Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
Resumo: O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação.
id UFCG_4528fdeec42d29c84e079d5b8985e557
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24974
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.CAMPELO, C. E. C.http://lattes.cnpq.br/2042247762832979MARINHO, Leandro Balby.MARINHO, L. B.MASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.FERNANDES, E. K. L.http://lattes.cnpq.br/2429741118622160FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação.The CRM software (Customer Relationship Management) manages many types of processes, such as graphic editing, after-sales, customer service, and customer prospecting among others. However, it has been noticed that marketing agencies also operates in software projects. Ideally, software projects should be managed in an agile way through consolidated methodologies in software engineering like SCRUM and XP using specialized software. But deal with two or more software to meet minor demands is laborious for agencies that have been using CRMs for years. Therefore, the main goal of this paper is to propose a strategy for adapting the use of CRM to add the concepts of agile methodologies in software projects and evaluate the gains obtained. In this sense, a survey of the main CRM software in the market was made; an case study was conducted in a marketing agency during a real e-commerce implementation project; and the proposed strategy was evaluated through an opinion survey with the study participants noting that the successful delivery of the project was directly influenced by the gains with the adaptation of the use of the CRM software in the implementation phase.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-04-29T17:34:56Z No. of bitstreams: 1 EDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2499526 bytes, checksum: 3b38957d6122c0a9764445e3738169a9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-29T17:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf: 2499526 bytes, checksum: 3b38957d6122c0a9764445e3738169a9 (MD5)Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEICiência da ComputaçãoSoftware CRMProjetos de softwareMétodos ágeis - softwareEstudo de casoFerramenta CRMCostumer Relationship Management - CRMSoftware projectsAgile methods - softwareCase studyCRM toolAdaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.Adapting the use of CRM for software projects using agile methods2021-10-202022-04-29T17:34:56Z2022-04-292022-04-29T17:34:56Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALEDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfEDDIE KALEB LOPES FERNANDES - TCC ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdfapplication/pdf2499526http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/1/EDDIE+KALEB+LOPES+FERNANDES+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdf3b38957d6122c0a9764445e3738169a9MD51riufcg/249742022-04-29 14:42:56.738oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-29T17:42:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adapting the use of CRM for software projects using agile methods
title Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
spellingShingle Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.
Ciência da Computação
Software CRM
Projetos de software
Métodos ágeis - software
Estudo de caso
Ferramenta CRM
Costumer Relationship Management - CRM
Software projects
Agile methods - software
Case study
CRM tool
title_short Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
title_full Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
title_fullStr Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
title_full_unstemmed Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
title_sort Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis.
author FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.
author_facet FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CAMPELO, C. E. C.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2042247762832979
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv MARINHO, L. B.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MASSONI, T. L.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv FERNANDES, E. K. L.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2429741118622160
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes.
contributor_str_mv CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
MARINHO, Leandro Balby.
MASSONI, Tiago Lima.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
topic Ciência da Computação
Software CRM
Projetos de software
Métodos ágeis - software
Estudo de caso
Ferramenta CRM
Costumer Relationship Management - CRM
Software projects
Agile methods - software
Case study
CRM tool
dc.subject.por.fl_str_mv Software CRM
Projetos de software
Métodos ágeis - software
Estudo de caso
Ferramenta CRM
Costumer Relationship Management - CRM
Software projects
Agile methods - software
Case study
CRM tool
description O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T17:34:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-29
2022-04-29T17:34:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
identifier_str_mv FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/24974/1/EDDIE+KALEB+LOPES+FERNANDES+-+TCC+ARTIGO+CI%C3%8ANCIA+DA+COMPUTA%C3%87%C3%83O+2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3b38957d6122c0a9764445e3738169a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044433181474816