Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Maria do Socorro.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SANTOS, Márcia Estrela dos.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
Resumo: De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.
id UFCG_1fdfe54fbd995c1afece945d7db9910e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12992
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.Challenges in the practice of reading and writing in the early grades.Ensino de escrita e leituraEscrita e leituraPrática de leituraPrática de escritaLeitura e escrita - séries iniciaisTeaching writing and readingWriting and readingReading practiceWriting practiceReading and writing - initial seriesEducação.De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.According to the reality of the Special Education Center “Geny Ferreira” -CEEIGEF - located in the city of Sousa-PB, it was possible to notice that there are numerous difficulties regarding reading and writing, mainly in the initial series. This finding was the starting point for our study, and from there, we formulated it as a central question. Why do teachers find it difficult to work on reading and writing in the early grades of elementary school, despite the fact that the children arrive at school with their own interpretation of the written signs? We seek to identify and analyze in more depth the difficulties encountered by teachers in the process of teaching reading and writing at CEEIGEF, we perceive some causes that cause the difficulties that teachers face in relation to teaching reading and writing, we also try to verify if the teachers have habits of reading and writing and what they think about reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antônia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599ABRANTES, Maria do Socorro.SANTOS, Márcia Estrela dos.20052020-06-25T17:06:07Z2020-06-252020-06-25T17:06:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:45:22Zoai:localhost:riufcg/12992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:45:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
Challenges in the practice of reading and writing in the early grades.
title Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
spellingShingle Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
ABRANTES, Maria do Socorro.
Ensino de escrita e leitura
Escrita e leitura
Prática de leitura
Prática de escrita
Leitura e escrita - séries iniciais
Teaching writing and reading
Writing and reading
Reading practice
Writing practice
Reading and writing - initial series
Educação.
title_short Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_full Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_fullStr Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_full_unstemmed Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_sort Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
author ABRANTES, Maria do Socorro.
author_facet ABRANTES, Maria do Socorro.
SANTOS, Márcia Estrela dos.
author_role author
author2 SANTOS, Márcia Estrela dos.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv ABRANTES, Maria do Socorro.
SANTOS, Márcia Estrela dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de escrita e leitura
Escrita e leitura
Prática de leitura
Prática de escrita
Leitura e escrita - séries iniciais
Teaching writing and reading
Writing and reading
Reading practice
Writing practice
Reading and writing - initial series
Educação.
topic Ensino de escrita e leitura
Escrita e leitura
Prática de leitura
Prática de escrita
Leitura e escrita - séries iniciais
Teaching writing and reading
Writing and reading
Reading practice
Writing practice
Reading and writing - initial series
Educação.
description De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-25T17:06:07Z
2020-06-25
2020-06-25T17:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
identifier_str_mv ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444578070528