Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Edna Vieira de.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933
Resumo: A leitura e escrita constituem atividades fundamentais para o alcance de uma prática pedagógica eficiente, processo necessário de transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como conhecimentos técnicos e científicos da escola. Isto porque a leitura e a escrita representam um dos meios mais importantes na aquisição de saberes e um dos instrumentos básicos para todo o sistema educativo, muitas vezes, a leitura não possui um espaço diário na vida das pessoas, a escola precisa ensinar o aluno a ler, a escrever e expressar-se oralmente em todas as situações em que o aluno se encontra, sendo assim essencial para a transmissão da cidadania. As práticas de leitura devem se fazer presente no cotidiano na escola e na vida dos alunos, a linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre aqueles que os alunos necessitam se apropriar para poder aprender ler o mundo e todo o conhecimento que nele produz e se produz. O interesse por esse tema surgiu a partir da importância que essas práticas exercem na vida do aluno e por acreditar que teremos pessoas mais conscientes e questionadoras. A escola deve formar leitores e produtores de texto com mais frequência, através de atividades variadas no espaço escolar. Assim, dada à necessidade da leitura como prática essencial para a vida do educando e a sua real finalidade para o exercício do processo ensino-aprendizagem, nos sentimos motivados a trabalhar essa temática oportunizando discussões para um melhor aprimoramento de atividades direcionadas a efetivação desse processo na sala de aula.
id UFCG_460206cbdac28dac2bd0f27b7db7cb50
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12933
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.Reading and writing: an essential practice in the formation of critical citizens.LeituraEscritaReadingWritingEducação.A leitura e escrita constituem atividades fundamentais para o alcance de uma prática pedagógica eficiente, processo necessário de transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como conhecimentos técnicos e científicos da escola. Isto porque a leitura e a escrita representam um dos meios mais importantes na aquisição de saberes e um dos instrumentos básicos para todo o sistema educativo, muitas vezes, a leitura não possui um espaço diário na vida das pessoas, a escola precisa ensinar o aluno a ler, a escrever e expressar-se oralmente em todas as situações em que o aluno se encontra, sendo assim essencial para a transmissão da cidadania. As práticas de leitura devem se fazer presente no cotidiano na escola e na vida dos alunos, a linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre aqueles que os alunos necessitam se apropriar para poder aprender ler o mundo e todo o conhecimento que nele produz e se produz. O interesse por esse tema surgiu a partir da importância que essas práticas exercem na vida do aluno e por acreditar que teremos pessoas mais conscientes e questionadoras. A escola deve formar leitores e produtores de texto com mais frequência, através de atividades variadas no espaço escolar. Assim, dada à necessidade da leitura como prática essencial para a vida do educando e a sua real finalidade para o exercício do processo ensino-aprendizagem, nos sentimos motivados a trabalhar essa temática oportunizando discussões para um melhor aprimoramento de atividades direcionadas a efetivação desse processo na sala de aula.Reading and writing are fundamental activities to achieve an efficient pedagogical practice, a necessary process of transmission, expression and fixation of a culture, as well as technical and scientific knowledge of the school. This is because reading and writing represent one of the most important means of acquiring knowledge and one of the basic instruments for the entire educational system, often, reading does not have a daily space in people's lives, the school needs to teach the student how to read, write and express themselves orally in all situations in which the student is, thus being essential for the transmission of citizenship. Reading practices must be present in everyday life at school and in students' lives, written language is the main learning tool among those that students need to appropriate in order to learn how to read the world and all the knowledge it produces and is produces. The interest in this theme arose from the importance that these practices have in the student's life and because we believe that we will have more conscious and questioning people. The school must train readers and text producers more often, through varied activities in the school space. Thus, given the need for reading as an essential practice for the life of the student and its real purpose for the exercise of the teaching-learning process, we feel motivated to work on this topic, providing discussions for a better improvement of activities aimed at the realization of this process in classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SOUSA, Edna Vieira de.20052020-06-09T21:28:06Z2020-06-092020-06-09T21:28:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933SOUSA, Edna Vieira de. Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:47:32Zoai:localhost:riufcg/12933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:47:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
Reading and writing: an essential practice in the formation of critical citizens.
title Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
spellingShingle Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
SOUSA, Edna Vieira de.
Leitura
Escrita
Reading
Writing
Educação.
title_short Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
title_full Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
title_fullStr Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
title_full_unstemmed Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
title_sort Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.
author SOUSA, Edna Vieira de.
author_facet SOUSA, Edna Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Edna Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Reading
Writing
Educação.
topic Leitura
Escrita
Reading
Writing
Educação.
description A leitura e escrita constituem atividades fundamentais para o alcance de uma prática pedagógica eficiente, processo necessário de transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como conhecimentos técnicos e científicos da escola. Isto porque a leitura e a escrita representam um dos meios mais importantes na aquisição de saberes e um dos instrumentos básicos para todo o sistema educativo, muitas vezes, a leitura não possui um espaço diário na vida das pessoas, a escola precisa ensinar o aluno a ler, a escrever e expressar-se oralmente em todas as situações em que o aluno se encontra, sendo assim essencial para a transmissão da cidadania. As práticas de leitura devem se fazer presente no cotidiano na escola e na vida dos alunos, a linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre aqueles que os alunos necessitam se apropriar para poder aprender ler o mundo e todo o conhecimento que nele produz e se produz. O interesse por esse tema surgiu a partir da importância que essas práticas exercem na vida do aluno e por acreditar que teremos pessoas mais conscientes e questionadoras. A escola deve formar leitores e produtores de texto com mais frequência, através de atividades variadas no espaço escolar. Assim, dada à necessidade da leitura como prática essencial para a vida do educando e a sua real finalidade para o exercício do processo ensino-aprendizagem, nos sentimos motivados a trabalhar essa temática oportunizando discussões para um melhor aprimoramento de atividades direcionadas a efetivação desse processo na sala de aula.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-09T21:28:06Z
2020-06-09
2020-06-09T21:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933
SOUSA, Edna Vieira de. Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933
identifier_str_mv SOUSA, Edna Vieira de. Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444415541248