Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
Resumo: | O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação. |
id |
UFCG_4528fdeec42d29c84e079d5b8985e557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24974 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.CAMPELO, C. E. C.http://lattes.cnpq.br/2042247762832979MARINHO, Leandro Balby.MARINHO, L. B.MASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.FERNANDES, E. K. L.http://lattes.cnpq.br/2429741118622160FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação.The CRM software (Customer Relationship Management) manages many types of processes, such as graphic editing, after-sales, customer service, and customer prospecting among others. However, it has been noticed that marketing agencies also operates in software projects. Ideally, software projects should be managed in an agile way through consolidated methodologies in software engineering like SCRUM and XP using specialized software. But deal with two or more software to meet minor demands is laborious for agencies that have been using CRMs for years. Therefore, the main goal of this paper is to propose a strategy for adapting the use of CRM to add the concepts of agile methodologies in software projects and evaluate the gains obtained. In this sense, a survey of the main CRM software in the market was made; an case study was conducted in a marketing agency during a real e-commerce implementation project; and the proposed strategy was evaluated through an opinion survey with the study participants noting that the successful delivery of the project was directly influenced by the gains with the adaptation of the use of the CRM software in the implementation phase.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-04-29T17:34:56Z No. of bitstreams: 1 EDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2499526 bytes, checksum: 3b38957d6122c0a9764445e3738169a9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-29T17:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2499526 bytes, checksum: 3b38957d6122c0a9764445e3738169a9 (MD5)Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEICiência da ComputaçãoSoftware CRMProjetos de softwareMétodos ágeis - softwareEstudo de casoFerramenta CRMCostumer Relationship Management - CRMSoftware projectsAgile methods - softwareCase studyCRM toolAdaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.Adapting the use of CRM for software projects using agile methods2021-10-202022-04-29T17:34:56Z2022-04-292022-04-29T17:34:56Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALEDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfEDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfapplication/pdf2499526http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/1/EDDIE+KALEB+LOPES+FERNANDES+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdf3b38957d6122c0a9764445e3738169a9MD51riufcg/249742022-04-29 14:42:56.738oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-29T17:42:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Adapting the use of CRM for software projects using agile methods |
title |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
spellingShingle |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Ciência da Computação Software CRM Projetos de software Métodos ágeis - software Estudo de caso Ferramenta CRM Costumer Relationship Management - CRM Software projects Agile methods - software Case study CRM tool |
title_short |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
title_full |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
title_fullStr |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
title_full_unstemmed |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
title_sort |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
author |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. |
author_facet |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CAMPELO, C. E. C. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARINHO, Leandro Balby. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
MARINHO, L. B. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MASSONI, Tiago Lima. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
MASSONI, T. L. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
FERNANDES, E. K. L. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2429741118622160 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. |
contributor_str_mv |
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans. MARINHO, Leandro Balby. MASSONI, Tiago Lima. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
topic |
Ciência da Computação Software CRM Projetos de software Métodos ágeis - software Estudo de caso Ferramenta CRM Costumer Relationship Management - CRM Software projects Agile methods - software Case study CRM tool |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software CRM Projetos de software Métodos ágeis - software Estudo de caso Ferramenta CRM Costumer Relationship Management - CRM Software projects Agile methods - software Case study CRM tool |
description |
O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T17:34:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-29 2022-04-29T17:34:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/1/EDDIE+KALEB+LOPES+FERNANDES+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3b38957d6122c0a9764445e3738169a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1797044433181474816 |