente pesquisa procura contribuir para o entendimento da importância em se trabalhar com as relações étnico-raciais tendo como objeto de estudo o ensino para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Visa-se analisar como tem sido implementado o ensino para as relações étnico-raciais na Educação Infantil bem como os conteúdos que poderiam ser trabalhados para a efetivação dessas relações. Para tanto a investigação respaldou-se em alguns teóricos como, por exemplo, Kabenguele Munanga (2004), Eliane Cavalleiro (2010), Clóvis Moura (1988). Dentre outros que fomentarão as discussões a respeito das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Para delimitar a discussão sobre a análise referente à Educação para as relações étnico-raciais a pesquisa substanciou-se nos seguintes objetivos: Caracterizar as concepções dos professores da educação infantil acerca das relações étnico-raciais e suas imbricações nos processos formativos na Educação Infantil; Identificar os elementos de planejamentos e conteúdos relacionados à educação para as práticas étnico-raciais desenvolvidas na educação infantil; Verificar se há situações de preconceito e eventualmente como estão sendo trabalhadas essas questões no cotidiano da sala de aula. O foco principal da pesquisa é mostrar a concepção de diferentes professores sobre a mesma temática, para tanto foram tecidas algumas indagações a esses professores por meio de uma entrevista semi estruturada que deram base às discussões apontadas no decorrer desse trabalho como, por exemplo, a concepção deles sobre Educação Infantil, o que entendem por relação étnico-racial, como a escola tem valorizado a cultura afro-brasileira dentre outras. A forma como os alunos lidam com essas questões também foi analisada neste trabalho juntamente com o que é feito nos casos de não aceitação e ou estranhamento com o enfoque de tal temática. Por meio das análises foi possível perceber que ainda é necessário fomentar o debate sobre o ensino das relações étnico-raciais tendo em vista mostrar que a discussão a respeito das relações étnico-raciais é o ponto chave para a diminuição e até mesmo eliminação das desigualdades sejam elas sociais, raciais, culturais, ou ideológicas. A abordagem metodológica usada na pesquisa foi a qualitativa com entrevista semi-estruturada constituída por dez questões. Os entrevistados foram seis professores da Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Bom Jesus-PB . |
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O ensino para as relações étnico-raciais na educação infantil.Teaching for ethnic-racial relations in early childhood education.Educação infantilRelações étnico- raciaisEnsino infantilConcepção de professores- relações étnico-raciaisChild educationEthnic-racial relationsKindergartenTeachers' conception - ethnic-racial relationsEducação.A presente pesquisa procura contribuir para o entendimento da importância em se trabalhar com as relações étnico-raciais tendo como objeto de estudo o ensino para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Visa-se analisar como tem sido implementado o ensino para as relações étnico-raciais na Educação Infantil bem como os conteúdos que poderiam ser trabalhados para a efetivação dessas relações. Para tanto a investigação respaldou-se em alguns teóricos como, por exemplo, Kabenguele Munanga (2004), Eliane Cavalleiro (2010), Clóvis Moura (1988). Dentre outros que fomentarão as discussões a respeito das relações étnico-raciais na Educação Infantil. Para delimitar a discussão sobre a análise referente à Educação para as relações étnico-raciais a pesquisa substanciou-se nos seguintes objetivos: Caracterizar as concepções dos professores da educação infantil acerca das relações étnico-raciais e suas imbricações nos processos formativos na Educação Infantil; Identificar os elementos de planejamentos e conteúdos relacionados à educação para as práticas étnico-raciais desenvolvidas na educação infantil; Verificar se há situações de preconceito e eventualmente como estão sendo trabalhadas essas questões no cotidiano da sala de aula. O foco principal da pesquisa é mostrar a concepção de diferentes professores sobre a mesma temática, para tanto foram tecidas algumas indagações a esses professores por meio de uma entrevista semi estruturada que deram base às discussões apontadas no decorrer desse trabalho como, por exemplo, a concepção deles sobre Educação Infantil, o que entendem por relação étnico-racial, como a escola tem valorizado a cultura afro-brasileira dentre outras. A forma como os alunos lidam com essas questões também foi analisada neste trabalho juntamente com o que é feito nos casos de não aceitação e ou estranhamento com o enfoque de tal temática. Por meio das análises foi possível perceber que ainda é necessário fomentar o debate sobre o ensino das relações étnico-raciais tendo em vista mostrar que a discussão a respeito das relações étnico-raciais é o ponto chave para a diminuição e até mesmo eliminação das desigualdades sejam elas sociais, raciais, culturais, ou ideológicas. A abordagem metodológica usada na pesquisa foi a qualitativa com entrevista semi-estruturada constituída por dez questões. Os entrevistados foram seis professores da Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Bom Jesus-PB .This production seeks to contribute to the understanding of the importance of working with the ethnic-racial relations already in childhood, having as its object of study the teaching to the ethnic-racial relations in early childhood education and, as overall goal, analyze how it has been implemented the teaching to the ethnic-racial relations in early childhood education.Therefore, research has basis in some theorists such as KabengueleMunanga (2004), ElianeCavalleiro (2010), Clovis Moura (1988), among others who encouraged discussions about the ethnic-racial relations that were detailed to Early Childhood Education. To delimit the discussion of the analysis regarding the Education for Ethnic and Race Relations research outlined in the following specific objectives: To characterize the conceptions of early childhood education teachers about the Racial-Ethnic Relations and its overlapping in the formative processes in the childhood education, in the early years; Identify the planning elements and content related to education for Racial-Ethnic practices developed in early childhood education; Check for situations of prejudice and eventually as they are being worked on these issues everyday in the classroom.This, on the basis of the processes of human development, understood here, the Early Childhood Education. From this scope were woven proceduralizing search through a semi-structured interview, bibliographic research and qualitative approach of investigation.Respondents were six teachers of Early Childhood Education an important municipal school in the city of Bom Jesus-PB. As the main results this study came to the conclusion that it is still necessary to foster debate on the teaching of ethnic-racial relations more systematically, both in school systems and in the schools themselves, in order to show that the discussion about the relationship ethnic-racial is the key to reducing and even overcoming inequalities be they social, racial, cultural, or ideological that impede the humanization process and possible construction of a world with better foundations for social justice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502CUNHA, Ane Cristine Hermínio.SANTOS, Risomar Alves dos.SILVA, Jociara Rejane da.20162021-07-12T12:48:11Z2021-07-122021-07-12T12:48:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19976SILVA, Jociara Rejane da. 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