Análise das atividades experimentais presentes nos livros didáticos de química do PNLEM 2015 para o conteúdo de cinética química.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Josivaldo Dos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7428
Resumo: Os benefícios do uso de atividades experimentais no ensino das ciências, especialmente da Química, já foram investigados por vários pesquisadores e existem várias publicações a respeito de sua potencialidade na construção do conhecimento químico. Tais atividades têm papel fundamental, principalmente se forem desenvolvidas numa perspectiva problematizadora e investigativa, possibilitando ao aluno enfrentar e resolver situações-problema e ajudando a romper com o modelo empirista indutivista ainda muito empregado na execução das práticas. Neste contexto, tem se percebido que alguns livros didáticos passaram a adotar cada vez mais a utilização de propostas experimentais, com o objetivo de melhorar a compreensão e assimilação dos conceitos químicos. No entanto, pesquisas enfatizam que a abordagem empregada em muitos roteiros, tem sido baseada dentro do modelo empirista indutivista, não colaborando efetivamente para se desenvolver um ensino de Química construtivista. Pensando nestas questões, o objetivo deste trabalho foi analisar como os roteiros das atividades experimentais presentes nos livros didáticos de Química do PNLEM 2015 estão apresentados para o conteúdo de Cinética Química. Para as análises, foram utilizadas as obras aprovadas pelo PNLEM 2015. As análises se basearam no trabalho de Ataíde et al. (2009) e no de Silva et al. (2012), contemplando quatro categorias importantes: (a) viabilidade de realização das atividades; categoria (b) segurança na realização dos experimentos; categoria (c) rejeitos químicos e seu tratamento; e (d) tipo de concepção abordada ( empirista indutivista, sociocultural e construtivista). As atividades analisadas eram todas dotadas de descrição do procedimento de execução, incluindo a proposição de materiais alternativos em alguns casos, o que permite classificá-las como de fácil realização. Aquelas que apresentavam algum risco de realização traziam indicações de segurança. Já aquelas em que foi identificada a produção de rejeitos, se apresentaram com indicações de destinação correta, demonstrando preocupação com essa questão. A maior parte das atividades analisadas apresentou a concepção construtivista e sociocultural, com ausência de questões que pudessem levantar as concepções prévias dos estudantes, se aproximando das discussões enfatizadas pelas pesquisas em Ensino de Química que tratam sobre o tema investigado.
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Tais atividades têm papel fundamental, principalmente se forem desenvolvidas numa perspectiva problematizadora e investigativa, possibilitando ao aluno enfrentar e resolver situações-problema e ajudando a romper com o modelo empirista indutivista ainda muito empregado na execução das práticas. Neste contexto, tem se percebido que alguns livros didáticos passaram a adotar cada vez mais a utilização de propostas experimentais, com o objetivo de melhorar a compreensão e assimilação dos conceitos químicos. No entanto, pesquisas enfatizam que a abordagem empregada em muitos roteiros, tem sido baseada dentro do modelo empirista indutivista, não colaborando efetivamente para se desenvolver um ensino de Química construtivista. Pensando nestas questões, o objetivo deste trabalho foi analisar como os roteiros das atividades experimentais presentes nos livros didáticos de Química do PNLEM 2015 estão apresentados para o conteúdo de Cinética Química. Para as análises, foram utilizadas as obras aprovadas pelo PNLEM 2015. As análises se basearam no trabalho de Ataíde et al. (2009) e no de Silva et al. (2012), contemplando quatro categorias importantes: (a) viabilidade de realização das atividades; categoria (b) segurança na realização dos experimentos; categoria (c) rejeitos químicos e seu tratamento; e (d) tipo de concepção abordada ( empirista indutivista, sociocultural e construtivista). As atividades analisadas eram todas dotadas de descrição do procedimento de execução, incluindo a proposição de materiais alternativos em alguns casos, o que permite classificá-las como de fácil realização. Aquelas que apresentavam algum risco de realização traziam indicações de segurança. Já aquelas em que foi identificada a produção de rejeitos, se apresentaram com indicações de destinação correta, demonstrando preocupação com essa questão. A maior parte das atividades analisadas apresentou a concepção construtivista e sociocultural, com ausência de questões que pudessem levantar as concepções prévias dos estudantes, se aproximando das discussões enfatizadas pelas pesquisas em Ensino de Química que tratam sobre o tema investigado.The benefits of using experimental activities in science teaching, especially in chemistry, have already been investigated by several researchers and there are several publications regarding its potential in the construction of chemical knowledge. These activities have a fundamental role, especially if they are developed in a problematic and investigative perspective, enabling the student to confront and solve problem situations and helping to break with the empiricist model of inductivist still very much used in the execution of the practices. In this context, it has been noticed that some textbooks have started to adopt more and more the use of experimental proposals, with the aim of improving the understanding and assimilation of the chemical concepts. However, researches emphasize that the approach employed in many scripts has been based on the empiricist model inductivist, not collaborating effectively to develop a teaching of Constructivist chemistry. Thinking about these questions, the objective of this work was to analyze how the scripts of the experimental activities present in the textbooks of Chemistry of PNLEM 2015 are presented for the content of Chemical Kinetics. For the analyzes, the works approved by PNLEM 2015 were used. The analyzes were based on the work of Ataíde et al. (2009) and Silva et al. (2012), considering four important categories: (a) feasibility of carrying out the activities; Category (b) safety in the performance of the experiments; Category (c) chemical wastes and their treatment; And (d) type of conception addressed (empiricist indutivist, sociocultural and constructivist). The activities analyzed were all endowed with description of the execution procedure, including the proposition of alternative materials in some cases, which allows to classify them as easy to perform. Those that presented some risk of realization brought safety instructions. Already those in which the production of tailings was identified, presented with indications of correct destination, demonstrating concern with this issue. Most of the analyzed activities presented the constructivist and sociocultural conception, with absence of questions that could raise the students' previous conceptions, approaching the discussions emphasized by the researches in Teaching of Chemistry that deal with the researched topic.Los beneficios de utilizar actividades experimentales en la enseñanza de las ciencias, especialmente de la Química, ya han sido investigados por varios investigadores y existen varias publicaciones sobre su potencial en la construcción del conocimiento químico. Tales actividades tienen un papel fundamental, sobre todo si se desarrollan en una perspectiva problematizadora e investigativa, permitiendo al estudiante enfrentar y resolver situaciones problema y contribuyendo a romper con el modelo empirista inductivista aún muy utilizado en la ejecución de las prácticas. En este contexto, se ha percibido que algunos libros de texto han adoptado cada vez más el uso de propuestas experimentales, con el fin de mejorar la comprensión y asimilación de los conceptos químicos. Sin embargo, la investigación destaca que el enfoque utilizado en muchos guiones se ha basado en el modelo empirista inductivista, no colaborando efectivamente para desarrollar una enseñanza de la química constructivista. Pensando en estas cuestiones, el objetivo de este trabajo fue analizar cómo se presentan los guiones de las actividades experimentales presentes en los libros de texto de Química del PNLEM 2015 para el contenido de Cinética Química. Para los análisis se utilizaron trabajos aprobados por el PNLEM 2015. Los análisis se basaron en el trabajo de Ataíde et al. (2009) y en Silva et al. (2012), cubriendo cuatro categorías importantes: (a) factibilidad de llevar a cabo las actividades; categoría (b) seguridad en la realización de los experimentos; categoría (c) desechos químicos y su tratamiento; y (d) tipo de concepción abordada (empirista, inductivista, sociocultural y constructivista). Las actividades analizadas fueron todas dotadas de una descripción del procedimiento de ejecución, incluyendo la proposición de materiales alternativos en algunos casos, lo que permite clasificarlas como fáciles de realizar. Las que presentaban algún riesgo de realización traían indicaciones de seguridad. Por otro lado, aquellos en los que se identificó la producción de relaves, se presentaron con indicaciones de destino correcto, mostrando preocupación por este tema. La mayoría de las actividades analizadas presentaron la concepción constructivista y sociocultural, con ausencia de preguntas que pudieran suscitar las concepciones previas de los estudiantes, acercándose a las discusiones enfatizadas por las investigaciones en Enseñanza de la Química que tratan el tema investigado.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Thiago Pereira da.SANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, Josivaldo Dos.2017-08-172019-09-27T15:25:32Z2019-09-272019-09-27T15:25:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7428SANTOS, Josivaldo dos. Análise das atividades experimentais presentes nos livros didáticos de química do PNLEM 2015 para o conteúdo de cinética química. 2017. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-26T18:55:50Zoai:localhost:riufcg/7428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-26T18:55:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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