Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. |
Data de Publicação: |
2021 |
Tipo de documento: |
Trabalho de conclusão de curso
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974
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Resumo: |
O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica, pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto, tem-se notado que agências de marketing também atuam em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas para atender demandas menores é laborioso e problemático para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação. |