As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Rachel Dantas de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes em nosso dia a dia, de várias formas e em diferentes momentos. São tecnologias essenciais em determinados aspectos e que podem nos auxiliar em tarefas diárias, na comunicação e em vários âmbitos da sociedade inclusive no educacional. A escola na atualidade caminha para um novo modelo educacional, diferente dos que utilizavam os métodos tradicionais no ensino, modelo este, pautado no professor como mediador de conhecimento, que busca as melhores formas de ensinar e aprender, em virtude da educação de qualidade. Este trabalho tem como objetivo compreender como as Ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação (e-mail, grupo/lista de discussão e redes sociais) podem auxiliar os professores no processo de ensino- aprendizagem na rede pública de ensino da cidade de cachoeira dos Índios -PB. Partindo de um princípio mais geral, analisando como a tecnologia está inserida no contexto social, escolar, até o mais específico, concentrando-se no uso das ferramentas tecnológicas de comunicação pelos professores nas suas práticas docentes. Tendo o José Manuel Moran; a Vani Moreira Kenski e Sanmya Feitosa Tajra como os principais teóricos que servem de base para este trabalho. Do ponto de vista metodológico, quanto a natureza esta é aplicada, sendo exploratória quanto aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, tendo uma abordagem quali-quantitativa. E um questionário como instrumento de coleta de dados. Diante das respostas dos sujeitos, compreende-se que tais ferramentas são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, porém ainda há receio em utiliza-las, seja por falta de formação dos professores, por não ter incentivo da escola, dentre outros aspectos. Evidencia- se a necessidade de um equilíbrio, quando esse tipo de tecnologia é inserida no âmbito educacional, não é só utiliza-las de qualquer maneira, faz-se necessário uma intencionalidade pedagógica.
id UFCG_462a27abe1286f81d20e00350a5630f5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4270
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.The technological tools of information and communication to assist the teacher in the teaching-learning process in the city of Cachoeira dos Índios - PB.Tecnologia da informaçãoFerramentas tecnológicas de informaçãoEnsino-aprendizagem- ferramentasRedes sociaisInformation TechnologyInformation technology toolsTeaching-learning-toolsSocial networksEducação.As Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes em nosso dia a dia, de várias formas e em diferentes momentos. São tecnologias essenciais em determinados aspectos e que podem nos auxiliar em tarefas diárias, na comunicação e em vários âmbitos da sociedade inclusive no educacional. A escola na atualidade caminha para um novo modelo educacional, diferente dos que utilizavam os métodos tradicionais no ensino, modelo este, pautado no professor como mediador de conhecimento, que busca as melhores formas de ensinar e aprender, em virtude da educação de qualidade. Este trabalho tem como objetivo compreender como as Ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação (e-mail, grupo/lista de discussão e redes sociais) podem auxiliar os professores no processo de ensino- aprendizagem na rede pública de ensino da cidade de cachoeira dos Índios -PB. Partindo de um princípio mais geral, analisando como a tecnologia está inserida no contexto social, escolar, até o mais específico, concentrando-se no uso das ferramentas tecnológicas de comunicação pelos professores nas suas práticas docentes. Tendo o José Manuel Moran; a Vani Moreira Kenski e Sanmya Feitosa Tajra como os principais teóricos que servem de base para este trabalho. Do ponto de vista metodológico, quanto a natureza esta é aplicada, sendo exploratória quanto aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, tendo uma abordagem quali-quantitativa. E um questionário como instrumento de coleta de dados. Diante das respostas dos sujeitos, compreende-se que tais ferramentas são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, porém ainda há receio em utiliza-las, seja por falta de formação dos professores, por não ter incentivo da escola, dentre outros aspectos. Evidencia- se a necessidade de um equilíbrio, quando esse tipo de tecnologia é inserida no âmbito educacional, não é só utiliza-las de qualquer maneira, faz-se necessário uma intencionalidade pedagógica.The Information and Communication Technologies are present in our daily lives in many ways and at different moments. They are essential technologies in certain aspects and that can help us in everyday tasks, communication and in various areas of society including education. The school today is heading towards a new educational model, different from those that used traditional methods in teaching, this model, based on the teacher as a mediator of knowledge, seeking the best ways of teaching and learning, because of the quality of education. This work aims to understand how technological information and communication tools (email, groups/mailing list and social networks) can help teachers at the teaching-learning process in public schools in the city of Cachoeira dos Índios, Paraíba, Brazil. From a more general principle, analyzing how technology is embedded in social context, scholar context, to the more specific, focusing on the use of technological communication tools by teachers in their teaching practices. Having José Manuel Moran, Vani Moreira Kenski and Sanmya Feitosa Tajra as the main theorists used as bases of this work. From the methodological point of view, about the nature of this study it is applied, being exploratory as to the intended objectives. About the technical procedures, it is a bibliographic and field research, with a qualitative and quantitative approach, and a questionnaire as instrument to data collection. On the responses of the subjects, it is understood that such tools are relevant to the process of teaching and learning, but there is still fear to use them, either by low preparation of teachers, or for having no incentive from school, or other aspects. It is evident the need of a balance, when this type of technology is inserted in the educational field, not just using them anyway, it is necessary an educational intentionality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.JOCA, Alexandre Martins.SOUSA, Rachel Dantas de.2016-09-302019-06-11T22:31:13Z2019-06-112019-06-11T22:31:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270SOUSA, Rachel Dantas de. As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. 2016. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:45:56Zoai:localhost:riufcg/4270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:45:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
The technological tools of information and communication to assist the teacher in the teaching-learning process in the city of Cachoeira dos Índios - PB.
title As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
spellingShingle As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
SOUSA, Rachel Dantas de.
Tecnologia da informação
Ferramentas tecnológicas de informação
Ensino-aprendizagem- ferramentas
Redes sociais
Information Technology
Information technology tools
Teaching-learning-tools
Social networks
Educação.
title_short As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
title_full As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
title_fullStr As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
title_full_unstemmed As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
title_sort As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.
author SOUSA, Rachel Dantas de.
author_facet SOUSA, Rachel Dantas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Rachel Dantas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Ferramentas tecnológicas de informação
Ensino-aprendizagem- ferramentas
Redes sociais
Information Technology
Information technology tools
Teaching-learning-tools
Social networks
Educação.
topic Tecnologia da informação
Ferramentas tecnológicas de informação
Ensino-aprendizagem- ferramentas
Redes sociais
Information Technology
Information technology tools
Teaching-learning-tools
Social networks
Educação.
description As Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes em nosso dia a dia, de várias formas e em diferentes momentos. São tecnologias essenciais em determinados aspectos e que podem nos auxiliar em tarefas diárias, na comunicação e em vários âmbitos da sociedade inclusive no educacional. A escola na atualidade caminha para um novo modelo educacional, diferente dos que utilizavam os métodos tradicionais no ensino, modelo este, pautado no professor como mediador de conhecimento, que busca as melhores formas de ensinar e aprender, em virtude da educação de qualidade. Este trabalho tem como objetivo compreender como as Ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação (e-mail, grupo/lista de discussão e redes sociais) podem auxiliar os professores no processo de ensino- aprendizagem na rede pública de ensino da cidade de cachoeira dos Índios -PB. Partindo de um princípio mais geral, analisando como a tecnologia está inserida no contexto social, escolar, até o mais específico, concentrando-se no uso das ferramentas tecnológicas de comunicação pelos professores nas suas práticas docentes. Tendo o José Manuel Moran; a Vani Moreira Kenski e Sanmya Feitosa Tajra como os principais teóricos que servem de base para este trabalho. Do ponto de vista metodológico, quanto a natureza esta é aplicada, sendo exploratória quanto aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, tendo uma abordagem quali-quantitativa. E um questionário como instrumento de coleta de dados. Diante das respostas dos sujeitos, compreende-se que tais ferramentas são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, porém ainda há receio em utiliza-las, seja por falta de formação dos professores, por não ter incentivo da escola, dentre outros aspectos. Evidencia- se a necessidade de um equilíbrio, quando esse tipo de tecnologia é inserida no âmbito educacional, não é só utiliza-las de qualquer maneira, faz-se necessário uma intencionalidade pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
2019-06-11T22:31:13Z
2019-06-11
2019-06-11T22:31:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270
SOUSA, Rachel Dantas de. As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. 2016. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270
identifier_str_mv SOUSA, Rachel Dantas de. As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. 2016. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376678580224